LOGÍSTICA EMPRESARIAL

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LOGÍSTICA EMPRESARIAL UNIDADE 1: CONCEITO DE LOGÍSTICA EVOLUÇÃO DO CONCEITO LOGÍSTICA NO BRASIL FUNÇÕES LOGÍSTICAS LOGÍSTICA E COMERCIO ELETRÔNICO SISTEMAS LOGÍSTICO EFICIÊNCIA LOGÍSTICA AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE LOGÍSTICA

LOGÍSTICA EMPRESARIAL A logística se originou como uma ciência Militar; A definição mais aceita do objetivo logístico: “Assegurar a disponibilidade do produto correto, na quantidade correta, na condição correta, no lugar certo, na hora certa, para o consumidor correto por um custo ideal” ; O conceito de logística está em constante evolução, acompanhando a evolução das organizações.

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Conceito de Logística “A Logística empresarial trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável”. (BALLOU, 1995)

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Conceito de Logística 2 “A Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo”. (CHRISTOPHER, 1997)

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Conceito de Logística 3 “O conjunto de atividades baseadas na movimentação eficiente de produtos acabados da linha de produção ao cliente final e, em alguns casos, incluem a movimentação de matérias primas do fornecedor ao início do processo produtivo. Estas atividades incluem o transporte, armazenamento, administração de materiais, embalagens protetoras, controle de inventário, previsão de vendas e serviços à clientes”. (Conceito inicial do CLM)

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Conceito de Logística 4 ““A Logística é a parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento, à jusante e reverso, eficientes e eficazes dos bens e serviços, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes”. (Conceito atual do CLM)

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Evolução do Conceito

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Conceito de Logística - Visualização LOGÍSTICA É O PROCESSO DE PLANEJAR, IMPLEMENTAR E CONTROLAR O ... ATÉ UM PONTO DE CONSUMO DESDE UM PONTO DE ORIGEM ... FLUXO E ARMAZENAGEM DE MATÉRIAS-PRIMAS PRODUTOS ACABADOS INFORMAÇÕES CONFORME AS NECESSIDADES DOS CLIENTES DE FORMA EFICIENTE E EFETIVA

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Funções Logísticas Aspectos da Logística Interna e Externa: Interna: enfoque na eficiência do fluxo interno de materiais Externa: Distribuição do produto Rede de fornecimento; Estratégias de Mercado

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Funções Logísticas A logística empresarial pode ser resumida na seguinte equação: Logística de Suprimentos + Logística de Produção + Logística de Distribuição Física = Logística Empresarial

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Funções Logísticas ************************************************************* Administração de materiais: Fornecedor de Matéria Prima Estoque / Linha Controle de Produção: Estoque da Matéria Prima Produto final Distribuição Física Produto Final Cliente Final (Incluindo reciclagem)

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Funções - Atividades Primárias As funções Logísticas mais importantes podem ser resumidas em Atividades Primárias: Transporte Manutenção de Estoques Processamento de Pedidos

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Funções - Atividades Primárias CLIENTE PROCESSAMENTO DOS PEDIDOS TRANSPORTE ARMAZENAGEM

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Funções - Atividades de Apoio As atividades de apoio oferecem suporte às atividades primárias. São elas: Armazenagem (na entrada) Manuseio de Materiais Embalagem de Proteção Obtenção (aquisição) Programação Manutenção de Informações

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Integração das Funções Nível de Serviço Processamento de pedidos Manutenção de estoques Programação do pedido obtenção Armazenagem Manutenção de informações Transportes manuseio de materiais Embalagem de proteção      

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Logística e Controle da Produção Existe uma dificuldade muito grande na distinção entre Logística e Controle de Produção, pois as principais técnicas/filosofias de produção são aplicáveis a ambas as áreas. JIT; Lead Time; Compras/Suprimentos; Planejamento das necessidades da Manufatura; Movimentação de materiais; etc.

