Paisagismo - Horticultura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras geométricas Se olhar ao seu redor, você verá que os objetos têm forma, tamanho e outras características próprias. As figuras geométricas foram.
Advertisements

Módulo IV: Leis de potência e auto-similaridade
O conceito de prisma Prisma é um sólido geométrico delimitado por faces planas, no qual as bases se situam em planos paralelos. Quanto à inclinação das.
IDÉIA, MÉTODO E LINGUAGEM
INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA
PROFESSORA-ROSANA QUEIRÓZ REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS
Projeções Ortogonais – Desenho em Vistas
Paisagismo - Horticultura
Design e Criação de Personagens
Exemplo de organização para o Plano de Trabalho Docente em Arte.
Composição e Projeto Gráfico
Composição e Projeto Gráfico
Fundamentos da Linguagem Visual
Introdução aos Princípios e elementos de design
Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico
UNIFESO – CURSO DE MATEMÁTICA
Expressão Plástica Luz / Cor.
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
Introdução ao Projeto de Arquitetura
ANÁLISE DOS ELEMENTOS PICTÓRICOS DE UM PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO. IMPLANTAÇÃO.
Fundamentos Corel Draw Aula I Prof. David Bianchini
Resumo histórico Na antiguidade já se usavam cartazes "manuscritos" (por vezes em madeira) que eram colocados ou pregados na parede. O primeiro cartaz.
EQUILÍBRIO: DETERMINANDO EXPERIMENTALMENTE O CENTRO DE GRAVIDADE
CORPO HUMANO.
ANÁLISE DOS ELEMENTOS PICTÓRICOS DE UM PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO. IMPLANTAÇÃO.
Operações com frações (semana 9).
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DG CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL.
Apresentação ao público
A COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
A forma Tudo que observamos tem uma FORMA: uma mesa, uma cadeira, um barco, etc. São formas diferentes umas das outras. Há FORMAS NATURAIS criadas pela.
COMPOSIÇÃO VISUAL.
M A P A S Noções de Cartografia para estudantes do 6º Ano
OS PARADIGMAS DA ARQUITETURA MODERNA
Oficina de Fotografia 1.
Capítulo 17 – Áreas do Retângulo, Quadrado e Paralelogramo
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Murais Profa. Simone Costa.
Elementos da Linguagem Visual LINHA
PROFESSORA :Rosângela Alves
As linhas estão paralelas? ou não ?
Constuções Geométricas Básicas
Unidade 8: Apresentação dos Dados em Figuras, Gráficos e Tabelas
Fotografia Publicitária II
Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Praças e etapas de projeto
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 04
O M UNDO C LÁSSICO HISTORIA DA ARTE E DO DESIGN. G RÉCIA O RDEM E H ARMONIA.
TOPOGRAFIA APLICADA UNID
TOPOGRAFIA APLICADA UNID
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil.
Devair Gabrielli Gener Jessica Jõao Vitor Luiz Carlos Ricardo B
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
DESENHO DE OBSERVAÇÃO.
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
PAISAGISMO I AULA 2.
Composição fotográfica III
Análise de Componentes Principais
GESTALT Trata-se da pregnância da forma.
Aspectos a ter em conta:
O PAPEL DA ESCOLA NA FRUIÇÃO DOS UNIVERSOS CULTURAIS
Mobiliário urbano. Conjunto de objectos e equipamentos que completam o contexto urbano, representa um ponto de união ou de transição entre o espaço interior.
LEIS DE NEWTON MARCOS JÚNIOR JOSIANO FREITAS 20 DE SETEMBDO DE 2012.
(Saresp–SP) No desenho abaixo estão representados os terrenos I, II e III. Quantos metros de comprimento deverá ter o muro que o proprietário do terreno.
Professor Marcos Eric Barbosa Brito
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
Planejamento e Projeto paisagístico
Educação Visual e Tecnológica Elementos Visuais da Forma
Perspectivas.
Sintaxe Visual. Elementos básicos da comunicação visual 2 PONTO LINHA FORMA DIREÇÃO TOM COR TEXTURA DIMENSÃO ESCALA MOVIMENTO.
Transcrição da apresentação:

Paisagismo - Horticultura Prof. Dr. Mauricio Romero Gorenstein Aula 9 – Projeto paisagístico Bibliografia: cap. 14 – livro “Conceitos e aplicações” p. 474-529 Dois Vizinhos, 07/06/2010

