INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

OPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Inovação e difusão tecnológica
NOVO SÍMBOLO NO COMÉRCIO MUNDIAL
Projeto - Plano de Negócios
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
Milton Henrique do Couto Neto
Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização
VENDAS Onde a estratégia se materializa
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
A TEORIA DO CICLO DO PRODUTO
Movimentos Internacionais de Fatores
FUNDAMENTOS DE MARKETING
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES
Internacionalização de PMEs
Internacionalização da Produção e Investimento Externo Direto (IED)
Desenvolvimento e inserção internacional
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
Expandindo seus Negócios Internacionalmente Carlos Vieira, MBA Sorocaba, SP – 18 de Agosto de ª Conferência Anual de Empreendedorismo como Chave.
Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel
Projeto Global - Mercado - o Mundo Inteiro
IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
Comércio Exterior, suas Motivações, Importância, Mercadorias e Países.
Estratégias do agronegócio
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960 (2ª Parte)
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
MARKETING INTERNACIONAL
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
FUNÇÃO FINANCEIRA.
Objetivos do ProInter Promover a inserção competitiva e sustentável de empresas brasileiras no mercado internacional de Petróleo, Gás, Energia, Naval e.
A economia Global.
Suporte Financeiro para Cooperação com o Peru em TV Digital Apresentação realizada pelo Ministério das Comunicações com dados do BNDES.
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II O Marketing como ele é Muito mais do que um departamento ou uma gerência Estratégia geral de atuação Visão.
Aula 11 – 3º e 4º Log 14/10/14 Prof. Foster
Benefícios da participação em CGV
1 O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO INTRODUÇÃO Marketing e Negócios Internacionais professor Marcos d’Assumpção Zaniol.
Tanto as empresas que estão tomando a decisão de se tornarem globais pela primeira vez, quanto as que procuram expandir suas participações nos mercados.
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Apresentação MARKLOG Simulação de Gerência De Logística Marketing B2B Mkt & Logística.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
1 Programação da Produção I ENG de setembro O Projeto da rede de suprimentos Cap. 6 PROFa. Giovana Savitri Pasa
UFP – Marketing Internacional Porque é que se deve Exportar? Um factor importante é o risco reduzido e baixo custo associado.
UFP Marketing Internacional Entrada em Mercados Internacionais (Envolvimento Directo versus Indirecto) A tomada de decisão relativamente.
O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Iniciando na logística empresarial
Seminário Avançado - Eletiva A
Acadêmicas Andrea Silva Aldelina Viana Gabriele Saraiva.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Internacionalização. INTERNACIONALIZAÇÃO “É um processo crescente e continuado de envolvimento de uma empresa nas operações com outros países fora de.
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL A Inserção Comercial Brasileira.
Administração estratégica e o mercado mundial – 8a. aula
Expansão Internacional das empresas brasileiras: revisão e síntese
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Capítulo 19 O Mercado Global.
Administração Mercadológica IV
Administração Mercadológica IV
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
2.5 – EXPORTAÇÃO - NOÇÕES INTRODUTÓRIAS
Cadeia de Valor.
MsC. Túlio L.M. Morais Técnicas de Vendas e Negociações I A venda e a Administração Estratégica em Marketing –
PAPEL E ATIVIDADE DE FINANÇAS
TIGRES ASIÁTICOS. CINGAPURA CORÉIA DO SUL TAIWAN HONG KONG.
Franqueador Franqueado Também chamado como “franchising” Sistema: Direito do uso de marca ou patente Produtos e serviços Direito do uso de tecnologia de.
PONTO Prof. Eduardo Vilela.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E O CONTEXTO DAS MPE. Presença das MPE Industriais nas Exportações  As micro e pequenas empresas industriais brasileiras exportaram,
Transcrição da apresentação:

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS Processo crescente e continuado de envolvimento de uma empresa com mercados externos à sua nação de origem, através de operações comerciais e de transferência de ativos.

O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS · Processo incremental Processo de aprendizagem

O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS INFLUÊNCIAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO: Fatores externos Política macroeconômica. Infra-estrutura oferecida. Condições da demanda interna. Sistemas administrativos e fiscais. Condições dos fatores de produção. Configuração da indústria.

O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS INFLUÊNCIAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO: Fatores internos Ciclo de vida da organização. Orientação internacional dos líderes. Cultura organizacional (integração entre as equipes, propensão à mudanças, conceito ampliado de qualidade). Porte da organização. Forma de inserção. Disponibilidade de recursos (humanos, financeiros e materiais). O papel da informação.

