CONEP: histórico, funções e relações com os CEPs.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ética e Pesquisa José Roberto Goldim.
Advertisements

Aspectos Éticos Aplicados ao Projeto de Pesquisa
Capacitação de Comitês de Ética em Pesquisa
Ética em pesquisa envolvendo seres humanos
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Consentimento Livre e Esclarecido
ÉTICA EM PESQUISA.
Comitês de Ética em Pesquisa: Características Gerais, Questões Atuais Questões Atuais Prof. José Roberto Goldim dezembro/2000.
Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
21/09/2004 O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos Breve histórico.
Veloso - GAPA, Fórum ONG Aids, CEP CRT DST/AIDS SP 1 II ENCEP – São Paulo, agosto de 2007 Avaliação do sistema CEP/CONEP: a perspectiva dos usuários do.
Avaliação e capacitação do Sistema CEP-CONEP
PROFª Ma. MARTA MORGADO PEREIRA VALENTE
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Sistema CEP – CONEP: Organização e Funcionamento
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Aspectos Éticos em Pesquisas no SUS
Resolução 196/96 de 10 de Outubro de 1996
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Planejamento Estratégico do PGQP
CÓDIGO DE DEONTOLOGIA DA ENFERMAGEM
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – Unoesc -
A Ética na Pesquisa em Seres Humanos
Aspectos éticos da pesquisa
Boas Práticas Clínicas Documento das Américas Introdução
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Metodologia Científica
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
A Importância da Educação Continuada
PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS
Comitês de Ética em Pesquisa: Características Gerais,
INSTITUTO OSWALDO CRUZ Secretaria Estadual da Saúde de Santa Catarina
ÉTICA EM PESQUISA Prof. Sérgio Machado Porto
Resolução 196/1996 sobre pesquisa envolvendo seres humanos
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Pesquisas envolvendo Seres Humanos no Brasil:
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Competência Legal da CIEA-BA
ESF Integralidade da assistência
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
A Sociedade humana: generalidades
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
A BORDAGEM C ENTRADA EM E SPECIALISTAS Capítulo 8.
A prática do psicologo no CRAS
COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA (CEPs) da UNICAMP Campus Piracicaba (FOP): criado em set-1997 Campus Campinas- maio (DFCM20 / 97) Finalidade: fazer.
“A importância ética do estudo científico com seres humanos” Resolução CNS nº 466/12 Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanoS da URI Campus de santo.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Atuação dos agentes de Controle Social
Biotecnologia Módulo 2 Profª. Chayane C. de Souza
Histórico do SS no MPPR A CF/88, deu nova conformação ao Ministério Público definindo-o em seu artigo 127 como: “uma instituição permanente, essencial.
Ética e pesquisa em Saúde Mental
O que é ética? É um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
TCC.
Comitê de Ética em Pesquisa
Ética na Pesquisa com Seres Humanos
Ética em pesquisa Resolução 196/96.
OFICINA SOBRE A ISO – DIRETRIZES PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 17 e 18 de maio – 2012 Brasília.
Ensaios clínicos em países em desenvolvimento: a falácia da urgência ou a ética do mercado Encontro Nacional dos Comitês de Ética em Pesquisa Brasília,
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
COFEN-DAS RELAÇÕES COM A PESSOA, FAMILIA E COLETIVIDADE. DIREITOS
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 8º Encontro Aspectos Práticos para a Elaboração do Plano de Ação de 2012 nos parâmetros indicados pelo Conselho Nacional.
Transcrição da apresentação:

CONEP: histórico, funções e relações com os CEPs. Programa de Fortalecimento dos CEPs CONEP: histórico, funções e relações com os CEPs. Profª Dra. Sonia Maria Oliveira de Barros

Missão do Sistema CEP/CONEP Proteger os sujeitos envolvidos, garantindo a todos que os seus interesses serão considerados acima dos interesses da ciência e ou da sociedade. Controle Social

Comitês de Ética em Pesquisa Criados como instâncias independentes, para funcionar como uma terceira parte entre os pesquisadores e pesquisados, manifestando-se em nome da sociedade (com múnus público). Controle Social

Alicerçada em fundamentos conceituais adequados e fortes. Resolução 196 Alicerçada em fundamentos conceituais adequados e fortes. - Exige um processo ativo bem definido e articulado para sua implementação. - Sistema Conep/Ceps: agente ativo da operacionalização e da efetiva implementação. - A operacionalização exige o exercício dos seus aspectos conceituais  reflexão e juízo crítico para a tomada de decisão.

Comitês de Ética em Pesquisa “ desempenhar papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão em torno da ética nas ciências”. Res. 196

A análise dos protocolos de pesquisa está baseada nos três princípios éticos Autonomia Beneficência Justiça

Res.196/96 III.1 - A eticidade da pesquisa implica em: a) consentimento livre esclarecido dos indivíduos-alvo e a proteção a grupos vulneráveis e aos legalmente incapazes (autonomia). Neste sentido, a pesquisa envolvendo seres humanos deverá sempre tratá-los em sua dignidade, respeitá-los em sua autonomia e defendê-los em sua vulnerabilidade; b) ponderação entre riscos e benefícios, tanto atuais quanto potenciais, individuais ou coletivos (beneficência), comprometendo-se com o máximo de benefícios e o mínimo de danos e riscos; c) garantia de que danos previsíveis serão evitados (não maleficência); d) relevância social da pesquisa com vantagens significativas para os sujeitos da pesquisa e minimização do ônus para os sujeitos vulneráveis, o que garante a igual consideração dos interesses envolvidos, não perdendo o sentido de sua destinação sócio-humanitária (justiça e equidade). Res.196/96

Características dos Comitês de Ética em Pesquisa Interdisciplinaridade Independência “munus público” Papel consultivo, deliberativo e educativo Defesa dos interesses dos sujeitos da pesquisa Desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos

O cenário atual é mais complexo: Pesquisa clínicas custeadas por instituições privadas = interesse econômico Novos dilemas éticos em áreas sem diretrizes sociais consolidadas Ampliação do campo das práticas científicas dos diversos profissionais Pesquisas multicêntricas ou envolvendo cooperação multinacional.

1977 – Inserção da comunidade científica ao circuito internacional de pesquisas clínicas. 1995 – Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária deu licença para importação de novas drogas referentes a 35 protocolos de pesquisa. 2000 – LI para 747 protocolos 1990 a 1999 – Dados do FDA mostram que o número de pesquisadores de fora dos EUA envolvidos nos projetos multicêntricos cresceu sete vezes. 2001 – A Conep recebeu 1300 projetos de áreas temáticas especiais, 80% de novas drogas, multicêntricos internacionais. Nos CEPs tramitaram 13000 protocolos 2003 – 1500 projetos na CONEP

O Comitês de Ética em Pesquisa hoje buscam: Crescimento na competência Uniformidade nos julgamentos Aprender a reconhecer dilemas dentro dos protocolos Reconhecer conflitos de interesse

Sistema CONEP/CEPs Capacitação e preparação dos membros relatores Manual operacional para CEPs Implantação do SISNEP

Sistema CONEP/CEPs: experiência acumulada para identificar situações de risco Desenho da pesquisa Recrutamento de sujeitos de pesquisa Exercício de julgamento criterioso e fundamentado nas diretrizes éticas

Sistema CONEP/CEPs: novos desafios Assegurar a multidisciplinaridade e independência do Comitê Reforçar atuação educativa junto a pesquisadores Encontrar métodos para acompanhar o desenvolvimento da pesquisa na instituição. Promover o treinamento e formação dos membros e relatores.