Jörg Meyer-Stamer Fundação Empreender

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Transcrição da apresentação:

Jörg Meyer-Stamer Fundação Empreender Projeto Marketing Municipal: Avaliação Participativa de Vantagem Competitiva Jörg Meyer-Stamer Fundação Empreender

Pontos de partida de política centralizada à formulação decentralizada de estratégias, no nível local e regional da relação hierárquica entre estado e sociedade à parceria pública-privada necessidade de utilização de metodologias participativas

Conceitos chaves vantagens competitivas são criadas dentro de empresas através de cooperação entre empresas através de cooperação entre empresas e instituições de suporte o diamante da competitividade (Michael Porter) clusters e Industrial Districts competitividade sistêmica

Seqüência de atividades Preparação de pesquisa Seminário de início do trabalho do campo Trabalho do campo Preparação dos resultados Apresentação dos resultados Passos seguintes

Preparação de pesquisa avaliação das publicações disponíveis (pesquisas, artigos em jornais e revistas) avaliação de estatísticas (IBGE, Ministérios federais / estaduais, CNI, Federação das Indústrias, RAIS, Balanço Anual, ...) formulação de hipóteses

Seminário de início do trabalho do campo apresentação da metodologia empregada diamante de Michael Porter competitividade sistêmica preparação de tarjetas (metodologia Metaplan) pelos participantes (principais lideranças): pontos fortes / pontos fracos, vantagem específica da região, visão daqui à dez anos discussão das tarjetas / observações / perguntas

Trabalho do campo (1) identificação de empresas, entidades e indivíduos a serem entrevistados entrevistas estruturadas (“conversas”), baseado em questionário aberto e metodologia qualitativa, junto com atores locais notas sobre observações, formulação de mais hipoteses

Trabalho no campo (2) organização de mini-workshops com representantes de um setor avaliação do desempenho do setor (Metaplan, diamante de Michael Porter)

Ferramentas específicas p/ trabalho do campo lifeline (linha da vida) mapping (mapeamento) trend analysis (análise de tendências)

Preparação dos resultados verificação / falsificação de hipóteses visualização / Metaplan apresentações em Powerpoint 1. diagnóstico explicação dos conceitos utilizados diagnóstico propostas 2. marketing municipal

Apresentação dos resultados distribuir tarjetas e canetas p/ todos os participantes, explicar as regras do Metaplan apresentar os resultados da pesquisa colocar as tarjetas na parede, observações / perguntas / propostas / discussão

Passos seguintes seminários de atores chaves para definir prioridades, atividades e responsabilidade de implementação e monitoramento implementação de atividades reuniões de avaliação e definição de mais atividades

Fundação Empreender Uma fundação de Associações Comerciais e Industriais (ACIs) em Santa Catarina, Brasil, para apoiar o desenvolvimento de associações empresarias Em parceria com a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (HWK), Munique, Alemanha Apoio: SEQUA, Bonn, e Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento, Bonn, Alemanha O objetivo do Projeto de Parceria em implantação desde 02/91 é entre outros a divulgação e difusão das experiências sobre o desenvolvimento organizacional de associações empresariais e a abertura destas para integração de médias e pequenas empresas. Nós oferecemos o nosso know how através de treinamentos, consultoria, e publicações. Este arquivo faz parte do nosso material de apresentação e orientação para dirigentes e executivos de associações empresariais, para colaboradores de projetos de cooperação técnica e outros interessados. Estamos permanentemente empenhados em desenvolver, complementar e aprimorar este material e também procuramos adaptá-lo para grupos alvo específicos (no nome do arquivo, o penúltimo algorismo refere-se ao ano da edição e o ultimo indica a versão). Atualmente dispomos de versões em português, espanhol, alemão e inglês. Este arquivo poderá, conforme desejo dos interessados, ser aplicado, reproduzido ou modificado (não cobramos direitos autorais). Temos entretanto um grande pedido: enviem-nos, por favor, exemplares (na forma de arquivo ou impressos) e outras informações, quando utilizarem o referido arquivo o algum dos seus elementos. Nós precisamos deste retorno e feed back para comprovar os efeitos do nosso trabalho perante todas as instituições que apoiam / financiam a Fundação Empreender. Nossas agradecimentos! A Equipe da Fundação Empreender Fundação Empreender a/c Associação Comercial e Industrial de Joinville Rua do Príncipe, 330 - 10. andar - C.P. 137 89201-901 Joinville, Santa Catarina, Brasil Tel. 0055-(0)47-461-3367 / Fax 0055-(0)47-461-3334 E-mail: acihwk@netville.com.br E-mail: mueglo@internet.de