SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - SEED/MEC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

GESTÃO ESCOLAR – PDE 2008 TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRADIÇÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES INTRODUÇÃO / JUSTIFICATIVA O objeto de.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Portal do Professor SEED/MEC
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Pedagogia da pesquisa-ação
Organização Curricular da Escola
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Antonio R. Navarro Campos do Jordão, 2008
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Curso: Tecnologias na Educação: Mídias em Ação.
Sensibilização no IF-SC
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Projeto Energia Cursistas: Adriana Fagundes dos Santos Peres
Pederneiras- São Paulo
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE: saberes docentes e formação continuada A modalidade educacional que emerge com a cibercultura, a educação.
A inclusão de alunos surdos nas escolas públicas de Passo Fundo
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
Deise Kramer Lima Fernandes
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
Trajetória acadêmica: alguns indicadores do Curso de Educação Especial Diurno da Universidade Federal de Santa Maria Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
SILVANA BERBEL FERNANDES
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
O computador como Meio e como Fim...
TRABALHANDO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM REDES SOCIAIS EMEF VILA SÃO JORGE PORTÃO.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CICLO INTERMEDIÁRIO Inclusão das tecnologias educacionais na classe hospitalar: um projeto piloto no Hospital Infantil Joana de Gusmão de Florianópolis – SC Florianópolis, fev/2009 CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CICLO INTERMEDIÁRIO Inclusão das tecnologias educacionais na classe hospitalar: um projeto piloto no Hospital Infantil Joana de Gusmão de Florianópolis – SC Cursistas Ana Rúbia Franz Miguel Flávia Althof Graciele Silva Belolli Maria Gorete de Souza Lemonje Tutora Rosane Garcia Silva CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Objetivo Geral Possibilitar às crianças que freqüentam a classe hospitalar o acesso às modernas tecnologias de informação e comunicação para fins educacionais. CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Objetivos Específicos Integrar as tecnologias educacionais à prática pedagógica dos Professores da classe hospitalar; Inserir as mídias e as tecnologias como meio motivador no processo ensino aprendizagem, propiciando entusiasmo aos alunos da classe hospitalar ao participar das atividades; Realizar a desmontagem e a montagem dos elementos essenciais internos do computador; Elaborar trabalhos de pesquisa, modelagem e manuseio dos aparatos tecnológicos; Socializar os trabalhos por meio de exposição. CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICO ALVO Alunos de 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental (Obs.: Os alunos internados no período de realização desse projeto foram divididos por série.) CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Justificativa Realizar esse projeto em parceria com o Hospital Infantil Joana de Gusmão, tem por finalidade disseminar uma cultura de educação tecnológica no cotidiano das crianças internadas e das professoras da classe hospitalar. Inserir as tecnologias da educação com o manuseio dos recursos da internet, e-mail e blog no processo educacional na classe hospitalar, visa proporcionar a essas crianças uma motivação a mais para freqüentar as aulas e interagir com os objetos do conhecimento. Dessa forma, os alunos saindo do isolamento hospitalar e por meio da internet mantém-se atualizados, além da possibilidade de se conectarem com os colegas da sua escola de origem. CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Sobre o uso das tecnologias com fins educacionais alicerçamos-nos nos seguintes autores: Fantin(2006) “Educador tem o papel de educar com, sobre e através dos meios numa perspectiva crítica, instrumental e produtiva”. Moran (2003), Ramal(1996), Alves(2003), Grispum (1999), Augé(1994), Rosseti (2005),Belloni (2005), Levy (1993)... Silva (2000) “ O aluno não está mais reduzido a olhar, ouvir, copiar e prestar contas. Ele cria, modifica, constrói, aumenta e, assim, torna-se co-autor”. Neves (2005), Valente (1999), Candau (2000), Nóvoa (1991), Prata (2002), Lück (2003), Masetto (2000)... Lück (2000) “Considera-se estratégico o esforço disciplinar e consistente, destinado a produzir fundamentais ações que guiem a organização escolar, em seu modo de ser e de fazer, orientado para resultados, com forte visão de futuro”. Prata (2002), Gandim (2002), Lück (2000), Dowbor (2001)... Gaspary e Santarosa (2005),” Com o uso do computador e da Internet, os sujeitos isolados pela hospitalização têm acesso à, praticamente, toda a informação, além de poderem resgatar as relações que mantinham antes da doença” Matos e Mugiatti (2006), Cardoso (1995), Ceccim (1999), Vigotsky (1997). CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO METODOLOGIA Nesse