Professora Raysa Ferreira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
DISSERTAÇÃO Como concluir???????.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
Título do Trabalho (Arial 54)
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
Artigo de opiniao É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes,
INTERAÇÕES Ler um artigo de apreciação crítica
EDITORIAL Os bons jornais e revistas do país geralmente buscam a imparcialidade, isto é, evitam misturar notícia com opinião. Para opinarem sobre os fatos.
Ensaiando um ensaio.
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
CRITICAL LITERACY.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
HOMILÉTICA Estrutura do sermão
O texto argumentativo.
Redação para ENEM CASDVest 2014.
Professora: Rosana Santos
Dissertação Redação.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Notícia O QUE É UMA NOTÍCIA?
Panorama geral sobre Artigo de Opinião
Texto Argumentativo É um texto em que não só expomos uma idéia, uma opinião ou uma tese, mas a defendemos de modo a fazer com que os leitores a.
O peso da redação no CV UFRGS
A notícia.
Professora Camile Baccin
COMO elaborar um ENSAiO ACADÊMICO
AULA 6 Como Estudar.
CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)
ARTIGO CIENTIFICO.
Profª Francisca Barros
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
UNIDADE BÁSICA DE UM BOM TEXTO
1- COLOQUE TÍTULO O título auxilia o ouvinte a identificar as informações que irá observar.
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
ELABORAÇÃO DE ARTIGO PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICO
O texto argumentativo.
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
Produção de Texto SARESP 2011
Posicionando-nos sobre temas polêmicos que circulam socialmente.
Existe falar certo e falar errado? (p. 68 e 69)
Produção de texto: Texto de opinião Definição Planificação Estrutura
Anúncio publicitário.
Redigindo a opinião do grupo.
Texto expositivo.
EDITORIAL.
Antes de darmos início ao referido assunto, observemos a imagem:
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
Resumo.
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
RESENHA.
A Dissertação.
Leitura e interpretação de texto
Carta do leitor Jornais, revista, sites, etc. Beatriz Paulino é a autora da carta. Não é preciso ser um profissional jornalístico para escrever esse gênero.
Comunicação e Redação Empresarial
Como se preparar para as redações. FOCO Faça leitura e estudo da literatura da SNI com foco na escrita/na redação.
ARTIGO PLANEJAMENTO. ARTIGO (NBR 6022/1994 DA ABNT) ► “Texto com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Tipologia textual Dissertação.
Texto expositivo & argumentativo
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
ARTIGO DE OPINIÃO.
Transcrição da apresentação:

Professora Raysa Ferreira Artigo de Opinião Professora Raysa Ferreira

O que é um artigo de opinião? Texto argumentativo que difunde opinião sobre um tema polêmico. Ele circula nos meios de comunicação em geral, como jornais, revistas e outros. Tem como estrutura básica uma ideia central (que resume o ponto de vista do autor) e sua fundamentação com base em argumentos, construídos a partir de verdades. Quanto à linguagem, o gênero exige a variedade padrão da língua. É fundamentado em impressões pessoais do autor do texto e, por isso, são fáceis de contestar.

Orientações Gerais: Use a 1ª pessoa do plural ou a 3ª do singular (é relevante ressaltar que é possível utilizar a 1ª pessoa do singular, contudo com algumas restrições); Tempo verbal predominantemente: presente do indicativo; Expressa o fato no momento em que se fala; Construa períodos curtos, com no máximo duas ou três linhas, evitando orações intercaladas ou ordem inversa desnecessária; Evite termos coloquiais, adjetivação desnecessária, gírias e afirmações extremas.

Estrutura TÍTULO: é utilizada uma frase que chame a atenção do leitor. INTRODUÇÃO: apresentação da polêmica sobre o assunto somada ao ponto de vista do autor em relação a ela. DESENVOLVIMENTO: - 1º PARÁGRAFO: argumentação que sustente o seu ponto de vista. - 2º PARÁGRAFO: mostrar a opinião que opositores ao seu ponto de vista têm em relação à polêmica. - 3º PARÁGRAFO: contestar e criticar a opinião (possível) dos opositores. CONCLUSÃO: reafirmar o seu ponto de vista em relação à polêmica (conclusão por síntese).

A Necessidade das Diferenças De acordo com a Teoria da Evolução, criada pelo cientista inglês Charles Darwin, o que possibilita a formação do mundo como conhecemos hoje, foi à sobrevivência dos mais aptos ao ambiente. A seleção se baseia na escolha das características mais úteis e não nas diferenças. É do conhecimento geral que alguns governos totalitários promoveram e promovem genocídios por considerarem determinadas raças inferiores. Do meu ponto de vista, se no âmbito biológico, as variações são imprescindíveis à vida, no sociológico, não pode ser diferente. Uma vez todos iguais, seríamos atingidos pelos mesmos problemas, sem perspectivas de resolução, já que todas as ideias e problemas seriam semelhantes bem como todas as formas de ação para solucioná-los. Obviamente, nem todas as diferenças, são benéficas. Por exemplo, a diferença entre as classes sociais, como é hoje na sociedade brasileira, uma das mais acentuadas do mundo, não podem ser concebíveis. Para somar a diferença social, é importante uma distribuição de renda mais igualitária, aliada a oportunidade de trabalho, educação e saúde para todos. Mas há quem se baseia nestas diferenças, para excluir os menos favorecidos, há atos que entraram para a história, como exemplos de vergonha para a humanidade, basta lembrar-se do Holocausto imposto pelos nazistas aos judeus na Alemanha ou a matança dos curdos do Iraque promovido pelo ex-ditador daquele país. Dessa forma, devemos nos conscientizar, de que somos todos iguais em espécie, mas conviver com as diferenças, por difícil que pareça, nos enriquece como pessoas. Nossos esforços devem ser voltados contra discriminações vis, como racismos e perseguições religiosas, que apenas nos desqualificam como seres humanos.

Legenda Textual – Artigo de Opinião Relato da polêmica Ponto de vista em relação à polêmica Argumentos que sustentam o ponto de vista: Argumentos dos opositores Conclusão