Modelos Teóricos Discretos de Probabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3.
Advertisements

Variáveis Aleatórias Uma variável aleatória associa um número real a cada resultado de um experimento aleatório. Mais precisamente…
Variável Aleatória Contínua
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO E EXERCÍCIOS – CAP. 4
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
ESTATÍSTICA BÁSICA Engenharia Mecânica 15/03/2011.
ESTATÍSTICA BÁSICA Engenharia Mecânica II período 19/04/2011.
Estatística Aula 15 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Estatística 6 - Distribuição de Probabilidade de Variáveis Aleatórias Discretas Prof. Antonio Fernando Branco Costa Página.
Estatística Unidimensionais 4 - Variáveis Aleatórias
Estatística 6 - Distribuição de Probabilidade de Variáveis Aleatórias Discretas Prof. Antonio Fernando Branco Costa Página.
PROBABILIDADE → Para sabermos o que é probabilidade, temos que entender primeiro o que vem a ser um experimento aleatório. Vejamos: Um objeto lançado para.
Reconhecimento de Padrões Revisão de Probabilidade e Estatística
Capítulo 4 Distribuições de Probabilidade
APLICAÇÕES COM EXCEL: Distribuição Binomial
Variáveis Aleatórias Uma variável aleatória associa um número real a cada resultado de um experimento aleatório. Mais precisamente…
Profa. Maria Ivanilde S. Araújo
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL
Variáveis aleatórias Uma variável aleatória, X, é uma função que associa um valor numérico aos possíveis resultados de um experimento probabilístico.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2014 Inferência Estatística Camilo Daleles Rennó
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA MÉDIA DA AMOSTRA OU DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DE
Aula 7. Variáveis Aleatórias Discretas
VALORES ESPERADOS.
Distribuições discretas
Distribuições de Probabilidades
Estatística e Probabilidade
Distribuição de Probabilidades
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES DE VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Variáveis Aleatórias Discretas-II-1; Função de Distribuição de X
Modelagem Estatística
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Distribuição da Proporção Amostral
Variável Aleatória Discreta Unidimensional
Distribuições de probabilidade
Probabilidade e Estatística Exemplo da Moeda Balanceada
Estatística Aula 13 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Estatística Geral (Probabilidade Exercícios)
Matemática e suas Tecnologias - Matemática PROBABILIDADE CONDICIONAL
Distribuições de Probabilidades. Qual o objectivo da Estatística? Estudar conjuntos de indivíduos (não necessariamente pessoas) com características comuns.
Aula 9 - Amostragem, probabilidade, distribuição binomial
DISTRIBUIÇÃO DE POISSON
3. Distribuições de probabilidade
Capítulo 4 As distribuições de probabilidade mais importantes em controle estatístico de qualidade (CEQ): atributos Sumário 4.1 Introdução 4.2 Distribuição.
Aula 10 - Distribuição normal, distribuição amostral da média
Cálculo de Probabilidade
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2015 Inferência Estatística Camilo Daleles Rennó
Aproximação da binomial pela normal
Variáveis Aleatórias e Principais Modelos Discretos VICTOR HUGO LACHOS DAVILA AULA 6-8:
Profa. Rossana Fraga Benites Distribuição Binomial de Probabilidade.
Modelos Teóricos Contínuos de Probabilidade
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE
Experimento Aleatório Experimento aleatório é um procedimento cujo resultado é incertoExperimento aleatório é um procedimento cujo resultado é incerto.
DISTRIBUIÇÃO DE POISSON
DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL
2. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS 2015.
4. PRINCIPAIS MODELOS DISCRETOS
Modelos de distribuições discretas de probabilidade
Probabilidade Variável Aleatória Variável Aleatória Discreta
Probabilidade Modelos de Distribuições Discretas: Renata Souza
Probabilidade Modelos de Distribuições Contínuas:
Distribuição Binomial – problema das provas repetidas Exemplo: Lança-se um dado, com as faces numeradas de 1 a 6, 10 vezes 1.Determina a probabilidade.
Média e valor médio No estudo da estatística descritiva, para além das tabelas de frequências e gráficos, estudam-se outros métodos para resumir a informação.
Modelos de distribuições discretas de probabilidade
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Distribuições de Probabilidade Camilo Daleles Rennó
Monitoria: Probabilidade I e II Monitores: Chiu Yong, Eduardo Maia.
INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
Capítulo 4. As distribuições de probabilidade mais importantes em controle estatístico de qualidade (CEQ): atributos Controle Estatístico de Processo (CEP)
Transcrição da apresentação:

Modelos Teóricos Discretos de Probabilidade Aula 6

Modelos Teóricos Discretos de Probabilidade Na resolução de problemas estatísticos, muitos deles apresentam características semelhantes. Portanto, pode-se desenvolver modelos específicos para cada tipo de problema, em função de suas características: Os possíveis valores que a variável aleatória x pode assumir A função de probabilidade associada à variável aleatória x O valor esperado da variável aleatória A variância e o desvio-padrão da variável aleatória x.

Distribuição de Bernoulli Características do modelo: Variável aleatória x só pode assumir valores 0 e 1. P(x=0)=q e P(x=1) = p Onde p + q =1 Descrição do modelo: Neste caso o , e

Distribuição de Bernoulli Exemplo: No lançamento de uma moeda, a variável aleatória x anota o número de caras obtidas. Determine a média, a variância e o desvio-padrão. Neste caso os valores de x são 0 e 1, portanto é uma distribuição Bernoulli. Então: Média: Variância: Desvio-padrão: X 1 P(x) 0,5

Distribuição de Bernoulli - exercícios - Uma caixa contém 12 canetas das quais 5 são defeituosas. Uma caneta é selecionada ao acaso e a variável aleatória x anota o número de canetas defeituosas obtidas. Determine a média e o desvio-padrão de x. Resp: Média =1/6 e Desv. Padr = 0,37

Distribuição Binomial Características do modelo: Experimento admite apenas dois resultados – S: Sucesso, F: fracasso. Com p(S)=p e p(F)=q - Com eventos independentes. Onde ocorrem “k” sucesso e “(n-k)” fracassos. Descrição do modelo: X: 0, 1, 2, 3, ......., n . Onde k = numero de sucesso e Média: Variância:

Distribuição Binomial Exemplo: Uma empresa produz 10% de peças defeituosas. As peças são embaladas em caixas que contém 12 peças. Calcule a probabilidade de um cliente comprar uma caixa contendo uma peça defeituosa, a média e o desvio padrão. Experimento: Examinar uma peça. CD - p(cd)=0,1 SD - p(sd)=0,9 N= 12 repetições independentes. Se convencionarmos CD como sucesso. Então estamos procurando por 1 sucesso (k=1)

Distribuição Binomial Respostas :Probabilidade: Mas Então: A probabilidade de sair uma peça com defeito é de 37,66%. Logo, a probabilidade de sair um a peça sem defeito é 62,34%

Distribuição Binomial Agora podemos calcular a média, e desvio padrão: Média: Variância: Desvio padrão: X Defeito Sem Defeito P(x) 0,3766 0,6234 q p

Exercícios Um levantamento efetuado em um pregão da bolsa de valores mostrou que naquele dia 40% das empresas tiveram aumento do valor de suas ações, enquanto que as ações das empresas restantes ficaram estáveis ou perderam valor. Um fundo negocia com ações de 10 destas empresas. Calcule a probabilidade de que neste dia: Todas as ações tenham se valorizado Exatamente 3 ações tenham se valorizado. Resp: a) 0,1% b) 21,5%