Objetivo da Aula de hoje Apresentar como deve ser feito um projeto paisagístico. Bibliografia: cap. 14 – livro “Conceitos e aplicações”, Paiva, P.D.O - p. 474-529 CONTEÚDO 1. Elementos de composição paisagística 2. Planejamento do projeto paisagístico 3. Elaboração do projeto paisagístico

Composição paisagística É a correlação ou combinação de formas, escalas, cores, texturas e proporções para esquematizar uma forma natural ou criar formas abstratas a fim de despertar o sentido visual; É fundamental correlacionar essas características com ritmo, equilíbrio, movimento, unidade, determinação de valores. Isso se transforma na base do desenho do JARDIM; No desenho do jardim faz-se a organização do espaço e das formas que serão contempladas, diferentemente de um jardim não projetado, plantado aleatoriamente. No desenho do jardim são colocados os elementos naturais e os estruturais de forma a associar as formas, linhas e proporção, que são os elementos de composição dos desenhos.

LINHAS As linhas retas, em sentido horizontal, vertical ou inclinadas, assim como as curvas, provocam sensações diferentes e provocam efeitos na composição paisagística. RETA HORIZONTAL: sensação de equilíbrio, paz, tranquilidade, repouso; RETA VERTICAL: estimulante, vigor, nobreza, pensamento para o alto; RETA INCLINADA: movimento, insegurança, inquietação; RETA EM ZIGUE-ZAGUE: inconstância; nervosismo, indecisão; CURVAS: movimento, leveza, requinte, envolvência, feminilidade. Uso adequado de curvas e linhas pode induzir sensações interessantes na composição. Espaços retangulares, monótonos podem ser atenuados usando canteiros inclinados ou com curvas.

LINHAS Curvas irregulares em caminhos ou em canteiros oferecem sensação de naturalidade, de leveza na composição. Colocar figura de linhas

FORMAS E DISTRIBUIÇÃO NO PLANO As formas mais comuns e clássicas no desenho são o círculo, oval, quadrado, retângulo e triângulo. No desenho podem ser utilizadas sozinhas, associadas ou sobrepostas, criando formas e efeitos diferentes. Podem ser vistas de cima (planta baixa) ou de frente (perfil). Em 3-D pode auxiliar o entendimento do desenho proposto. OS DESENHOS DO JARDIM SÃO REALIZADOS A PARTIR DA DISTRIBUIÇÃO DE FORMAS EM UM PLANO. É FUNDAMENTAL A DISTRIBUIÇÃO DAS FORMAS BÁSICAS (círculo, quadrado, etc.), NESSE PLANO DE FORMA EQUILIBRADA ENTRE SI (representando árvores, muros, etc.) associados com os espaços (superfície do terreno). Colocar figura de linhas

PROPORÇÃO Elemento de grande importância nos desenhos. Consiste em harmonizar a escala de tamanho do TODO e de cada uma das partes, adequando linhas, espaços, massas, cores e texturas. É fundamental que haja no jardim ritmo, equilíbrio e harmonia. FORMAS E PROPORÇÃO As construções e entornos são fundamentais para se determinar as formas e proporções a serem utilizadas. Os jardins urbanos são delimitados por muros de altura elevada ou pelo traçado rígido e alto das construções e os diferentes tamanhos das construções. O jardim deve estar em harmonia com esses fatores. A escala e forma da vegetação devem oferecem proporção.

HARMONIA Uso equilibrado dos diferentes elementos (estruturais ou vegetais). Percepção integrada do jardim, como um todo. Um ensinamento de Vitrúvio, importante arquiteto romano, sobre a divisão do espaço harmônica: ”Para que um espaço, dividido em partes iguais resulte agradável e estético, deverá haver entre a parte menor e maior, a mesma relação que existe entre a maior e o todo”. Ex: Linha com 16 m dividida em duas partes desiguais, 10 m e 6 m : 6/10 = 10/6 = 0,6. Contribui para a harmonia, a distribuição equilibrada de espaços e massas, equilíbrio de linhas e formas, além de contraste no uso de cores.

UNIDADE Uso equilibrado dos diferentes elementos (estruturais ou vegetais). Percepção integrada do jardim, como um todo. Um ensinamento de Vitrúvio, importante arquiteto romano, sobre a divisão do espaço harmônica: ”Para que um espaço, dividido em partes iguais resulte agradável e estético, deverá haver entre a parte menor e maior, a mesma relação que existe entre a maior e o todo”. Ex: Linha com 16 m dividida em duas partes desiguais, 10 m e 6 m : 6/10 = 10/6 = 0,6. Contribui para a harmonia, a distribuição equilibrada de espaços e massas, equilíbrio de linhas e formas, além de contraste no uso de cores.