Desenvolvimento Econômico Local e Regional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Inovação em Iberoamérica: passado e presente
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
C, T & I PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO PRINCIPAIS AÇÕES DA SECRETARIA SEESP – 11/12/2008.
Encontro de Líderes dos PEQPC
V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Desenvolvimento Regional Sustentável Grupo de Ensino e Pesquisa 1) Álvaro Fernandez Gomes - UNIFEB 2) Cássia Cristina Queiroz Monteiro – SENAC.
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
APL – Arranjos Produtivos Locais
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
Desenvolvimento Local e Sustentabilidade Gilson Domingues Cardoso Gerente de Desenvolvimento e Planejamento Vitória 19 de novembro de ª Gestão das.
Criar uma vantagem competitiva em Jaraguá do Sul
Criar uma vantagem competitiva em Brusque
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
Planejamento Estratégico do PGQP
Movimento Brasil Competitivo
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
Workshop Regional Ponta Grossa 5/4/2013
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais Novembro/2011 Mesa: Inovação, Conhecimento.
PLENÁRIA FINAL.
DIAMANTINO Social Consolidado. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA PARA PROMOVER A CIDADANIA REDUZIR O NÚMERO DE PESSOAS EM CONDIÇÕES.
Talentos para Inovação
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Marca de São Tomé e Príncipe( Branding)
Premissas Dados das Microrregiões.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
Sumário Projeto ptrs.
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
ZONA FRANCA DE MANAUS Prof. Joel Brogio
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
Seminário Avançado - Eletiva A
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
Competitividade e Inovação Influenciando o Crescimento Empresarial: a perspectiva dos empreendedores de empresas de base tecnológica Fernando Paiva IV.
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
AULA 3 Marketing.
XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Frederico Cavalcanti Montenegro Associação ITEP/OS 04 de novembro de 2011 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO.
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
Escola Politécnica Projeto Extensão Industrial Exportadora O que é o PEIEX? Convênio entre a Apex-Brasil e instituições de consultoria, pesquisa, ensino.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Os pólos de competitividade franceses – Mazé Maria José Torquato Chotil – 26 de março de Os pólos de competitividade franceses - O contexto - A.
A AGÊNCIA PARANÁ DE DESENVOLVIMENTO Desenvolver, coordenar e liderar ações para promover o desenvolvimento sustentável do Paraná. MISSÃO.
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento Econômico Local e Regional Economia Empresarial - FURB/FFM (out/99) Desenvolvimento Econômico Local e Regional Jörg Meyer-Stamer Instituto para Desenvolvimento e Paz (INEF) Universidade de Duisburg, Alemanha, e Fundação Empreender, Joinville

Economia Empresarial - FURB/FFM (out/99) De que estamos falando? Desenvolvimento Econômico Local e Regional Criação de renda e emprego através de fortalecimento de agricultura, indústria, comércio e serviços através de criação de uma vantagem competitiva no nível do município e da microregião

Pontos chave de uma política de competitividade regionalizada Economia Empresarial - FURB/FFM (out/99) Pontos chave de uma política de competitividade regionalizada criação de uma vantagem competitiva regionalizada fortalecer ainda mais pontos fortes, Alavancar potenciais existentes especialização e colaboração entre empresas e com instituições de suporte integração ativa em cadeias internacionais

Criação de uma vantagem regionalizada: Os quatro triângulos Economia Empresarial - FURB/FFM (out/99) Criação de uma vantagem regionalizada: Os quatro triângulos O triângulo da promoção de empresas O triângulo de fatores alvos O triângulo de política locacional O triângulo de desenvolvimento sustentável

O triângulo da promoção de empresas Economia Empresarial - FURB/FFM (out/99) O triângulo da promoção de empresas atração de fornecedores, empresas complementares, produtores de bens de capital, empresas de serviços promoção de terceirização, spin-off, suporte na sucessão empresarial fortalecer empresas locais promoção de novos empreen- dimentos atrair novas empresas novas oportunidades na indústria, comércio e serviços

