SÓCRATES: (HUMANISMO, UNIVERSALISMO E DOGMATISMO) A posição fundamental de Sócrates na história da filosofia torna-se mais clara mediante sua comparação com os sofistas. Ele participou da sua abordagem humanística, mas não estava interessado no sucesso mundano ou no aperfeiçoamento político. A exemplo deles, Sócrates acreditava firmemente na educação, mas estava também convencido de que a única forma válida de educação era a auto-educação. Os sofistas escreveram manuais, mas Sócrates nada escreveu. Ele não pretendia ter quaisquer doutrinas especiais a transmitir, mas postulou por uma atitude nova e crítica na vida.
HUMANISMO E FILOSOFIA MORAL: Sentiu-se obrigado a fazer uma tentativa sistemática para levar as pessoas a perceberem suas próprias concepções erradas e crenças falsas sobre as coisas mais importantes da vida (Levar as pessoas a pensar sobre as essência das virtudes, dos valores.
BASE DA FILOSOFIA SOCRÁTICA: A maneira de filosofar de Sócrates era uma forma de confrontação intelectual e moral, uma exortação constante para preocupar-se com a verdade e melhorar a alma. Seu método era o de conversação e seu primeiro objetivo era a refutação do erro (Ironia). Depois disso, ele podia trabalhar no sentido de instilar um senso verdadeiro de valores nos ouvintes (Maiêutica).
O MÉTODO SOCRÁTICO *Ironia: primeiro passo, exortação, contestação, procurava evidenciar as contradições e os novos problemas que surgiam a cada resposta. Caráter purificador, liberta das opiniões correntes. * Maiêutica: segundo passo, jogo de perguntas e respostas coordenadas que possibilita ao interlocutor encontrar por si mesmo a definição de uma coisa, da justiça, por exemplo.
FUNDAMENTO DA ÉTICA SOCRÁTICA: Ninguém faz o mal voluntariamente, virtude é conhecimento. Sócrates estava convencido de que em última análise a "virtude" ou "excelência" de um ser humano depende da posse por sua alma do "conhecimento", que para ele quer dizer "discernimento racional" dos princípios de conduta.
POSIÇÃO DE SÓCRATES NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO Ele foi em grande parte responsável pela transformação do problema da conduta no tema central do pensamento grego, e depois dele a ética sempre manteve uma posição dominante nas várias escolas filosóficas. De Sócrates em diante, um novo tom faz-se ouvir na história da ética e da educação: o tom da importância da vida interior, da cultura espiritual.