Introdução à Didática Aula 3 A ATIVIDADE Introdução à Didática Aula 3
A ATIVIDADE Lei da Atividade: “Quanto maior o nível de envolvimento no processo de aprendizagem, maior o volume de conteúdo apreendido.” Nossa tarefa: não é deslumbrar, é causar impacto; não é convencê-los, é transformá-los.
A ATIVIDADE Envolvimento máximo – máxima aprendizagem: Se ensinar fosse somente dizer tudo que alguém precisa saber, o ensino seria relativamente fácil. Como pais, temos a experiência de falar as coisas para nossos filhos, sem que eles ajam de acordo. Muitas vezes lhes repetimos com freqüência as mesmas coisas. “...quanto maior o nível de envolvimento no processo de aprendizagem, maior o volume do conteúdo apreendido.” “Aprende mais quem participa mais.” “Nunca percamos de vista nosso objetivo. É ele que irá determinar o produto final.”
Estilos de Aprendizado: A ATIVIDADE Estilos de Aprendizado: Podemos reter até 10% do que ouvimos + = retemos até 50%. + + = retemos até 90%.
Existem diferentes maneiras de se aprender alguma coisa: A ATIVIDADE Existem diferentes maneiras de se aprender alguma coisa: Aprendizado auditivo Aprendizado visual Aprendizado cinestétic Uma destas maneiras é geralmente predominante nas pessoas. Qual é a implicação disto para a nossa maneira de ensinar?
A ATIVIDADE É necessário usarmos uma variedade de instrumentos para atendermos a todos os alunos. Quais são os métodos de ensino que podemos usar na sala de aula para aumentar a retenção dos nossos alunos? Envolver todos os sentidos: Audição | Visão | Tato | Gosto | Olfato
A ATIVIDADE Jesus disse: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” O que Jesus quis dizer com isto? Toda vez que vemos a palavra ouvir no NT, podemos ligar a ela a palavra fazer. Mt. 7:26 Lc. 6:46 Ou parem de me chamar Senhor, ou façam o que eu vos mando! “...em educação cristã, o fator principal não é ter conhecimento, é obedecer agindo.”
Atividade Significativa: A ATIVIDADE Atividade Significativa: Para se obter o máximo de aprendizagem é preciso o máximo de envolvimento. Tipos de atividades que podem fazer sentido para o aluno: Atividades que forneçam orientação, sem imposição.
Tipos de atividades que podem fazer sentido para o aluno: A ATIVIDADE Tipos de atividades que podem fazer sentido para o aluno: Atividades que forneçam orientação, sem imposição. Atividades que dêem ênfase à função e à aplicação na prática. Atividades com objetivo definido. Atividades que além de estarem relacionadas com o produto final estejam relacionadas também com o processo. Os alunos não devem saber apenas em que crêem, mas por que o crêem. Atividades associadas a situações em que se vejam obrigadas a solucionar problemas.
A ATIVIDADE A aprendizagem é um processo. Os discípulos passaram por um processo na sua aprendizagem. Temos que aprender certas lições e colocá-las em prática antes de estarmos prontos para enfrentar outras situações. A multiplicação do que aprendemos é também importante.
Tarefa para próxima semana: Quais são os fatores que mais contribuem para que você se identifique com um professor, pregador ou orador?