PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
Advertisements

A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
Jean Piaget (1896 – 1980).
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
PSICOLOGIA.
A Epistemologia genética de Jean Piaget
Psicologia Genética (Jean Piaget)
Epistemologia genética – Jean Piaget
Piaget- Teoria Psicogenética
Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
APRENDER A APRENDER Juan Delval
AS ESTRUTURAS DE CONJUNTO DO PENSAMENTO FORMAL
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Jean Piaget ( ) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Concepções de Aprendizagem.
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos
Teorias da imitação Guillaume – A criança aprende a imitar, o que é evidente no domínio dos movimentos não visíveis do seu corpo. Ex.; Bocejo por reflexo.
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Teoria Psicogenética de Piaget
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Conceitos de aprendizagem
SISTEMA CONSTRUTIVISTA
Piaget: linguagem e as operações intelectuais
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Resultados POC – PRODEL
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
O trabalho de Jean Piaget
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Psicopatologia da Inteligência
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
MODELOS PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Estágios de desenvolvimento
Desenvolvimento psicológico – construtivismo: Piaget (parte 1)
Teoria do desenvolvimento cognitivo
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
TENDENCIAS PEDAGOGICAS LIBERAIS TRADICIONAL RENOVADORA RENOVADORA NÃO DIRETIVA TECNICISTA TRADICIONAL RENOVADORA RENOVADORA NÃO DIRETIVA LIBERTADORA LIBERTÁRIA.
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Psicologia, Infância e Educação
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Aprendizagem da matemática
Função Simbólica e Aprendizagem
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
1. Pressupostos da teoria walloniana
Transcrição da apresentação:

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Prof. MS Neiva de Oliveira Moro

Unidade III Piaget

Epistemologia genética: Piaget Sujeito epistêmico: aquele que constrói o conhecimento / elaboração pessoal de um processo interno de pensamento Concepção construtivista Objetivo de Piaget : mostrar como as estruturas mentais do recém nascido se desenvolvem, se transformam e se tornam complexas no decorrer dos anos.

Desenvolvimento cognitivo Perspectiva biológica Desenvolvimento: processo de adaptação do organismo na interação com o meio tendo em vista sua organização. A inteligência é uma das formas de o ser humano se adaptar ao meio, ao longo de sua história. Adaptação é o equilíbrio entre a assimilação e a acomodação. Assimilação é a incorporação dos elementos do meio às estruturas mentais.

Piaget: interacionista Acomodação é a transformação das estruturas mentais em função das modificações do meio. Os esquemas de ação serão modificados para compreender e adaptar-se à nova situação. Ex: passar do ensino presencial ao ensino à distância.

Esquema de ação É uma maneira própria de abordar a realidade e organizá-la!

Construção do conhecimento O aprender está ligado a ações interiorizadas executadas mentalmente: associar, ordenar, classificar.

Esquemas e estruturas mentais Esquemas são unidades básicas de conduta. Ações sensoriais motoras: empurrar, puxar, pegar Ações interiorizadas mentalmente Esquemas se relacionam entre si formando estruturas de ações e pensamentos. Fatores do desenvolvimento: Maturação – dimensão orgânica , neurológica Experiência com o objeto de conhecimento - Ações Transmissão e interações sociais - Linguagem

Fatores de desenvolvimento A equilibração progressiva é o principal motor da formação das estruturas operatórias do sujeito. A equilibração é um processo de oposição e reação às perturbações exteriores para conduzir o organismo a um estado melhor em relação ao anterior. É um processo auto regulador, adaptativo que se realiza pala assimilação e acomodação.

Estágios de desenvolvimento

A construção do conhecimento “ Uma ação é tanto mais inteligente quanto mais evoluídas forem as estruturas a ela subjacentes. Estágios / formas particulares de equilibrio Sensório motor : reflexos, orgãos do sentidos, capacidade motora “ a conquista através da percepção e dos movimentos, de todo o universo pratico que cerca a criança”. Os esquemas de ação construídos nessa fase servem de sub estruturas as estruturas posteriores.

Sensório Motor

Estágios de desenvolvimento Pré- operatório Conquista da linguagem oral Capacidade representativa da realidade Tendência lúdica Confusão entre a realidade e a fantasia A visão da realidade parte de seu próprio eu: egocentrismo Os esquemas intelectuais nessa fase são denominados pré –conceitos/ julga pelo que vê!

Conquista da linguagem oral e da capacidade representativa Construção da inteligência prática

Pré Operacional

Estágios desenvolvimento Operatório concreto Operações são ações mentais voltadas para a explicação e constatação Concretas porque se referem a objetos palpáveis que possibilitam classificar, enumerar, seriar. Reversibilidade: toda operação pode ser invertida. O julgamento não depende da percepção imediata. Se torna um pensamento conceitual, que busca o raciocínio e não mais se prende ao mundo imediato.

Operatório concreto

Operatório formal O pensamento avança dos objetos e realidades observáveis para a formulação de hipóteses e proposições.

Desenv. afetivo, social e moral Afetividade e cognição são processos interligados e inseparáveis. Toda ação e pensamento possuem um aspecto cognitivo que são as estruturas mentais, e um aspecto afetivo que representa uma regulação energética interna: interesse, esforço, facilidade.

Desenv. moral e social Anomia: não compreende as regras Respeito unilateral: resulta da coerção exercida pelo adulto o que faz a criança acreditar na existência das regaras e que elas são boas por terem sido propostas pelos adultos . Heteronomia: se submetem as regras porque decidem que querem obedecer. Respeito mútuo, condição necessária para a autonomia.

Abordagem piagetiana Desenvolvimento e aprendizagem Desenvolvimento é um processo interno direcionado à totalidade das estruturas de conhecimento. Aprendizagem é provocada por situações externas através de desafios colocados pelo professor em relação a um tema pedagógico. Para Piaget o desenvolvimento propicia a aprendizagem. Educar é mais do que transmitir conteúdos, consiste em garantir o pleno desenvolvimento das funções mentais, os valores morais até a adaptação a vida social adulta.