Conta Universitária Bradesco abril 2011

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Transcrição da apresentação:

Conta Universitária Bradesco abril 2011

DESAFIO Desenvolver um plano de ação que estimule a abertura de contas no segmento universitário. Reservar principais esforços para estudantes da Classe C.

CENÁRIO O momento que vive o ensino superior no Brasil. Retrato dos estudantes universitários da classe C. 3

CENÁRIO O momento que vive o ensino superior no Brasil. Retrato dos estudantes universitários da classe C. 4

Gasto médio em cartão de crédito CENÁRIO: ensino superior no Brasil 893 1180 2998 1990 2000 2010 46% Crescimento do número de estudantes universitários (2005-2010) * INEP - 2010 * INEP - 2010 R$200,00 / mês Gasto médio em cartão de crédito 1.700.000 Novos estudantes * A Ponte Estratégica - 2009 * INEP - 2010 5

Crescimento da evasão escolar. CENÁRIO: ensino superior no Brasil Crescimento da evasão escolar. 25% 53% Do total de alunos não conseguem se manter estudando Não concluem a faculdade Aumento da inadimplência. * INEP - 2010 * INEP - 2010 6

CENÁRIO O momento que vive o ensino superior no Brasil. Retrato dos estudantes universitários da classe C. 7

CENÁRIO: universitário da Classe C Estereótipo do Universitário Presta vestibular para o curso que deseja Entra na melhor faculdade de consegue Curte as festas da facul Frequenta as cervejadas Participa da atlética / CA Vai aos jogos universitários para se divertir 8

CENÁRIO: universitário da Classe C A Realidade do Universitário Classe C Cursa a faculdade relacionada ao emprego que tem. Trabalha para pagar a faculdade. Enquanto os estudantes das classes AB querem ter mais do que seus pais deram a eles, os brasileiros da classe C buscam alcançar o que seus pais nunca tiveram. Escolhe a universidade por: proximidade com casa / trabalho, acesso fácil via transporte público e preço (a que consegue pagar). 9

32% 70% 53% CENÁRIO: universitário da Classe C Em 2012, os alunos das classes C e D serão a maioria nas universidades pagas. dos 6 mi de estudantes tem renda entre 1 e 5 salários * A Ponte Estratégica - 2009 * Hoper Consultoria - 2009 70% 53% Ingressam na universidade 4 anos depois de formados no Ensino Médio. Se pudessem, aumentariam seus gastos com educação. * A Ponte Estratégica - 2009 * Kantar Worldpanel – 2010 10

CENÁRIO: universitário da Classe C Muitos alunos que entram no ensino superior não têm conhecimento dos financiamentos estudantis oferecidos pelo governo e pelos bancos, que proporcionam ao aluno estudar em uma faculdade com cursos mais conceituados. * A Ponte Estratégica - 2009 11

CENÁRIO: comunicação Desejo vs Necessidade O que ele mais precisa é uma garantia de que conseguirá concluir o curso. 12

ESTRATÉGIA Diante do cenário que enfrentamos, propomos 3 caminhos estratégicos para ativação de CUB: 13

ESTRATÉGIA 1. Maior exposição dos benefícios mais relevantes para Classe C 2. Uso da força das universidades parceiras (PAB e PAE) 3. Estreitamento da relação do Bradesco com universitários 14

ESTRATÉGIA: benefícios Elencar o Financiamento dos Estudos como o principal benefícios de CUB. 1º - Financiamento / 2º - Bônus Celular / 3º - Taxas diferenciadas Reason Why: O maior problema que os estudantes da Classe C enfrentam para terminar o curso é a capacidade de quitação das mensalidades. Oferecer crédito é apresentar para esses estudantes uma alternativa para enfrentar esse desafio. Há interesse cursar uma faculdade melhor, mas renda familiar é uma barreira Desconhecimento sobre créditos estudantis. FOCO: abertura de conta + Classe C 15

ESTRATÉGIA: universidades parceiras Multiplicar a capacidade de contato com os estudantes usando o contingente das próprias universidades. No momento da matrícula, a universidade oferece a conta universitária. Reason Why: Evasão escolar e inadimplência representam um enorme custo para as universidades. Conseguir converter alunos em clientes CUB com financiamento de estudos, garante à universidade um rendimento certo. Para o banco, a CUB pode ser ainda mais rentável se a abertura da conta for atrelada à contratação de um produto. FOCO: abertura de conta + Classe C 16

ESTRATÉGIA: relacionamento Estar presente nos momentos importantes da vida de um universitário e entregar benefícios que vão ao encontro dos seus valores. Reason Why: Promover os concursos culturais e outras ativações auxiliam na construção de uma maior simpatia e consideração pela marca. Maior abrangência no segmento universitário ( Classes A,B e C) 17

PLANO DE AÇÃO Desdobramento das estratégias 18

Benefícios Universidades Relacionamento Mídia Rede Mundo Universitário MGM Secretaria LinkedIn Desconto Matrícula Kombi Aplicativos Concursos 19

Benefícios Universidades Relacionamento Mídia Rede Mundo Universitário MGM Secretaria LinkedIn Desconto Matrícula Kombi Aplicativos Concursos 20

