UM CAMINHO A SER PERCORRIDO OBJETIVANDO A INCLUSÃO SOCIAL

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Transcrição da apresentação:

UM CAMINHO A SER PERCORRIDO OBJETIVANDO A INCLUSÃO SOCIAL EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA UM CAMINHO A SER PERCORRIDO OBJETIVANDO A INCLUSÃO SOCIAL

Estratégias de Aula para Inclusão da Pessoa com Deficiência: da recepção do aluno deficiente à escolha de atividades/turmas Profª Ms. Jacqueline Dourado Penafort

Preconceitos e Estigmas Trabalho - Cultura - Lazer - Esportes generalizações direitos O deficiente: Tem necessidade de: Trabalho - Cultura - Lazer - Esportes e pode vencer. Reflexão: Se vence, é uma exceção que confirma a regra? É concebível que Deficiência, alegria, alto desempenho prazer, sucesso e felicidade estejam juntos numa mesma pessoa?

ESCOLA E SEU PAPEL SOCIAL O QUE VOCÊ ENTENDE POR: DEFICIÊNCIA; EXCLUSÃO E INCLUSÃO; ESCOLA E SEU PAPEL SOCIAL

Vamos contar uma história Mariah e Jonas, um casal batalhador, na faixa etária dos 30 anos, já estão casados há 5 anos e resolveram ter um filho; Estão bem de saúde, com as contas em dia e não demoram muito para engravidar; Conforme a gravidez vai ficando evidente, já começam a realizar as mudanças que queriam para receber bem o filho que está chegando;

Quantos sonhos? Quantas expectativas? Quantos desejos estão aguardando a espera do filho que eles já deram o nome de Paulo Paulo nasce lindo, forte, corado, só que ele teve uma má formação das pernas e pés E agora? O que vamos fazer? O que vai ser dele? De quem é a culpa?

??? Ele é Doente? Culpa Tem defeito? Revolta Será segregado? Seu futuro será bom? Tristeza ??? E se a gente morrer quem vai cuidar dele? E o que planejei pra ele? Precisa sempre de ajuda? Insegurança Tem opção de escolha? Como as pessoas vão lidar com ele?

Eu nasci dentro de uma família INCLUSÃO X NÃO EXCLUSÃO Espera aí!!!!!!!! Eu nasci dentro de uma família Eu sou deficiente e daí? Não me excluam!!! INCLUSÃO X NÃO EXCLUSÃO

Qual é o primeiro segmento da sociedade que recebe o deficiente? Deficiência no Brasil OMS/ONU - 10% IBGE 14 % 20 milhões x 3 Importância social, política e econômica Qual é o primeiro segmento da sociedade que recebe o deficiente?

Do “choque inicial” à participação plena no processo A Família Do “choque inicial” à participação plena no processo Luto, fuga, negação, busca => compreende a realidade => participa Maiores educadores Direitos – informações, apoio e tempo HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DAS NOMENCLATURAS: Excepcional Deficiente Portador de deficiência Portador de necessidades especiais Pessoa com deficiência

A Escola Toda escola é sempre um espaço de inclusão? Como lida a Escola com as diferenças? Igualdade de oportunidades é um fato? Não à exclusão está presente como linha mestra dos relacionamentos? Comunidade (Sociedade) está envolvida no processo escolar?

Serviços de saúde pública A Integração entre as ações da Escola e da área da Saúde é o caminho para minimizar o choque. DEFICIÊNCIA - MAIOR DAS DIFERENÇAS Desconhecimento – falta de informações As barreiras físicas e atitudinais A generalização - ação de estender os resultados da observação de alguns casos ao conjunto dos casos possíveis criando uma proporção de caráter geral. Direito – conjunto de princípios e normas da vida em sociedade que buscam expressar e também alcançar um ideal de justiça, traçando as fronteiras do ilegal e do obrigatório, ou seja, aquilo que é facultado a um individuo ou a um grupo de indivíduos por força de leis ou dos costumes.

INCLUSÃO SOCIAL

ENCARAR A QUESTÃO É UMA DECISÃO INDIVIDUAL, MAS, COM CERTEZA IMPLICA EM CORAGEM E DISPOSIÇÃO DE TOMAR PARTE DISSO!

O Ensino inclusivo apóia-se em 3 pilares: Rede de apoio – apoio através das conexões formais e informais. Consulta cooperativa e – várias especialidades planejando, e trabalho em equipe implementando juntas programas para diferentes alunos Aprendizagem cooperativa – agrupamentos heterogêneos - tutela de pares - vários interesses e formas para desenvolver atividades - instrução multinível Precisamos praticar para que isso se torne realidade efetivamente em todos os níveis.

Acredita-se que a diversidade fortaleça a turma e ofereça a todos os seus membros maiores oportunidades de aprendizagem. Logo, adaptar o ambiente às necessidades da diversidade dos alunos, estar pronto para receber e dar condições de usufruto igual para todos, são desafios para os professores, para a escola, para a sociedade

A Educação Inclusiva vem se mostrando como uma nova tendência educacional e social, introduzindo transformações nas aplicações feitas pela Educação, principalmente na área Adaptada.