LOGÍSTICA EMPRESARIAL O AMBIENTE ATUAL Ciclo de vida do produto tem diminuído A cada lançamento o ciclo é reduzido pela metade Enfoque na flexibilidade e agilidade Novo estilo Gerencial devido à política de parcerias Investimentos em sistemas informatizados que propiciam maior flexibilidade/rapidez de resposta Internacionalização dos mercados de compra e venda Preocupação com a disposição de itens recicláveis (a logística reversa)

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Eficiência Logística A necessidade de eficiência na logística decorre de uma visão segmentada, não sistêmica, que existe na maioria das organizações, responsável pelo surgimento de alguns problemas logísticos: Ciclos logísticos mais longos Custos Logísticos elevados Baixo Nível de Serviço ao Cliente

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Eficiência Logística Organização Ambiente

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Eficiência Logística AMBIENTE EMPRESARIAL Ritmo da Mudança ( Laminar ) Característica crescente Demanda Custos materiais baixos Custos financeiros baixos confiáveis previsões produtividade modelo

AMBIENTE EMPRESARIAL variável Custos materiais altos Ritmo da Mudança ( turbulento ) Característica Demanda variável Custos materiais altos Custos financeiros previsões Pouco confiáveis modelo competitividade

PARÂMETROS DE COMPETITIVIDADE INPUTS SISTEMA PRODUTIVO QUANTIDADE OUTPUTS PREÇOS VARIEDADE PRAZO QUALIDADE

PARÂMETROS DE COMPETITIVIDADE INPUTS SISTEMA PRODUTIVO S O E Ç R I V OUTPUTS

TÉCNICO- ORGANIZACIONAL Exigências ao Sistema Logístico ECONÔMICAS SOCIAIS POLÍTICAS ECOLÓGICAS SISTEMA LOGÍSTICO SANITÁRIAS RELIGIOSAS FINANCEIRAS JURÍDICAS TÉCNICO- ORGANIZACIONAL AMBIENTE

EXIGÊNCIAS TÉCNICO-ORGANIZACIONAIS Capacidade de Reação Flexibilidade Dinâmica do Rendimento SISTEMA PRODUTIVO Estabilidade Ambiente Confiabilidade

A Logística no Brasil: Desafios e Oportunidades

Como a Logística Evoluiu Brasil: Fatos Determinantes < 1990 Desconhecimento Generalizado 1990 Abertura Comercial – Ameaça 1994 Estabilização Plano Real - Estoques 1996 Evolução da Infra-estrutura 1997 Entrada dos operadores logísticos 1999 Desvalorização Cambial 2005 O Desafio do Comércio Exterior

A Logística no Brasil É um negócio de grandes proporções... Movimenta cerca de R$ 210 bilhões por ano As 500 maiores gastam R$ 47 bilhões por ano Gastos logísticos representam 7% do faturamento (média) E tem evoluído muito rapidamente... Em termos de importância dentro das empresas Em termos da indústria de Provedores de Serviços Logísticos

Composição dos Gastos Anuais com Logística (R$ bilhões) 8,2 212,6 Administrativa 11,2 204,4 Armazenagem 70,7 Ítens de Despesa 193,2 Estoque 122,5 122,5 Transporte 50 100 150 200 250 R$ bilhões Fonte: Pesquisa de custos logísticos; Coppead - 2005

Status da Logística no Brasil Custos Logísticos como % do Faturamento Média aproximada dos custos logísticos em relação ao faturamento = 7% 43% 35% % de empresas 17% 3% 3% Menos de 5% 5 - 10% 10 - 15% 15 - 20% Mais de 20% (custos logísticos como % do faturamento) Fonte: Pesquisa Terceirização Logística – CEL/COPPEAD

Nível hierárquico do Principal Executivo de Logística A Logística no Brasil Crescente Importância Organizacional 59% 42% 9% 0% 0% Presidência Diretoria Gerência Gerência Gerência Senior Intermed. Operacional Nível hierárquico do Principal Executivo de Logística Fonte: Pesquisa Terceirização Logística – CEL/COPPEAD