MÍDIA Campanha de mídia on-line dirigida ao público universitário cujo principal residual a ser construído deve ser: O Bradesco ajuda a vida do universitário, possibilitando financiar seus estudos. 21

MEMBER GET MEMBER Potencializar a abertura de novas contas CUB para calouros e veteranos, por meio de um plano de fidelização e incentivo entre: • Clientes CUB & Amigos universitários • Clientes Crédito Universitário & Amigos Universitários Correntista CUB que traz um amigo para se tornar cliente CUB, recebe do Bradesco: - Bonificação em 1 mensalidade Ação incentivada através do mailing construído a partir das novas aberturas de CUB. 22

MATRÍCULA COM DESCONTO Ao abrir uma Conta Universitária Bradesco no dia da matrícula, o aluno ganha um desconto e é reembolsado na primeira fatura do seu cartão de crédito. Incentivo maior para matrículas de alunos veteranos. A cada renovação de matrícula, o aluno ganha X% do valor faturado, como incentivo para continuar estudando e valorizando seu relacionamento com Bradesco. 23

Benefícios Universidades Relacionamento Mídia Rede Mundo Universitário MGM Secretaria LinkedIn Desconto Matrícula Kombi Aplicativos Concursos 24

REDE – EQUIPE BRADESCO Munir equipe de gerentes com insumos que apresentam o volume que representa o segmento universitário no Brasil (numero de estudantes, faculdades, crescimento, necessidade dos estudantes). Comunicar a parceria com a faculdades (divulgadores de CUB) e o incentivo à abertura de conta atrelada à contratação do produto de financiamento estudantil. Apresentar ganhos de rentabilidade da CUB com o incentivo ao financiamento. 25

SECRETARIA DAS UNIVERSIDADES Incentivar faculdades parceiras a oferecerem a CUB a partir dos ganhos que a instituição pode ter com a garantia da semestralidade paga. Metas da secretaria podem ser convertidas em benefícios para a faculdade: - Isenção em taxas ou redução delas (por exemplo) 26

KOMBI ITINERANTE Durante os principais períodos de matrículas (Março e Agosto), uma Kombi (que remete à campanha) irá visitar as faculdades para distribuição de: Brindes aos estudantes Kit CUB aos alunos que recém correntistas da CUB Kit CUB VIP aos alunos recém correntistas e contratantes do financiamento A Kombi será equipada com Wi Fi para disponibilizar internet gratuita durante aquele período de visitas à todos os aluno. 27

Benefícios Universidades Relacionamento Mídia Rede Mundo Universitário MGM Secretaria LinkedIn Desconto Matrícula Kombi Aplicativos Concursos 28

MUNDO UNIVERSITÁRIO BRADESCO Em 2004, a gravadora Trama lançou o projeto Trama Universitário. Baseado nos pilares Música, Trabalho e Informação, durante 3 anos, o projeto criou um canal de comunicação entre os estudantes do país, as universidades e a comunidade, buscando um objetivo principal: fazer com que o universitário se expresse e seja ouvido. Alguns números: - 179 mil usuários 27 mil currículos cadastrados - 230 empresas parceiras no banco de estágios. 53 eventos com 80mil espectadores 29

MUNDO UNIVERSITÁRIO BRADESCO Propomos uma nova versão do projeto, agregando um novo pilar importante nos valores do Banco: o Esporte. Criar um novo canal para interação. Além de um site, eventos paralelos em conjunto com o calendário dos tradicionais Jogos Universitários. Portal com conteúdo informativo relacionado a diversos aspectos da vida universitária, informações sobre os eventos, além de promover, através do banco de currículos, o encontro entre empresas e os estudantes. Nos eventos, além das disputas esportivas, os universitários se envolveriam com um festival de música apresentando novos (e reconhecidos) talentos, e, em paralelo, um evento de informação sobre trabalho e carreiras. Ativações Kit CUB para os alunos levarem aos Jogos, Stand Carregador de Celular no Jogos + equipe promotores, patrocínio da bateria da faculdade. 30

MUNDO UNIVERSITÁRIO BRADESCO Paralelamente, ao longo de todo o ano, organizaremos palestras sobre carreira nas principais faculdades. Interação diferenciada com o público: Stand up comedy, improviso, palestras com jovens empreendedores Conteúdo para site, blog e redes sociais: As palestras podem ser filmadas e disponibilizadas para todos os seguidores

LINKEDIN Estágio, treinamento e capacitação Parceria com a rede social LinkedIn Canal de relacionamento entre estudantes + empresas e profissionais liberais Bradesco também pode oferecer oportunidades de carreira no Banco 32

APLICATIVOS Orkut e Facebook Aplicativo 1: descubra faculdades que você pode cursar para crescer na carreira Aplicativo 2: simulação de financiamento da faculdade ou pós -Aplicativo 3: organize o orçamento da república 

CONCURSOS Sinergia com demais ações :: Seleção da faculdade que será patrocinada (bateria); :: Seleção de um aluno para fazer intercâmbio e alimentar o blog :: Paul McCartney :: New York, New York :: Mamma Mia :: Seleção de 5 jovens que vão gerar conteúdo para o blog do Bradesco (primeiro estágio); :: Parceria Jovem Empreendedor

CONCURSOS

Obrigado! ;)

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