Intervenção psicomotora em alunos da educação infantil da rede pública

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ASSUNTO 6: Operãções com números racionais
Advertisements

Registro de Estudo de Caso.
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ESPECIALIZADO Profa. Dra. Nely Garcia
PROPOSTA DE ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS REALIZADA PELO PROJETO CRECHE DAS ROSINHAS ANO XIV, NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2008 STEPHANIE.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 9 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 9 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Avaliação Psicomotora
Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
ENTREVISTA COM O PROFESSOR
ASSUNTO 7: Operãções com números
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
GRUPO DE NEUROCIÊNCIAS IIER
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIA DATA:22/08/07.
MATRIZES É uma tabela disposta em “m” linhas e “n” colunas.
Questionário de Avaliação Institucional
Tradução e adaptação, Ana Luiza Navas
O que é Dislexia? Dislexia é uma falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura.
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico
Olá nós somos do Grupo Trilobites!
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Campus de Caraguatatuba
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
Prefeitura municipal de Imperatriz
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
Protocolo de identificação precoce dos problemas de leitura: Proposta de avaliação para escolares em fase inicial de alfabetização. Simone Aparecida Capellini,
alfabetização INTRODUÇÃO
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
MATRIZES.
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
O Papel do Monitor.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
II Orientação Técnica PCAGP.
Arquitetura de computadores
2º ENCONTRO PRESENCIAL GSE SUPERVISORES. Resultado do 1º EP GSE SUP VídeoAvaliação.
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Plano Individual de Intervenção para a Criança com Autismo
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Tribunal de Contas do Estado do Paraná
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental Maria Malta Campos, Eliana Bahia Bhering, Yara Esposito,
Escola Estadual Projeto Lagoa São Paulo
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
Teorema de Laplace Exemplos e fórmula para o cálculo da matriz inversa.
PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA.  A base do aprendizado da criança é a sociointeração. Quando ela é exposta em contato com outras crianças,
Educação Especial e Inclusiva I Prof. Gilca
Caixa de Texturas Macio Áspero Duro Enrrugado.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
ORIENTAÇÕES A PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E O TEA
SILVANA BERBEL FERNANDES
Sequência Pedagógica da Dança
Experimental /1 - Memória
FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM
Rafael Felipe Sawitzki
Apresentação de Trabalhos Acadêmicos
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
INFORMÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POIE IRIS E GLORITA.
Seminários Descentralizados: Expectativas. Socializar as propostas de trabalho e as práticas decorrentes do MGME; Montar um banco de propostas pedagógicas.
Transcrição da apresentação:

Intervenção psicomotora em alunos da educação infantil da rede pública

O estudo está sendo realizado por estudantes e professores de Educação Física e Fisioterapia, todas as sextas feiras nas instalações da Creche Escola Municipal Professora Marília de Teves Moreno, localizada na cidade de Cabo Frio/RJ.

OBJETIVO: Estimular o desenvolvimento dos aspectos motor, afetivo, cognitivo e social, contribuindo de forma positiva no desempenho escolar e na vida diária desses alunos.

Para o início da intervenção, 12 (doze) alunos com idade entre 4 e 5 anos foram avaliados através de um protocolo específico (Perfil de Desenvolvimento Motor – Vitor da Fonseca – 1984).

Os dados obtidos foram tratados de forma descritiva através da apresentação da frequência e da relatividade (%) em três categorias: Não adquirida hesitante integrada

Perfil de Desenvolvimento Motor – Vitor da Fonseca - 1984 Bateria de avaliação: Perfil de Desenvolvimento Motor – Vitor da Fonseca - 1984

Áreas 1ª Obs. 2ª Obs. 3ª Obs. 4ª Obs. 5ª Obs. PROTOCOLO – PERFIL DE DESENVOLVIMENTO (VITOR DA FONSECA 1984) Avaliação Evolutiva Áreas 1ª Obs. 2ª Obs. 3ª Obs. 4ª Obs. 5ª Obs. Coordenação Motora   Viso – motricidade Percepção Visual Memória Visual Percepção Auditiva Memória Auditiva Chave: Escala 1 – Raramente (fracas). Muitas dificuldades 1 – aquisição não adquirida. 2 – Ocasionalmente (hesitante). Algumas dificuldades 2 – aquisição hesitante 3 – Freqüentemente (fortes). Nenhuma Dificuldade 3 – aquisição integrada. 1 2 3 MA = Memória Auditiva PA = Percepção Auditiva MV = Memória Visual PV = Percepção Visual VM = Viso-motricidade MA Segue  e executa 3 ordens ou direções CM = Coordenação Motora 6.1 PA  Localiza a fonte do som Identifica sons comuns 5.1 5.2  MV Recorda figuras de animais Nomeia objetos por memória Recorda uma seqüência de 3 cores 4.1  4.2  4.3  PV  Combina e classifica objetos pela cor Combina e classifica objetos pela forma Combina e classifica objetos pelo tamanho  Combina tamanhos e formas no papel 3.1 3.2  3.3  3.4 VM Segue a trajetória com os olhos Enfiar pérolas Copia um círculo Copia uma cruz Copia um quadrado 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 CM Repta Anda Corre Salta Anda ao pé coxinho Mantêm-se sobre um pé 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6

Os resultados revelam que os fatores: percepção visual viso–motricidade memória visual apresentaram maiores escores nas classificações hesitante e não adquirida

Os déficits acima relacionados podem ser associados à dificuldade de aprendizagem dos avaliados, uma vez que estes fatores são relevantes quando abordados na aprendizagem escolar.

Espera-se que com a aplicação de atividades psicomotoras direcionadas possa haver contribuições para um melhor rendimento escolar do aluno bem como contribuir para melhoria das AVDs (atividades diárias) .

Vale ressaltar que o projeto objetiva a integração dos fatores psicomotores que interferem na educação e desenvolvimento infantil Possibilita a obtenção de dados que auxiliam na prática profissional Permite a integração de diversos cursos como psicologia, pedagogia, educação física, fonaudiologia e fisioterapia.

Agradecimentos: Ms. Ana Maria Inocêncio Caroline Fernandes Ribeiro Renata Fogaça Negri Direção da escola, professores, responsáveis e alunos da Creche Escola Municipal Professora Marília de Teves Moreno

Autor: escritor não identificado “A palavra é que nomeia o mundo, então o mundo é do tamanho da palavra que eu tenho” Autor: escritor não identificado