NEMA E AS NORMAS DE DISJUNTORES Rio de Janeiro, 11 de outubro de 2005

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Advertisements

José Augusto A. K. Pinto de Abreu Guia de Boas Práticas da Regulamentação proposta de temas e processo de desenvolvimento.
GGTPS- Gerência Geral de Tecnologia de Produtos de Uso em Saúde
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
APLICAÇÕES EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Sistemas de Gestão Integrada
TIPOS & ESQUEMAS DE ATERRAMENTO
NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
Estágio Supervisionado IX
Gás LP e seus usos finais Uma Proposta de Visão Estratégica
Ações do GTESC (Grupo Técnico de Estudos de Segurança de Contratadas)
RUP: Fluxo de Análise e Projeto
Boas Práticas Clínicas Monitoramento do Estudo
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
Endereço: Rua Tatuapé, 149 – Chácara Marco – Barueri – SP Fone/Fax: (11) | |
Alexandre G. Lages Cristiano C. A. Soares Thiago C. Nascimento
Auditoria da Qualidade
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
ATIVIDADES DO RCE TESTEMUNHO DOS ENSAIOS EM VÔO Introdução Procedimentos Específicos para Ensaios em Vôo de Homologação Credenciamento de RCE Funções Típicas.
Calços de Segurança.
PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL
Prof. Alexandre Vasconcelos
GENICES SISTEMA DE ROTULAGEM AMBIENTAL COORDENADO INTERNACIONALMENTE Guy Ladvocat – Fevereiro de 2010.
A Programação de Intervenções na CEMIG Baseada em Análise de Risco.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
PLANO DE CONTINGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - PLANCON Civil
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
Instrutor: Objetivos:.
CONECTA ELETRICIDADE Soluções de painéis e quadros de distribuição BT Norma IEC TTA / PTTA As Normas vigentes e conceito TTA.
A INTEGRAÇÃO DO SESMT COM A ENGENHARIA CIVIL NA ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES VISANDO REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA EXECUTADAS EM DIFERENÇA.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
CONTROLE DE DOCUMENTOS ABNT NBR ISO/IEC
ORGANIZAÇÃO NBR ISO/IEC – 4.1 INMETRO NIT DICLA 083/rev
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Garantia da Qualidade de resultados de ensaio e calibração NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
Manuseio de itens de Ensaio e Calibração NBR ISO/IEC 17025:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Amostragem NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
Prevenção e Riscos Segurança do Trabalho
Teste.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA NBC TA 230
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS
DIMENSIONAMENTO DE CIRCUITOS
Qualidade Total Ana Neri Keila da C. Rodrigues.
Normas ISO ISO – Projeto centrado no usuário
Projeto de Edificações
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Apresentação A atualização da legislação brasileira referente à prevenção de acidentes do trabalho é uma das ferramentas à disposição de trabalhadores.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Ensaio de curto-circuito e circuito aberto
PLUGUES E TOMADAS ELÉTRICAS
III SEMINÁRIO CATARINENSE DE MANUTENÇÃO ENTENDENDO A NOVA NR 10
“Redução das Variedades de Materiais Elétricos para Uso em Áreas Classificadas.” “Maria Elizabeth Silva Guimarães” “Técnica de Manutenção II” “MATERIAIS/RECP/CLF”
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
ISO A ISO é uma evolução das série de normas ISO/IEC 9126 e e tem com objetivo principal fornecer uma visão geral do produto de software.
Apresentação MI OMEGA Engenharia w w w . m i o m e g a . c o m . b r.
Tópicos Avançados de Contabilidade
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
Nit-Dicla-057: Critérios para Acreditação da Amostragem de Águas e Matrizes Ambientais Victor Pavlov Miranda Gestor de Acreditação.
4.4 Implementação e Operação
Engenharia de Produtos
1 2Gerência do Processo de Normalização Normalização Atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais,
Regulamentação em Medicina Nuclear no Brasil
Normas e Simbologia PEA
Introdução à Segurança com Eletricidade
O CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Transcrição da apresentação:

NEMA E AS NORMAS DE DISJUNTORES Rio de Janeiro, 11 de outubro de 2005 Eng. Hilton Moreno NEMA - www.nema.org Rio de Janeiro, 11 de outubro de 2005

National Electrical Manufacturers Association Formada em 1926 Presença nos EUA, Brasil, México e China Associação aberta aos fabricantes de produtos elétricos (geração, transmissão, distribuição, controle e uso final) Atividades de normalização e de entidade de classe 400 empresas associadas que faturaram US$ 120 bilhões em 2004 8 Divisões Industriais; 56 Seções de Produtos

Seção da NEMA de Disjuntores - Membros: ABB Eaton GE Milbank Moeller Siemens Square D

NEMA & IEC Frank Kitzantides: VP da NEMA e VP da IEC NEMA exerce 6 Secretarias Técnicas NEMA participa em 130 normas NEMA participa do IEC TC 23/SC 23E - Circuit-Breakers and Similar Equipment for Household Use (Chairman: Michel Dell’Ova - DOMERGIE - FR / Secretário: Giovanni Cassinelli - Bticino - IT)

UL 489 1a. Edição: 1940 10a. Edição (em vigor): 2004 NEMA AB1 1999: AB1 incorpora UL489 2002 (em vigor): AB1 é revisada para harmonizar no NAFTA

UL489/NEMA AB1 1.3 até e inclusive 600 V / até inclusive 6000 A. 1.4 dispositivos para instalação no interior de invólucros ou painéis

UL489/NEMA AB1 Requisitos baseados em sólidos princípios de engenharia, pesquisa, registros de ensaios e experiência de campo. Considera os problemas de fabricação, instalação e uso obtidos a partir de consultas e informações junto a fabricantes, usuários, autoridades responsáveis por inspeções e outras fontes experientes especializadas. Requisitos submetidos a revisão quando a experiência e investigações mostram que alterações são necessárias ou desejáveis.

http://www.cpsc.gov/library/neiss.html

UL489/NEMA AB1 NBR 5361

UL489/NEMA AB1 - Construção Um disjuntor particularmente projetado para uso em painéis e similares deverá ser avaliado considerando-se esta aplicação ...

UL489/NEMA AB1 - Ensaios 7.1.1.1 Amostras submetidas a seqüências de testes X, Y, Z. Programa da NBR 5361 é muito similar ao da UL489/NEMA AB1

UL489/NEMA AB1 Disjuntores limitadores de corrente Para os disjuntores limitadores de corrente são feitas referências diretas à característica I2t dos disjuntores

CONSIDERAÇÕES FINAIS As diferenças existentes nos procedimentos e valores de ensaios entre as normas NEMA AB1/ UL489 e IEC 60898 tornam o processo de harmonização entre estas normas complexo e demorado, embora ambas busquem o mesmo objetivo de garantir a segurança e correta operação do produto. Desta forma, ambas as normas (NEMA AB1/ UL489 e IEC 60898 ) devem coexistir enquanto suas diferenças não forem harmonizadas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A experiência e as estatísticas acumuladas há décadas em relação à instalação e desempenho dos disjuntores fabricados e ensaiados conforme as normas NEMA AB1/UL489 asseguram que tais normas são totalmente adequadas para garantir a segurança do produto e do usuário nas condições indicadas de instalação e operação do produto. Tão importante quanto existirem normas e procedimentos de avaliação de conformidade de produtos, é a avaliação compulsória das instalações elétricas que irá garantir que o produto, independentemente de sua norma, seja corretamente dimensionado, selecionado, instalado e opere de modo adequado e seguro.