Economia Empresarial - FURB/FFM (out/99) O triângulo de fatores alvos de uma política de competitividade regionalizada fatores de localização estáticos/objetivos relevantes para empresas relevantes para empreendores e funcionários fatores dinâmicos/subjetivos

Fatores Estáticos/ Objetivos localização geográfica infra-estrutura de transporte infra-estrutura de comunicação mão-de-obra (qualidade, quantidade) disponibilidade de terrenos impostos / incentivos aspectos do meio ambiente

Fatores Dinâmicos/Subjetivos, relevantes para empresas cultura empresarial e econômica da região imagem / percepção da região atuação do governo / atendimento às empresas presença de empresas do ramo instituições de treinamento e formação instituições de pesquisa, tecnologia, exames e certificação ambiente inovador da região desempenho de associações e sindicatos patronais

Fatores Subjetivos, relevantes para empreendores e funcionários qualidade da habitação e do bairro qualidade ambiental qualidade de escolas qualidade de infra-estrutura social e de saúde oferta de lazer

O triângulo de sinergias entre atividades de competitividade regionalizada promoção econômica: * preparação e reciclagem de terrenos * distritos e condomínios de alta qualidade * fortalecer a imagem e fatores não tangíveis promoção de emprego: * programas de emprego e renda c/ formação * casas populares planejamento urbano e regional: * criar espacos estruturados * criar um perfil específico * aumentar a qualidade urbana e do meio ambiente

O triângulo do desenvolvimento sustentável Ecológico Econômico Social

Evolução da política de competitividade regionalizada: o padrão internacional definição de uma estratégia regional ligação entre promoção econômica e outras atividades integração c/ Agenda 21 suporte p/ novos empreendimentos incubadoras tecnológicas suporte p/ empresas em crise sucessão empresarial atração de empresas agência de desenvol- vimento marketing imagem apoio p/ empresas disponibilização de terrenos

Atores de uma política de competitividade regionalizada * secretarias municipais estaduais * autarquias * banco de desenvolvimento * estatais (infra- estrutura) * entidades de suporte públicas * associações * sindicatos patronais e de trabalhadores * grandes empresas * incorporadoras * empresas de infra- estrutura * entidades de suporte priv. PPP Agências de desenvolvimento setor público setor privado

Conceitos de análise do ambiente local, 1: Michael Porter Empresas chaves Concorrência local Demanda sofisticada Instituições de suporte Entidades de classe Empresas de suporte (fornecimento, prestação de serviços)

Visões mais abrangentes: Competitividade sistêmica Economia Empresarial - FURB/FFM (out/99) Visões mais abrangentes: Competitividade sistêmica Nível meta Padrões da organização política e econômica orientadas ao desenvolvimento Capacidade p/ formulação de visões e estratégias Memória coletiva Coesão social Disposição a mudar e aprender Status social de empreendores Estrutura competitiva da economia Nível macro Ambiente econômica, político e legal estável Polítical cambial Política monetária Política orçamentária Política fiscal Nível meso Políticas específicas p/ criação de uma vantagem competitiva Política anti-trust Política de comercio exterior Proteção ao consumidor Promoção das exportações Política regional Política de infra- estrutura Promoção econômica Política industrial Política ambiental Política de educação Política tecnológica Nível micro Atividades dentro de empresas para criar uma vantagem competitiva Cooperação formal e informal, alianças, aprendi- zagem conjunto

Conceitos de análise do ambiente local, 2: Competitividade sistêmica Nível meta Nível macro Nivel meso micro Internacional Nacional Regional Local Concorrência entre sistemas econômicos Modelo nacional de desenvol- vimento Identidade e espírito regional União entre atores locais Mercado financeiro internacional Política macro- econômica Disponibilidade de recursos p/ investimentos ensino Protocolo de Montréal Promoção de exportações Apoio p/ pes- quisa e exten- são tecnológica PMEs e novos empreendim. Cadeias internacionais de produtos Grandes empresas Redes de fornecedores Micro e pequenas