Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
CPA Comissão Própria de Avaliação
Avaliação do Plano Plurianual
FACULDADE METROPOLITANA
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Comissão de Educação dos Profissionais
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
O Papel da CIS no PCCTAE.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
E A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
CARREIRA FORMAÇÃO VALORIZAÇÃO Maria Sufaneide Rodrigues APEOESP
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
SINAES: Concepções e Diretrizes
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Fundamentos Legais da Avaliação
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DO SUAS - CapacitaSUAS -
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Comissão Própria de Avaliação Avaliação Institucional GERAL.
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
3ª Reunião Técnica de Formação Escola para a Diversidade Mesa: O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente na Política Nacional de Formação.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FURG RIO GRANDE 06 de junho de 2006 Ana Karin Nunes Assessora.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
Prof. Dr. David Lopes Neto
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Pró-Reitoria de Planejamento
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS IES DO SISTEMA ACAFE: INTEGRAÇAO E PARCERIA COM O CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇAO Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE

INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EM SANTA CATARINA PÚBLICAS:2 FEDERAL = UFSC ESTADUAL = UDESC PRIVADAS DO SISTEMA ACAFE - 15 FEBAVE, FEHH, FURB, UnC, UNESC, UNERJ, UNIDAVI, UNIFEBE, UNIPLAC, UNIVALI, UNIVILLE, UNISUL, UNOCHAPECÓ, UNOESC

Fonte: ACAFE (2004)

ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA (CONAES – CEE/SC) IMPLANTAÇÃO SINAES

PRINCÍPIOS EMANADOS PARA O ACORDO Constituição Federal (artigos 211º e 24º, inciso IX); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (artigos 8º, 9º - incisos VI, VIII e IX, parágrafo 3º - e 10º - incisos III e IV); Lei Federal nº 10.861 (artigos 1º (parágrafo 2º) e 6º, inciso IV); Protocolo de intenções firmado entre a CONAES e o Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação (24/11/2004).

Acordo firmado em 20/abril/2005 DO OBJETO DO ACORDO Fixar procedimentos Estabelecer formas de colaboração para a avaliação da educação superior no Estado de Santa Catarina de acordo com o SINAES. Acordo firmado em 20/abril/2005

COMPROMISSOS COMUNS ÀS PARTES Caberá à CONAES e ao CEE/SC: Promover estudos, debates, seminários e outras atividades que contribuam para o permanente aperfeiçoamento da avaliação da educação superior; Realizar periodicamente, em conjunto, a avaliação do regime de colaboração.

COMPROMISSOS DO CEE/SC - Assegurar a realização e integração dos instrumentos e práticas de avaliação do SINAES; - Apoiar e reconhecer (CPAs); - Estabelecer formas de acompanhamento do processo de auto-avaliação das IES no âmbito do Estado de Santa Catarina; - Acompanhar dinâmicas, procedimentos e mecanismos da avaliação institucional e dos cursos (concepção e as dimensões previstas no SINAES);

COMPROMISSOS DO CEE/SC Apoiar e orientar a participação das IES (ENADE); Estimular docentes do Estado a integrar o banco nacional de avaliadores das comissões externas de avaliação; Assumir os efeitos regulatórios decorrentes do processo avaliativo do SINAES, podendo adotar critérios e mecanismos previstos para o âmbito federal; Disponibilizar à CONAES relatórios, informações e dados relativo às avaliações das IES visando a melhoria e a integração da educação superior em termos nacionais.

COMPROMISSOS DA CONAES E DE SEUS ÓRGÃOS EXECUTORES Caberá à CONAES: Determinar ações e indicadores comuns de avaliação da educação superior; Promover, com a participação do CEE e da Secretaria de Educação de Santa Catarina, programas de formação e qualificação (concepção e a metodologia do SINAES); Disponibilizar, ao CEE, os relatórios e dados necessários ao bom desempenho da avaliação referentes às IES integrantes do Sistema Estadual de Santa Catarina;

COMPROMISSOS DA CONAES E DE SEUS ÓRGÃOS EXECUTORES Homologar os resultados da avaliação; Subsidiar o CEE/SC para a formulação de políticas de educação superior em médio e longo prazo.

DIAGNÓSTICO DAS DIMENSÕES AVALIADAS NO PROGRAMA DE A.I. DA IES

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Constituída? SIM = 10 Média do número de membros: DE 5 A 10 = 5 DE 11 A 15 = 2 MAIS DE 15 = 3 Forma de atuação: OPERACIONAL = 3 DELIBERATIVA = 3 AS DUAS FORMAS = 7

PROJETO DE AI - SINAES Elaboração: SIM = 7 EM ELABORAÇAO = 6 Encaminhado ao MEC: SIM = 3 Atende orientações do SINAES: SIM = 15

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Implantado: SIM = 10 Ano de implantação: Entre 1992 a 1995 = 7 Entre 1996 a 1999 = 3 Periodicidade: Semestral = 3 Anual = 7 2 em 2 anos = 1 Permanente = 2

ESTUDOS DO GT – AI - D 1 – MISSÃO E PLANO DE DESENV. INSTITUCIONAL

Escala: 0 – Nenhuma evidência / 1 e 2 - Evidência mínima 3 e 4 – Evidência parcial / 5 – Evidência completa

CONSIDERAÇÕES DO GT-AI DAS IES DO SISTEMA ACAFE DIAGNÓSTICO - Investimento das IES para qualificar seu processo. Troca de experiências entre as IES(metodologias, instrumentos, formas de análise). Integração de um núcleo comum de indicadores . Meta-avaliação (auto-avaliação) – Sistema ACAFE e CEE/SC. Delineamento de um modelo integrado de relatório de AI para o Sistema permitindo análise comparativa de indicadores - ACAFE e CEE . Diálogo com as diretrizes/orientações do SINAES.

CONTATOS www. Acafe.org.br Amandia@univali.br