aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Advertisements

LINGUAGEM: SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTOS
Vera Maria Pereira História da Arte
Análise de Imagem (Martine Joly)
INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
PINTURA MURAL.
Os elementos básicos da linguagem visual
É o processo pelo qual toma-se conhecimento do mundo externo.
Contextualizar Apreciar Práticar Clique nas palavras ou siga adiante.
Introdução aos Princípios e elementos de design
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
LUIZ CARLOS SOARES ESPECIALISTA EM ARTE CULTURA
construção da felicidade
Arte e representação.
REPRESENTAÇÃO – PERCEPÇÃO - LOCOMOÇÃO
7º ano 1º Bimestre.
Atribuição de significados
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Como ler uma imagem Análise da Imagem.
Pós-Graduação e Extensão.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
LEITURA DE IMAGENS.
ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR
SUGESTÃO DE ATIVIDADE O quadro que você irá observar retrata o encontro entre portugueses e indígenas no processo de “descobrimento” do Brasil. É a “Primeira.
Referencias Curriculares Nacionais
A forma Tudo que observamos tem uma FORMA: uma mesa, uma cadeira, um barco, etc. São formas diferentes umas das outras. Há FORMAS NATURAIS criadas pela.
As funções da linguagem
COMPOSIÇÃO & enquadramento
O QUE É ARTE?.
HISTÓRIA DA ARTE Professora Elane Albuquerque Macapá – AP, 2010
Lab. de Produção Gráfica e Imagem
TEORIA MUSICAL Iniciante
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
III Dimensões da ação humana e dos valores
UNIVERSIDADES ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA AUTORIZADA PELO DECRETO FEDERAL Nº DE Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 874/86 de
COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Metodologia do Ensino de Arte
Como fazer a leitura de obra de arte?
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Fotografia Publicitária II
A forma de imortalizar a inteligência humana
Irving Penn Trabalho realizado por: Cármen Monteiro 1º ano de fotografia;
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
“Um novo olhar sobre a ARTE”
Prof.ª CAROLINA GUMIERI
SENSAÇÕES/ IMPRESSÕES
Conceitos, Propostas e recursos metodológicos
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Leitura de imagem
Composição fotográfica III
Arteterapia Gestáltica
Composição com formas geométrica
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA EM CONTEXTO
O PAPEL DA ESCOLA NA FRUIÇÃO DOS UNIVERSOS CULTURAIS
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA EM CONTEXTO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Componente Curricular Arte
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
Educação Visual e Tecnológica Elementos Visuais da Forma
Transcrição da apresentação:

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Leitura de imagem

Como apreciar uma obra de arte? Não existe apenas um caminho para se apreciar ou interpretar uma obra de arte Num primeiro momento, uma obra de arte traz elementos como: surpresa, curiosidade e inovação Para iniciar a leitura de imagem, criar um momento de fruição, abrindo espaço para a interpretação intuitiva Explorar as características das imagens, relacionando a significação da forma e da composição às vivências, percepções e características estéticas da época em que a obra foi criada.

Como apreciar uma obra de arte? Existem algumas orientações básicas a serem observadas na apreciação de uma obra: Elementos básicos ou contextos formais Elementos secundários ou contextos intelectuais Elementos vivenciais

Como apreciar uma obra de arte? Elementos básicos ou contextos formais Recursos expressivos dão forma a uma imagem a linha a cor o volume a superfície São chamados de elementos básicos ou contextos formais

Como apreciar uma obra de arte? Elementos secundários ou contextos intelectuais Organizados em um determinado contexto, os elementos básicos adquirem um sentido compositivo que integra ritmo, equilíbrio e profundidade Tal disposição configura sensações como tranqüilidade, frio, calor, dramaticidade, e movimento Por esse motivo são chamados de elementos secundários ou contextos intelectuais.

Como apreciar uma obra de arte? Elementos vivenciais a localização no tempo histórico e no espaço, o tema, o motivo, os significados, a crítica e a estética são elementos vivenciais importantes que nos auxiliam na compreensão das entrelinhas e das mensagens implícitas na obra.

Como apreciar uma obra de arte? Ao apreciarmos uma imagem, esses aspectos interagem constantemente, porque ela é percebida, sentida e a significação de sua forma e da composição é relacionada às nossas vivências e percepções

Como apreciar uma obra de arte? Ao observar as entrelinhas, o artista e as características estéticas da época em que a obra foi criada, estamos realizando o diálogo com o mundo

Como apreciar uma obra de arte? Cinco olhares: Primeiro olhar: ver, ouvir, tocar Segundo olhar: perceber os elementos formais que predominam (cor, linha, textura) Terceiro olhar: perceber os elementos intelectuais que predominam – ritmo, equilíbrio

Como apreciar uma obra de arte? Cinco olhares: Quarto: perceber os elementos vivenciais que predominam (título, tema, contexto, vida do artista, localização no tempo histórico e no espaço) Quinto: a obra como um todo, construindo a sua interpretação inicial

F i m !