projeto utilizou-se a metodologia qualitativa e exploratória com a pesquisa direcionada para a concepção sociointeracionista. O projeto teve curta duração devido a rotatividade das crianças internadas. Iniciamos a atividade prática com a desmontagem e montagem interna do computador, em que as crianças puderam conhecer os componentes essenciais como: placa mãe, chipset, bios, memória cachê, cooler e as placas auxiliares. Fizeram parte das estratégias pedagógicas a utilização dos aparatos tecnológicos como: computador, scanner, câmeras digitais, projetor de multimídia, gravador de voz e filmadora do celular. Os alunos realizaram pesquisa na internet sobre a nomenclatura dos componentes essenciais visualizados no computador e, também, criaram seus desenhos no Office Paint, gravaram os comentários da aula no programa Audacity e, posteriormente, fizeram a decoupage das imagens digitalizadas e capturadas das câmeras digitais no programa Camtasia, Adobe Premier e no Windwns Movie Maker para a criação dos seus filmes, socializando os trabalhos com todos os envolvidos no projeto e com a comunidade do Hospital Infantil Joana de Gusmão . CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO A inclusão das tecnologias educacionais na classe hospitalar do Hospital Joana de Gusmão da cidade de Florianópolis – SC possibilitou verificar as dificuldades e possibilidades de adequação das situações didáticas a serem vivenciadas pelos alunos no processo de ensino-aprendizagem. A avaliação das atividades desenvolvidas pelos alunos dessa classe hospitalar ocorreu de forma contínua, visando à interpretação qualitativa do conhecimento, ou seja, a verificação da real assimilação do conteúdo elaborado pelos alunos. Considerando a interpretação do período de permanência do aluno no hospital, e a necessidade do seu acompanhamento pedagógico, esses alunos foram avaliados no aspecto cognitivo, sem a pretensão de obter notas ou conceitos, mas verificar o entendimento e a apropriação das orientações sobre as atividades realizadas com o uso do computador, câmera digital, multimídia do celular, entre outros. CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Nesta avaliação cabe destacar o depoimento da professora Valíria, da Ala de Oncologia: “... foi maravilhoso perceber a importância de alternativas de aprendizagem para a criança no leito. Caue, antes do computador, estava triste e cansado, essa tecnologia o fez sorrir e descobrir algo novo e motivador”. Essa observação da professora nos leva a acreditar que uma pessoa motivada consegue alterar o seu senso de humor e disposição para realizar as atividades. CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Considerações Finais Este trabalho desenvolvido na classe hospitalar possibilitou a integração das mídias às atividades curriculares dos alunos internados. Por ser um espaço pedagógico dentro do hospital com propostas educativo-escolares para crianças e adolescentes, apropriando-se do conhecimento sistematizado, este trabalho assegurou a manutenção dos vínculos escolares, promovendo um espaço prazeroso de interação social, prevenindo o fracasso escolar e produzindo novos conhecimento com o uso de tecnologias. Neste sentido, Papert (1994), aponta a possibilidade do uso do computador e de outros aparatos tecnológicos como ferramentas construtivista. Sendo assim, propomos o uso das tecnologias educacionais na classe hospitalar como forma de atrair a atenção das crianças e permitir-lhes experimentar e construir seu próprio conhecimento. CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO REFERÊNCIAS ALVES-MAZZOTTI, A. J., GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo, Pioneira, 2003. CARDOSO, Clodoaldo Meneguello. Uma visão holística de educação. São Paulo: Simmus, 1995. CARVALHO, P.R.A. (org). Criança hospitalizada: atenção integral como escuta a vida. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002. Ceccim, R. B. Classe hospitalar: encontros da educação e da saúde no ambiente hospitalar. Pátio Revista Pedagógica v. 3, p.41-45, nov./dez. 1999. GASPARY, Ana Cristina de Abreu & SANTAROSA, Lucila Maria Costi. Crianças com câncer utilizando o computador em vistas da inclusão digital/social. Disponível em: http://www.niee.ufrgs.br/ciiee2005 acesso em 09 nov. 2008. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2002. MATOS, E. L. M. & MUGIATTI, M. M. T. F. Pedagogia Hospitalar: A humanização integrando educação e saúde. Petrópolis: Vozes, 2006. MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Coleções tema sociais. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998. PAPERT, Seymour. Máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: ARTMED, 1994.  VALENTE, José Armando; PRADO, Maria Elisabette p. Brito; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconsini. Educação a Distância via Internet. São Paulo: Avecamp, 2003. CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Anexo CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

NUNCA, JAMAIS DESANIMEIS EMBORA VENHAM VENTOS CONTRÁRIOS! MENSAGEM NUNCA, JAMAIS DESANIMEIS EMBORA VENHAM VENTOS CONTRÁRIOS! (Santa Paulina) Agradecemos a oportunidade! CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO