O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ILUMINISMO.
Advertisements

Onde? ING (início), FRA (auge);
UNIJUÍ CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO ILUMINISMO PROF:DEJALMA CREMONESE ALUNA:QUELI P. FURLANETTO.
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
O ILUMINISMO ( ESCLARECIMENTO )
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Iluminismo na Europa Séculos XVII e XVIII 1.
ILUMINISMO (ou Ilustração) Século XVIII (Século das Luzes)
ILUMINISMO.
Arcadismo Contexto Histórico.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O ILUMINISMO OBJETIVOS RECONHECER.
Pré – condições para o “Século das Luzes” (séc. XVIII)
O I L U M N S Professora: Marta.
O ILUMINISMO.
Onde? ING (início), FRA (auge);
Cursinho Popular Paulo Freire
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
ILUMINISMO As luzes da razão.
ILUMINISMO Definição: movimento filosófico, intelectual e científico que contrariou as bases do Antigo Regime; Quando: século XVIII; Onde? ING (início),
O I L U M N S Professor: Odair.
O Liberalismo do século XVIII e XIX
Iluminismo A BUSCA DA RAZÃO.
Iluminismo O século das Luzes.
Filosofia Professor Breno Cunha
ILUMINISMO * Movimento Intelectual europeu dos séculos XVII e XVIII – época do ápice do Estado Absoluto; * ILUMINISMO = vem do verbo iluminar – época do.
Quando: século XVIII; Onde? INGLATERRA (início), FRANÇA (auge);
O Iluminismo.
Formação da ordem capitalista
ILUMINISMO Daniela Torres.
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
0 ILUMINISMO.
O ILUMINISMO.
ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.
Iluminismo Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
Iluminismo Definição:
ILUMINISMO Anti-dogmático. Valorização da razão.
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
AULA-22 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM
Iluminismo.
ILUMINISMO DEFINIÇÃO CONCEITOS
Quando: século XVIII; Onde? ING (início), FRA (auge);
Revisão P3 História pontos importantes!
Século XVIII Século das Luzes
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
ILUMINISMO História – Prof. Lisi.
O ILUMINISMO.
Filósofos iluministas
ILUMINISMO.
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
Prof° Leandro Crestani
ILUMINISMO.
O pensamento liberal Capítulo 18.
A Crise do Antigo Regime: Iluminismo e Liberalismo
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
ILUMINISMO.
ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
Sondagem 9ºAno: Revisão dos conteúdos do 8º Ano
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O Iluminismo e as transformações.
O que foi o iluminismo? Movimento intelectual, político, social e econômico. Originou-se na Inglaterra no século XVII. Principais fundamentadores: Isaac.
Geohistoriaenem.blogspot.com.br ILUMINISMO “ERA PRECISO DERRUBAR O TRONO E ABALAR OS ALTARES.” SIGNIFICADO: SUPREMACIA DA RAZÃO SECULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
O Iluminismo e as ideias que revolucionaram o mundo.
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
As idéias iluministas não surgiram do nada. No fundo elas iam de encontro às necessidades vividas por toda aquela gente sofrida, desprezada e pisoteada.
Transcrição da apresentação:

O I L U M N S Professora: Marta

Início O contexto histórico em que surgiu o Iluminismo Burguesia e Iluminismo As luzes da razão O que o iluminismo defendia O que o iluminismo combatia Os pensadores iluministas Despotismo esclarecido As idéias iluministas no Brasil

O contexto histórico em que surgiu o Iluminismo O pensamento ocidental antes tão marcado pelo misticismo religioso, conheceu a partir do século XVIII uma nova possibilidade de construção sustentada no racionalismo. O mundo físico e seus fenômenos deixavam de ser justificados pela religião e passavam a ser explicados pela razão. O Iluminismo foi acima de tudo uma revolução cultural porque propôs uma nova forma de entender natureza e a sociedade e significou uma transformação profunda na forma de pensar, pois rompeu com a maneira como as pessoas pensavam antes.

Burguesia e Iluminismo Ao criticar o Antigo Regime a burguesia foi desenvolvendo sua própria ideologia, baseando-se no seguinte argumento: o Estado só é verdadeiramente poderoso se for rico; para enriquecer, ele precisa expandir as atividades capitalistas; para expandir as atividades capitalistas é preciso dar liberdade e poder à burguesia.

As luzes da razão O ser humano torna-se produtor do conhecimento. O pressuposto básico do Iluminismo era a razão, e seu objetivo, encontrar a verdade. Para os Iluministas o conhecimento somente podia ser considerado verdadeiro quando fosse evidente para a razão e para os sentidos.

As luzes da razão A enciclopédia que iluminava. A enciclopédia abordava todos os assuntos e divulgava as idéias filosóficas e políticas do Iluminismo.

As luzes da razão Esclarecer é educar. Os homens são produtos da educação e da sociedade em que vivem. O império da ciência. A ciência adquiriu o gigantesco poder de explicar o funcionamento do universo.

O que o Iluminismo defendia A igualdade jurídica; Tolerância religiosa ou filosófica; Liberdade pessoal e social; Direito a propriedade privada; Defesa do contrato como mediador das relações sociais.

O que o Iluminismo combatia O absolutismo monárquico; O mercantilismo – A intervenção do estado na vida econômica; A tese do direito divino dos reis; A participação da igreja na vida pública.

Os pensadores iluministas Teorias para a sociedade liberal Montesquieu: A teoria da separação dos três poderes, do estado em legislativo, executivo e judiciário.

Os pensadores iluministas Voltaire: A crítica a igreja e a liberdade de pensamento. “ Posso não concordar com nenhuma das palavras que você diz, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”

Os pensadores iluministas Teorias para a sociedade liberal Diderot e D’Alembert: Organizadores da enciclopédia, que pretendia reunir os principais conhecimentos da época.

Os pensadores iluministas Rousseau: A teoria do bom selvagem e contrato social.

Os pensadores iluministas John Locke: O estado deveria ser organizado a partir de um consenso ( do acordo entre os cidadãos).

Os pensadores iluministas Teorias para a economia Na escola fisiocrata: François Quesnay: Pregava a implantação de um capitalismo agrário, baseado no aumento de produção agrícola.

Os pensadores iluministas Teorias para a economia Na escola do liberalismo econômico: Adam Smith: A economia deveria ser dirigida pelo livre jogo da oferta e da procura de mercado (Laissez-faire).

Despotismo Esclarecido Os governantes absolutistas de alguns países europeus adotaram certos princípios do Iluminismo, promovendo em seus estados uma série de reformas nos campos social e econômico. Esses governantes ficaram conhecidos como déspotas esclarecidos. Déspotas esclarecidos – de modo geral, a palavra déspota refere-se a “ditador”, mas no nosso estudo ela designa o “monarca absolutista”. E, por mostrarem-se receptivos a certos princípios do Iluminismo, ficaram conhecidos através dessa expressão.

As idéias Iluministas no Brasil Os pressupostos das luzes estiveram presentes em inúmeras revoluções ocorridas a partir da segunda metade do século XVIII. Essas idéias varreram quase o mundo todo, levando as pessoas a se organizarem para derrubar a sociedade de privilégios que marcou o Estado moderno. Nas colônias americanas, o ideário iluminista estimulou as lutas de independência. No Brasil as conjurações Mineira (1789) e Baiana (1798) foram fortemente influenciadas pelo Iluminismo.

As idéias Iluministas no Brasil

F I m

www.aridesa.com.br