Introdução à Didática Aula 3

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
9 MANEIRAS DE SER UM EDUCADOR MAIS EFICIENTE
Advertisements

Em 2013 Eu QUERO Fazer a Diferença!!! Pr. Ricardo Rodolfo
O ESDE COM QUALIDADE.
ANOTAÇÕES EM SALA DE AULA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
«PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS»
Marcos 4,21-25 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos. Glória a vós, Senhor!
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
O que você espera do discipulado?
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Coragem para ser Diferente
1 minuto com DeuS.
ENSINANDO COM O CORAÇÃO
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
Docente: Paula Reis de Miranda.
Ajude – me!!.
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
COMPARTILHANDO A FÉ DE DOIS EM DOIS
Memória – comportamento de lembrar: estrutura e função
O amor que revela o chamado
Como apresentar a lição
APRENDIZ DA VIDA!.
HUMILDADE X ORGULHO.
GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO Pedagogia de Projetos COLÉGIO NACIONAL
Magistra – Curso Tecnologia da Informação
DISCIPULADO – ESTILO DE VIDA Lucas
“Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo.” Eclesiastes 7.29 NTLH.
EVANGELISMO PÚBLICO.
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
Chiara Lubich Março de 2009 Palavra de Vida “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará.” (Jo 16,23)
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
Professor: Pr. Kenneth Eagleton O ENSINO
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Aprendi Clique.
NOVA EBD LIÇÃO 18.
1 Avaliação do Treinamento Por Carlos Reis. 2 COMO AVALIAR? Pesquisas realizadas logo após o treinamento serve mais para medir a popularidade do instrutor.
LENI MARIA ZAMBAN O ENSINO DA MATEMÁTICA E O USO DA CALCULADORA: EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. SORRISO, MT.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Henry Ford “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4:19). Não se nasce pescador de peixe ou pescador de homens. E o preparo começa.
QUAL A PRINCIPAL TAREFA DA IGREJA?
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
Aprendi que não importa o quanto você se dedique a
Princípios de organização do reino
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
INVENTÁRIO DE APRENDIZAGEM
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
O CHAMADO PARA A VIDA EXIGE UMA DECISÃO DE RELACIONAMENTO!
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina
Metodologias de Ensino e Tecnologias Educacionais Encontro 1
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares...
Uma mulher cheia de Graça!
Quem ensina, tamb é m aprende; e quem aprende, tamb é m ensina!
FOFOCA.
Princípios de Vida 2. “Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de.
Renato Vairo Belhot – USP -SC
DIDÁTICA Prof. Roney Ricardo Site Teologia e Discernimento
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Recursos de Ensino. 1 – O que são recursos de ensino? São componentes do ambiente da aprendizagem que dão origem à estimulação para o aluno.
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Didática Aula 3 A ATIVIDADE Introdução à Didática Aula 3

A ATIVIDADE Lei da Atividade: “Quanto maior o nível de envolvimento no processo de aprendizagem, maior o volume de conteúdo apreendido.” Nossa tarefa: não é deslumbrar, é causar impacto; não é convencê-los, é transformá-los.

A ATIVIDADE Envolvimento máximo – máxima aprendizagem: Se ensinar fosse somente dizer tudo que alguém precisa saber, o ensino seria relativamente fácil. Como pais, temos a experiência de falar as coisas para nossos filhos, sem que eles ajam de acordo. Muitas vezes lhes repetimos com freqüência as mesmas coisas. “...quanto maior o nível de envolvimento no processo de aprendizagem, maior o volume do conteúdo apreendido.” “Aprende mais quem participa mais.” “Nunca percamos de vista nosso objetivo. É ele que irá determinar o produto final.”

Estilos de Aprendizado: A ATIVIDADE Estilos de Aprendizado: Podemos reter até 10% do que ouvimos + = retemos até 50%. + + = retemos até 90%.

Existem diferentes maneiras de se aprender alguma coisa: A ATIVIDADE Existem diferentes maneiras de se aprender alguma coisa: Aprendizado auditivo Aprendizado visual Aprendizado cinestétic Uma destas maneiras é geralmente predominante nas pessoas. Qual é a implicação disto para a nossa maneira de ensinar?

A ATIVIDADE É necessário usarmos uma variedade de instrumentos para atendermos a todos os alunos. Quais são os métodos de ensino que podemos usar na sala de aula para aumentar a retenção dos nossos alunos? Envolver todos os sentidos: Audição | Visão | Tato | Gosto | Olfato

A ATIVIDADE Jesus disse: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” O que Jesus quis dizer com isto? Toda vez que vemos a palavra ouvir no NT, podemos ligar a ela a palavra fazer. Mt. 7:26 Lc. 6:46 Ou parem de me chamar Senhor, ou façam o que eu vos mando! “...em educação cristã, o fator principal não é ter conhecimento, é obedecer agindo.”

Atividade Significativa: A ATIVIDADE Atividade Significativa: Para se obter o máximo de aprendizagem é preciso o máximo de envolvimento. Tipos de atividades que podem fazer sentido para o aluno: Atividades que forneçam orientação, sem imposição.

Tipos de atividades que podem fazer sentido para o aluno: A ATIVIDADE Tipos de atividades que podem fazer sentido para o aluno: Atividades que forneçam orientação, sem imposição. Atividades que dêem ênfase à função e à aplicação na prática. Atividades com objetivo definido. Atividades que além de estarem relacionadas com o produto final estejam relacionadas também com o processo. Os alunos não devem saber apenas em que crêem, mas por que o crêem. Atividades associadas a situações em que se vejam obrigadas a solucionar problemas.

A ATIVIDADE A aprendizagem é um processo. Os discípulos passaram por um processo na sua aprendizagem. Temos que aprender certas lições e colocá-las em prática antes de estarmos prontos para enfrentar outras situações. A multiplicação do que aprendemos é também importante.

Tarefa para próxima semana: Quais são os fatores que mais contribuem para que você se identifique com um professor, pregador ou orador?