TESTE DE SOFTWARE E QUALIDADE DE SOFTWARE UMA VISÃO GERAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas III
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
Engenharia de Software Qualidade de Software Uma abordagem conceitual André Luis Zanon São Carlos SP – UFSCAR 2010 Engenharia de Software – UFSCAR.
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
“Um Software de Qualidade deve encantar o consumidor, e não apenas funcionar direito e não ter erros.”
Producto x Processo x Projecto
Agências de Notícias Imprensa Jovem
Contabilidade Sistemas de Informação
Qualidade de Software Aula 2
Qualidade de software CMM Capability Maturity Model
CMM(Capabililty Matury Model)
Instituto de Pesquisas Eldorado
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
Infraestrutura de tecnologia da informação
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
Cap 2 – Processo de Software
Alexandre G. Lages Cristiano C. A. Soares Thiago C. Nascimento
Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Processos de Desenvolvimento de Software
Engenharia de Software Gerenciamento de Projetos
Capability Maturity Model (CMM)
Qualidade de Software Aula 2 / 2014/1
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Análise e Projeto de Sistemas
Introdução à Qualidade
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
MPS-Br.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Disciplina: Engenharia do Produto Prof.: Diego Costa
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Sistemas de Informação para processos produtivos
Qualidade de Processo de Software CMM e CMMI Aldo Rocha.
Engenharia de Software
Qualidade de Produto ISO 14598
Engenharia de Software
Estruturas Organizacionais
Gestão de projetos de Software GTI-16
Engenharia de Software
Gestão de Projetos Aula 01.
Profª Eliane Costa Santana
Prof. Fábio Botelho Metodologia de Desenvolvimento de Software - MDS Padrões de Processo de Software: CMMI.
CMM – Capability Maturity Model Carlos Augusto Mar Ago/2014.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 1 Prof
Gestão da Produção e Logística
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
QUALIDADE DE SOFTWARE Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
Software Process Improvement and Capability dEtermination
PSDS com CMMI Nível 2 Dimitri de Almeida Malheiros Barbosa 27/03/2006.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
ISO A ISO é uma evolução das série de normas ISO/IEC 9126 e e tem com objetivo principal fornecer uma visão geral do produto de software.
CMMI Capability Maturity Model – Integration
Leonardo Batista de Queiroz
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Engenharia de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Plano da Disciplina.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Engenharia de Software Ludimila Monjardim Casagrande 2º Semestre Plano da Disciplina.
UNIEURO CENTRO UNIVERSITÁRIO Disciplina PROJETO INTEGRADOR II Professora Responsável SELMA MORAES GESTÃO DE PROJETOS.
Padronização na área de trabalho PROFESSOR IVAN CARLOS PALUDO.
A eficiência organizacional com base no gerenciamento de projetos: estudo de caso da AIESEC no Brasil Rafael Oliveira Carvalho Neto Orientador: Prof. Me.
UGF - Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação 1 Fornecimento de Software ISO/IEC Universidade Gama Filho Auditoria & Qualidade Em Sistemas.
CMMI Capability Maturity Model Integration
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

TESTE DE SOFTWARE E QUALIDADE DE SOFTWARE UMA VISÃO GERAL Curso: Sistemas de Informação Qualidade e Teste de Software Prof. Rogério

INTRODUÇÃO A cada dia o software torna-se um elemento cada vez mais corriqueiro na vida das pessoas. Ele está no forno de microondas, no elevador, nas mesas de trabalho, nas agências e serviços bancários, nos automóveis, nos aviões e aeroportos. Todos estes bens e serviços têm algum tipo de recurso de Tecnologia da Informação suportando sua operação.

INTRODUÇÃO O tamanho e a complexidade dos produtos de software têm crescido fazendo com que a incidência de erros e não conformidades também aumentasse. Modelos de gestão de processo propõem atividades de garantia da qualidade para a obtenção de melhores produtos nas organizações de desenvolvimento de software. Uma destas atividades é a de teste de software.

GESTÃO DA QUALIDADE E TESTE DE SOFTWARE Existem vários modelos que podem ser utilizados nas organizações de desenvolvimento de software. Contudo, no Brasil, dois deles têm tido uma utilização significativamente maior que os demais. São eles o modelos ISO 9000 e o CMM (Capability Maturity Model).

GESTÃO DA QUALIDADE E TESTE DE SOFTWARE Dentro da série o ISO 9000, a norma ISO 9001 – Sistemas da Qualidade – Modelos para garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados - é a indicada para organizações de desenvolvimento de software.

GESTÃO DA QUALIDADE E TESTE DE SOFTWARE ISO 9001 - Esta norma tem caráter bastante genérico para que ela possa ser aplicada em qualquer tipo de organização. A ISO, reconhecendo as especificidades do processo de desenvolvimento de software, criou a ISO 9000-3 – Diretrizes para a aplicação da ISO 9001 ao desenvolvimento, fornecimento e manutenção de software.

GESTÃO DA QUALIDADE E TESTE DE SOFTWARE ISO 9001 - Esta norma, dedicada à processo de desenvolvimento de software estabelece um sistema da qualidade com uma série de atividades do ciclo de vida. Dentre estas atividades, que independem do modelo de ciclo de vida adotado pela organização, esta a atividade de testes de software: item 5.7 Ensaios e Validação (NBR ISO 9000-3, ANTONIONI) .

GESTÃO DA QUALIDADE E TESTE DE SOFTWARE CMM - Capability Maturity Model O desenvolvimento do modelo CMM começou em 1986, na Universidade de Carnegie Mellon (PAULK, 1994) , para atender a uma necessidade do Departamento de Defesa norte americano de avaliar seus fornecedores de software. A primeira versão do CMM foi divulgada em 1991 e revista em 1993.

GESTÃO DA QUALIDADE E TESTE DE SOFTWARE Este modelo, como o da ISO, prevê que organizações com processos maduros tendem a produzir produtos de melhor qualidade. Estabelece cinco níveis de maturidade hierarquizados que, ao serem percorridos, levam as organizações a um nível de excelência em seus processo de desenvolvimento de software.

Níveis de Maturidade do CMM Nível de Maturidade Inicial -

Workflow Testes

Fase de Testes Objetivo: Coletar e organizar informações sobre planejamento testes / Criar plano de testes Passo 1: Definição do escopo – Definir o que deve ser testado.

Fase Testes Passo 2: Identificação de requerimento/Casos de teste. Requerimento de testes – É a meta (macro) de algo que se pretende testar (de forma clara) na aplicação. Exemplos: Inclusão, alteração, consulta etc. Estabelecer sequência de teste aceitável Passo 3: Identificação das prioridades. O que deve ser testado e qual é a sua prioridade (ordem de execução)

Passo 4: Identificar Recursos Fase de Testes Passo 4: Identificar Recursos Quem fará o que e o que será utilizado. (Hardware, software etc) Passo 5: Criar Cronograma Estimativa de esforço de teste e cronograma das atividades de teste

Passo 6: Gerar Plano de Testes Organização das informações para a elaboração do roteiro e script de testes Saídas: Plano de teste

Atividade 2 Com base na atividade 1 elaborada em sala de aula (identificação dos tipos de testes), faça o plano plano de testes.