Como as Empresas Enxergam a Logística? Importância Estratégica 95% 83% Concordo Concordo Parcialmente 16% Discordo 4% 1% 1% A logística representa vantagem competitiva para sua empresa. Serviços logísticos tem crescido de importância na visão dos clientes Fonte: Pesquisa Terceirização Logística – CEL/COPPEAD

Metodologia – Plano Diretor de Logística Diagnóstico e Plano Diretor de Logística Módulo 0 Módulo 1 Módulo 2 Módulo 3 Pré-Projeto Caracterização da Logística Definição de Frentes Prioritárias de Análise Identificação de Oportunidades Avaliação das Oportunidades Análise de Causas Plano de Ação Entrevistas Relevância em Custos Entrevistas Impactos Financeiros Requisição de Bases de Dados Diagrama Ishikawa Prioridade das Ações Contexto Estratégico Análise de Dados Importância Estratégica Impactos no Nível de Serviço Definição das ações 4W 2H Mapa de Custos Criticidade Pré-Diagnóstico Serviço ao Cliente - PREVISÃO DE VENDAS GESTÃO DE ESTOQUES PLANEJAMENTO PRODUÇÃO PROCESSO DE S&OP Rede Gestão de Materiais Armazenagem Expedição Transporte de Cargas Ciclo do Pedido Ciclo do Pedido Sistemas de Controle Estrutura Organizacional TI

A Crescente Importância do Serviço ao Cliente no Marketing Mix Faz Diagnóstico Externo de indústrias de bens de consumo avalia VAREJO INDÚSTRIA Todas as avaliações são baseadas nas percepções e expectativas dos varejistas !

O que é mais importante no momento da compra ? 5 10 15 20 25 30 35 40 45 1994 1995 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2005* % de importância de cada item Media para RJ e SP Preço Produto Serviço de Distribuição Promoção e Propaganda Todas as Classes de Produtos * Previsão dos supermercadistas

Quais os mais importantes itens de Serviço ao Cliente ? Disponibilidade de Produtos Tempo de Entrega Freqüência de Entrega Flexibilidade Sistemas de Informação Sistema de Remediação de Falhas Apoio na Entrega Física Apoio Pós-Entrega Cumprimento do Prazo 2o Ordem de importância 1o 3o 4o 5o 6o 7o 8o 9o Mais importantes Todas as Classes de Produtos

Quais os mais importantes itens de Serviço ao Cliente ? 5 4.5 Importância dos itens (escala 1 a 5) 4 Média de Todas as Regiões 3.5 1998 1999 2000 2001 2002 2003 Disponibilidade de Produtos Cumprimento do Prazo Tempo de Entrega Freqüência de Entrega Flexibilidade Sistemas de Informação Sistema de Remedição de Falhas Apoio na Entrega Física Apoio Pós-Entrega Todas as Classes de Produtos

Desempenho Típico X Melhores Desempenhos X Desempenho Esperado 6 5 4 dias Tempo de Entrega 3 2,6 dias (tipico) 2,1 dias (esperado) 2 2,1 dias (melhores) 1 Média para SP e RJ 1994 1995 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 Todas as Classes de Produtos Esperado Típico Melhores

1.2.a – Caracterização da Operação Análises Iniciais – Fluxos de Compra e Venda Fluxo de Compra Fluxo de Venda AS Distribuidor Origem: Fornecedor Destino: Unidade Vonpar Origem: Unidade Vonpar Destino: Cliente Direto Rota VONPAR

Excelência Operacional – Planejamento de Armazenagem As soluções propostas integram inteligência em gestão a ferramentas avançadas de simulação computacional 2 3 4 1 É responsável pela produção e abastecimento dos produtos para todo Estado do Rio de Janeiro a partir de uma única instalação Solução Desenvolvida Rua André Rocha Rua Cunha Moreira 1 2 3 4 5 6 7 8 Simulação computacional de processos internos de armazenagem Adequação dos processos de armazenagem ao atendimento de demanda Redefinição dos fluxos de veículos Redimensionamento de equipamentos de movimentação e de área de armazenagem Definição de equipes de trabalho Construção de mapa de KPIs Plano de implementação

