Projeto Educação Popular e Atenção a Saúde do Trabalhador (PEPAST): a rádio comunitária como ferramenta de comunicação útil para ações de educação popular.

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Transcrição da apresentação:

Projeto Educação Popular e Atenção a Saúde do Trabalhador (PEPAST): a rádio comunitária como ferramenta de comunicação útil para ações de educação popular na comunidade INTRODUÇÃO O PEPAST é um projeto da UFPB pautado nos princípios da Educação Popular que busca a reorientação da formação acadêmica, contextualizada a práticas de um cuidado em saúde do trabalhador mais integral e humanizado. OBJETIVOS Esse estudo teve por objetivo descrever a experiência de utilização da rádio comunitária como instrumento para ações do projeto na comunidade Maria de Nazaré, na cidade de João Pessoa - PB. METODOLOGIA A rádio comunitária, apresentada nesse estudo, é um veículo social de comunicação pouco explorado e cujo potencial ainda não é reconhecido pela comunidade. Durante a construção de um grupo operativo em saúde do trabalhador na comunidade, os extensionistas fizeram uso dessa tecnologia para promover a divulgação de eventos, a sensibilização sobre a saúde do trabalhador e sua importância naquela área. Temas educativos foram trabalhados de acordo com as sugestões e demandas locais, assim como outras problemáticas que interferem na saúde dos trabalhadores, particularmente as condições precárias a que são submetidos os catadores de lixo. LACERDA, José Thalles Jocelino Gomes[1]; LUCAS, Nicole Leite[1]; ALVES, Érika Valeska da Costa[1]; CLAUDINO, Rianne Gomes; LACERDA, Dailton Alencar Lucas de [2]; NEVES, Robson da Fonseca [2] [1] Estudantes Extensionistas do Projeto Educação Popular e Atenção a Saúde do Trabalhador da Universidade Federal da Paraíba; [2] Docente Coordenador do Projeto Educação Popular e Atenção a Saúde do Trabalhador da Universidade Federal da Paraíba. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - VASCONCELOS, E. M. Educação popular e a atenção à saúde da família; casos Montagem a partir de trechos do livro Educação Popular e a atenção à saúde da família (Hucitec, 2002). -CECCIM, R. B.; FEUERWERKER, L. C. M. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da Integralidade Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, 20(5): , set - out, AMARAL; J. L.; LACERDA; D.A.L. Projeto de educação popular e atenção à saúde do trabalhador. Disponível em: RESULTADOS Os chamamentos para os encontros proporcionaram debates sobre as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores no seu cotidiano, por meio de “rodas de conversas” onde estavam presentes o acolhimento, a escuta, a troca de saberes, a solidariedade e a autonomia, visando à superação das contradições desse campo. Nesse sentido, a Rádio Comunitária passou a ser um importante instrumento de integração entre o projeto e a comunidade. CONCLUSÃO Esta experiência aponta para a perspectiva de parceria entre a extensão e a comunidade, visando à reorientação na atenção integral à saúde do trabalhador e consolidando a rádio- difusão comunitária como uma tecnologia alternativa para a construção de vínculo com a comunidade.