Exemplo na Educação Educação Física Adaptada - Utilização dos princípios e bases da Educação Física aplicados às pessoas com deficiência. Como? BUSCAR- Uso das adaptações necessárias - Desenvolver holisticamente e - Dar condições do aluno usufruir das opções da prática

Sempre no atendimento ao aluno. Indivíduo Sujeito às influências das tendências educacionais, sociais, políticas que atuam diretamente no universo da Educação e do Esporte. Foco da Educação Física Adaptada Sempre no atendimento ao aluno.

Percebemos que o esporte adaptado de rendimento atua como LOCOMOTIVA no desenvolvimento da relação Sociedade / PPD / Esporte. Esporte PPD Exemplo: Sociedade Inserção de provas adaptadas nos Jogos Regionais e Abertos do Estado de São Paulo Essa oportunidade, proporcionada pelo poder público, tem fomentado e difundido o trabalho de atividade física, lazer e iniciação esportiva com a PPD, estimulando as demais dimensões do esporte e gerando novas formas de se encarar o deficiente.

Processo de avaliação do aluno SUGESTÃO Contato inicial - recepção do aluno e sua família. Solicitar algumas informações: - documentação; - o que é oferecido; - quais regras Processo de avaliação do aluno (começa na recepção, segue na entrevista e encaminhamento para avaliação na atividade) Avaliação inicial - pode ser uma aula na possível turma do aluno

Deve-se observar: nível de habilidade motora e social; limites; quadro geral; como estabelece relação; grau de comunicação; grau de independência; grau de atenção e resposta É importante ainda realizar a avaliação continuada, ou seja, acompanhar o desenvolvimento do aluno e ir adequando o trabalho sempre que necessário e possível JÁ INCORPORADO PLANEJAMENTO; SUPORTE; ORIENTAÇÃO; ACOMPANHAMENTO; REAVALIAÇÃO; AJUSTE REDIMENSIONAR

Equipe integrada - entre si - local de trabalho e comunidade DESAFIO Equipe integrada - entre si - local de trabalho e comunidade Manter contato - colegas de trabalho, - os alunos e seus familiares, - áreas afins Reunião mensal de equipe - discutir - analisar - estudar A troca (de dados, idéias, informações, etc) será a base da qualidade do serviço

Ideal Justificativa Requer Envolvimento Núcleo de suporte - uma equipe multidisciplinar ao trabalho Ideal Trabalhar um grupo de profissionais com o deficiente e sua família; as questões são amplas e têm raízes profundas. Trabalhar a comunidade escolar como um todo. Justificativa Adaptação – ao local, às condições, aos recursos, Requer Envolvimento Fazer parcerias, investimentos e doações locais

Nós estamos construindo essa ação Lembrem-se!!! Nós estamos construindo essa ação Podemos desenvolver alicerces do nosso trabalho, para que a qualidade se instale, o deficiente usufrua e a Sociedade se transforme em melhor para TODOS!

Dados pessoais 1-    Nome completo: _____________________________________________ 2-    Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino 3- Data de Nascimento: ____/____/____      4- Endereço:___________________________________________________ 5-    Bairro:________________________CEP:__________________________ 6-    Telefone para contato: Resid.:________________Cel.:_______________ Recado:_________________Nome/relação:___________________________ 7-     Nome da mãe:_______________________________________________ 8-     Nome do pai:________________________________________________

Características clínicas do aluno Área da deficiência e Patologia: ___ __________________________ Usa medicação? ( ) Sim ( ) Não Quais e para quê?__________________________ ______________________________________________________________________ Documentação apresentada: ( ) Laudo Médico (original e cópia) Falta o que:_____________ ( ) Atestado médico data do exame:___/___/___ ______________________ ( ) 2 fotos (atual do aluno e responsável, se for o caso) ______________________ ( ) Comprovante de residência (atual) ______________________ ( ) outros:

Características pessoais do aluno Altura:_____________ Peso:___________ Idade:_________ Tamanho de camisa: P( ) Se locomove sozinho? ( ) Sim ( ) Não M ( ) G ( ) GG ( ) Precisa de algum apoio? ( ) Sim ( ) Não Qual?_____________________________ Alguém o ajuda? ( ) Sim ( ) Não Como?___________________________________ Como se relaciona com: Familiares _____________________________________________________________ Amigos _______________________________________________________________ Estranhos _____________________________________________________________ Animais domésticos _____________________________________________________ Tarefas _______________________________________________________________ Obrigações ____________________________________________________________

Informações sobre a expectativa do aluno e sua família sobre o trabalho oferecido Qual a atividade indicada e /ou pretendida? ________________________________ Por que? _____________________________________________________________ ____________ (Natação: Já participou? quanto tempo?)____________________________________ ______________________________________________________________________ O que a família espera desse trabalho? ______________________________________ O que o aluno quer do trabalho? ____________________________________________

Muitos dos nossos alunos mal conhecem a si próprios (potencial), Pensem nisso – os deficientes: Sofrem o preconceito da Sociedade, Algumas famílias os rejeitam, Muitos dos nossos alunos mal conhecem a si próprios (potencial), Perspectivas de praticamente tudo, para eles, estão começando a ser ampliadas.

Caso queira ajudar de verdade Faça o seu trabalho de forma séria, bem humorada e carinhosa Acredite no seu trabalho, Sempre procure melhorar a qualidade E nunca faça por menos, tenha sempre um objetivo maior.