O projeto de layout dos armazéns considerou os novos acessórios e ajudou a definir os equipamentos de movimentação Simulação computacional - Unidade Junqueira ARMAZÉM 2 ARMAZÉM 3 ARMAZÉM 4 ARMAZÉM 5 ARMAZÉM 6 2 Empilhadeiras H-155 /7 Ton Manuseio de bags Esteira manuseio de sacaria 1 Empilhadeira H-55/ 2.5 Ton Transporte de paletes/ magiconts H55/ 2.5 Ton insumos 2 Empilhadeira H - 100 /4 Ton Picking/armazém Empilhadeiras 2 talhas para carregamento de bags

Principais Decisões em Transporte Escolha de Modais Estratégia de Consolidação via Rede Propriedade da Frota: Própria ou Terceiros Estratégicas Seleção e Contratação de Transportadoras Gestão do Relacionamento Transporte Colaborativo Programação de Embarque Consolidação / Roteirização Auditoria de Frete Rastreamento dos Veículos Etc. Táticas Operacionais

A Logística como Processo que Agrega Valor na Atividade Comercial PRODUTO PROMOÇÃO PREÇO PONTO (DISTRIBUIÇÃO) QUALIDADE DO SERVIÇO AO CLIENTE

PROCESSAMENTO DE PEDIDOS Missão da Logística: Atender o Nível de Serviço Estabelecido ao Menor Custo Possível PONTO/NÍVEL DE SERVIÇO AO CLIENTE TRANSPORTE ESTOQUES ARMAZENAGEM MOVIM. MATERIAIS PROCESSAMENTO DE PEDIDOS

A Evolução do Conceito de Logística Integrada Estágio 1 - Funções Organizadas em Silos DISTRIBUIÇÃO SUPRIMENTO TRANSPORTE ARMAZENAGEM ESTOQUE PROC. PEDIDOS QUALIDADE SERVIÇO COMPRAS AVALIAÇÃO FORN.

A Evolução do Conceito de Logística Integrada Estágio 2 - Integração Funcional SUPRIMENTO APOIO A MANUFATURA DISTRIBUIÇÃO

A Evolução do Conceito de Logística Integrada Estágio 3 - Integração Interna SUPRIMENTO APOIO A MANUFATURA DISTRIBUIÇÃO

A Evolução do conceito de Logística Integrada Estágio 4 - Integração Externa - Supply Chain CLIENTES FORNECEDORES FLUXO DE MATERIAIS / ESTOQUE FLUXO DE INFORMAÇÕES DISTRIBUIÇÃO FÍSICA SUPORTE A MANUFATURA SUPRIMENTO EMPRESA

A Organização Tradicional: Estruturação das Funções Logísticas Presidente Finanças Produção Marketing Controle de estoque Processamento pedidos Análise de crédito Sistemas Informação Planejamento Instalações Compras Armazém Fábrica Transporte Eng. Industrial Previsão de Vendas Vendas Serviço ao Cliente Armazenagem M. Prima Programação Produção

A Organização Tradicional: Princípio dos Silos Transporte Distribuição Suprimento Armazenagem Estoque Proc. pedidos Vendas Compras Seleção fornec.

Estágio III da Organização Logística Diretor Executivo Executivo de Logística Planejamento Controller Planejamento Apoio de Recursos Logístico Logísticos Engenharia de Planejamento Controle de Transporte Previsões de Processamento Planejamento Embalagem Manuseio de Armazenagem das Estoques Mercado/Produto de Pedidos Funcional Materiais Necessidades Planejamento Programação Planejamento das da da Necessidades Produção Capacidade de Materiais Operações Logísticas Apoio à Distribuição Suprimento Produção Física