GRAU DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS · Vendas no exterior sobre o total de vendas; · Intensidade de promoção comercial; · Uso de recursos no exterior sobre o total de recursos; · Orientação da alta administração para o exterior; · Intensidade das atividades de P&D; · Dispersão física das operações internacionais.

A RELAÇÃO ENTRE O PORTE DAS EMPRESAS E O COMPORTAMENTO EXPORTADOR · A proporção do número de empresas exportadoras sobre o total das empresas produtoras está positivamente relacionado ao porte da empresa. · Intensidade exportadora está positivamente relacionada ao porte da empresa. · PMEs: exportação = percepção. · GEs: exportação = estratégia de negócio.

FORMAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO EXPORTAÇÃO INDIRETA Empresa inexperiente. Deseja adquirir conhecimento sobre o mercado externo e suas práticas sem grandes investimentos e riscos. EXPORTAÇÃO DIRETA Empresa estruturada. Deseja conhecer a fundo o mercado externo. Quer exportar com marca própria e vender para grandes importadores. Investimentos em RH, produção e promoção internacional. JOINT-VENTURE Empresa detentora de tecnologia de ponta. Deseja penetrar em mercados atrativos com vantagem comparativa de insumos e de estruturação industrial, sem investimentos diretos. Apoio contratual.

FORMAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO LICENCIAMENTO DA PRODUÇÃO FRANCHISING Empresa com marca consagrada. Deseja ingressar ou ampliar atuação externa com a participação de capital de terceiros. Investimentos em estrutura de supervisão. Apoio contratual. LICENCIAMENTO DA PRODUÇÃO Empresa global com marca consagrada. Deseja ampliar atuação externa sem envolver imobilização de capital. Estrutura de supervisão desenvolvida. Forte investimento em promoção internacional. INVESTIMENTO DIRETO Empresa global com marca consagrada. Grande Porte. Deseja estabelecer-se em mercados com vantagem comparativa de mão-de-obra e de estruturação industrial. Intensa imobilização de capital.

ESTÁGIOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO 1 Estágio: não exportadora 2 Estágio: exportadora passiva 3 Estágio: exportadora ativa 4 Estágio: envolvimento comprometido

ETAPAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO 1ª Etapa: Atividades de exportação inconstantes 2ª Etapa: Exportação por meio de representantes independentes (agentes) 3ª Etapa: Estabelecimento de uma ou mais filiais de vendas 4ª Etapa: Estabelecimento de instalações de produção no exterior

MODELO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS INDUSTRIAIS Pré envolvimento Envolvimento passivo Envolvimento ativo Envolvimento comprometido Ênfase na produção Ênfase no mercado Não Exportadora Pré Exportadora Exportadora Irregular Exportadora Passiva Subsidiária Comercial Passiva Exportadora Pré-Ativa Exportadora Ativa Internacionalização com ou sem investimento Comprometimento Retrocesso Ponto de Ruptura

Exportadora Pré-Ativa EXEMPLO Pré envolvimento Envolvimento passivo Envolvimento ativo 1978-90 1990-92 1993-96 1996-98 A partir de 1999 Exportadora Ativa Comprometimento Exportadora Pré-Ativa Exportadora Passiva Exportadora Irregular Ponto de Ruptura Pré Exportadora Retrocesso Não Exportadora

DECISÕES SOBRE INTERNACIONALIZAÇÃO 1ª Decisão: Deve ingressar no mercado internacional? 2ª Decisão: Em que mercados entrar? 3ª Decisão: Qual a maneira de ingressar nesses mercados? 4ª Decisão: Qual o programa de marketing adequado? 5ª Decisão: Qual a organização de marketing?

ESTRATÉGIAS EQUIVOCADAS - Cartões da Hallmark : fracasso na França. - Cafeteiras elétricas e barbeadores da Philips no Japão. - Coca-Cola 2 l na Espanha. - Targ (suco de laranja) na França. - Creme dental Crest (P&G) no México. - General Foods: mistura para bolo no Japão. - Ceras para assoalho da Johnson no Japão. - Hotéis em Hong Kong / Cingapura (feng-shui )

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS Processo crescente e continuado de envolvimento de uma empresa com mercados externos à sua nação de origem, através de operações comerciais e de transferência de ativos.