Criatividade e inovação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Os sete pecados capitais cometidos na venda de projetos de T&D - CBTD
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Mudança Organizacional
PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA?
Sistema de Informação Gerencial
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo A Administração da revolução “O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do.
EMPREENDEDORISMO Almir Moreira Júnior (043)
POR QUE PLANEJAR!.
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Empreendedorismo.
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR
Empreendedorismo.
Empreendedorismo nas Empresas
TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE ADEQUAR OS MEIOS AOS FINS DESEJADOS
Aula - Tema: O empreendedor.
Empreendedorismo Cidinha Fonseca.
Adm. Marco Antonio Murara CRA/SC
Uma Visão para Empresas de TI
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
MUDANÇA Organizacional Adm. Aline Mendonça.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
- Minister (subordinação ou obediência)
Empreendedorismo pode ser aprendido
EMPREENDEDORISMO.
EMPEENDEDORISMO.
Presidente Conselho de Jovens Empreendedores do Amazonas - CJE
EMPREENDEDORISMO: A GRANDE REVOLUÇÃO DESTE SÉCULO
Aprendendo a ser empreendedor
Por que estudar sistemas de informação?
conhecimentos em resultados
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Objetivos do estoque Objetivos de custo: a questão crítica é balancear os custos de manter e de pedir estoque, porque esses custos têm comportamentos conflitantes.
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
McClelland Busca de oportunidade e iniciativa
Av. Tte. Névio Baracho, nº 289 – Jardim Bela Vista – São José dos Campos – SP – CEP Tel(fax): (12) PRINCÍPIOS / FATORES.
Os Desafios do Contador diante do Mundo Empreendedor
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Empreendedorismo.
  EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO.
Comportamentos do Empreendedor
PROCESSO DECISÓRIO ELEMENTOS:
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Coelho’s Consultoria.
Técnicas de Empreendedorismo
Prof. Ricardo Empreendedorismo.
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
Desafio BuscaPé “Sua Ideia Vale 1 milhão!”
Qualificação Profissional – Auxiliar em Serviços Gerais
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Aula 1 – António Albano Baptista Moreira RELACIONAMENTO CORPORATIVO.
Empreendedorismo “Imprendere”
Atividade empreendedora como opção de carreira O desenvolvimento de novos empreendimentos é fundamental, não só para aqueles que decidem viver diretamente.
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
APRENDENDO A EMPREENDER GERENCIANDO UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL.
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
80 HORAS/AULA FACULDADE NOVO MILÊNIO PROFESSORA MS. ROSANY SCARPATI RIGUETTI MÓDULO 1 – FUNDAMENTOS -30 HORAS – SLIDE 1, 2 e 3 – APOSTILA 1.
Os 10 Mandamentos Para o Empreendedor.
Prof. Fernando Henrique Ramos1 Empreendedorismo - FSC Geralmente, inovações podem ser definidas como processos de criação e desenvolvimento de uma idéia.
EMPREENDEDOR X ADMINISTRADOR
Aos que têm iniciativa, são atentos às oportunidades, aceitam desafios, administram a mudança e criam as organizações de amanhã.
COMO ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO Vontade e uma boa ideia não bastam, é preciso planejamento adequado.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Tema: Comportamento do Shopper (Comprador) no PDV
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
Transcrição da apresentação:

Criatividade e inovação Empreendedorismo

O que é criatividade? “É um processo que envolve o cérebro como um todo; implica a habilidade de desafiar suposições, reconhecer padrões, ver de novas maneiras, fazer conexões, arriscar-se, e “agarrar as oportunidades”.” Walter Hermann, 1990

Você é criativo? Criatividade é complicada? Para que serve a criatividade? Criatividade é dom ou treino? Do que é feita a criatividade? Como ser mais criativo?

CRIATIVIDADE Conhecimento Habilidades Motivação Os três componentes da Criatividade Teresa Amabile - Harvard

CPS – Solução Criativa de Problemas Objetivo AÇÃO Busca Divergência Seleção Convergência Não seria ótimo se? Por que não? O que podemos combinar? Será que dá para fazer? Alguém já fez isso? Vai funcionar?

CPS – Solução Criativa de Problemas Estabelecimento do Objetivo Levantamento de Fatos Identificação do Problema Geração de Idéias Escolha/Fortalecimento da Solução Fase de Aceitação

CPS – Solução Criativa de Problemas O que? Como? Geração de Idéias Quais as maneiras que você pode imaginar para resolver este problema? Que outras alternativas podem ser utilizadas? Existem outros pontos de vista? Alguém já resolveu este problema? Dá para combinar soluções? Existe alguma situação parecida com solução interessante? Aceite todas as idéias. Estimule combinações de soluções anteriores Construa a partir da idéia dos outros Proponha soluções a partir de conexões de temas aparentemente sem relação Gere uma grande quantidade de idéias sem se importar com a qualidade das propostas “A melhor maneira de ter uma boa idéia é tendo muitas!”

Inovação = Criatividade Empresarial O que é inovação? “Corresponde à colocação no mercado de um processo, produto ou idéia recentemente inventado, com o propósito da sua exploração comercial.” Schumpeter Inovação = Criatividade Empresarial

O que é preciso para inovar? Conhecimento Habilidades Motivação CRIATIVIDADE Recursos Gestão Motivação Organizacional INOVAÇÃO

percepção dos clientes Classificação da inovação percepção dos clientes Novo Benefício Melhoria Sem mudança Nova Radical Novas receitas devido a novos produtos ou novos mercados Incremental Melhoria incremental de receitas em produtos existentes Redução de custos tecnologia Base Redução de custos Disponível Fonte: Wheelwright, Steven, Clark, Kim. Revolutionizing Product Development, 1992. Exhibit 2-10, pag 49.

Benefícios da inovação BT (British Telecom) faturou 30 milhões de libras entre 1999 e 2001, a partir de patentes registradas. IBM fatura mais com serviços do que com venda de equipamentos. Fundada em 2001, após a venda da Biobrás (fabricante de insulina), a Biomm detém uma tecnologia de produção de proteínas recombinantes. Sua principal área de atuação é licenciamento da tecnologia e prestação de serviços biotecnológicos (P&D).

O que é o Empreendedor? “É o agente do processo de destruição criativa, que é o impulso fundamental que aciona e mantém em marcha o motor capitalista, constantemente criando novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados e, implacavelmente, sobrepondo-se aos antigos métodos menos eficientes e mais caros.” Schumpeter O empreendedor deve perceber oportunidades que os outros não se interessam ou não conseguem enxergar e transformar estas oportunidades em negócios.

Visão empreendedora Variáveis Econômicas: incentivos de mercado (novas necessidades sociais) e estoque de capital. Variáveis Sociais: legitimidade social, estrutura legal, cultural e mobilidade social.

Maquiavel, em O Príncipe. “Devemos considerar que não há nada mais difícil de se realizar, de sucesso mais incerto, nem mais perigoso de se lidar do que se iniciar uma nova ordem das coisas. Pois quem faz uma mudança encontra inimigos em todos os que lucram com a antiga ordem e apenas indiferentes defensores em todos os que lucrariam com a nova ordem. Essa indiferença surge, em parte, do medo de seus adversários, que têm as leis em seu favor e, em partes, da incredulidade humana, que não acredita em nada de novo até que o tenha realmente experimentado.” Maquiavel, em O Príncipe.

Competências de REALIZAÇÃO As 10 competências empreendedoras Competências de REALIZAÇÃO Competências de PLANEJAMENTO Competências de INFLUÊNCIA

As 10 competências empreendedoras REALIZAÇÃO Busca de oportunidades e iniciativa Correr riscos calculados Exigência de qualidade e eficiência Persistência Comprometimento

As 10 competências empreendedoras PLANEJAMENTO Busca de informações Estabelecimento de metas Planejamento e monitoramento sistemáticos

As 10 competências empreendedoras INFLUÊNCIA Persuasão e Rede de Contatos Independência e Autoconfiança

Obrigado! Kleston Santos Faria kleston.faria@terra.com.br