DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

Pedagogia da Pesquisa-Ação
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Teoria em Dinâmica de Grupo
Enfª Eliane Velame Santos
As Pessoas e o Grupo Eu - Eu. As Pessoas e o Grupo Eu - Eu.
Pedagogia da pesquisa-ação
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Escola do Comportamento Humano
A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
III – O COMPORTAMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
O processo Grupal UNIFRA.
26/10/2009Centro Universitário Franciscano Estudos Socioeconomicos I 1 O planejamento surgiu como uma resposta aos problemas enfrentados pelas cidades,
TEATRO DRAMÁTICO.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Pedagogia da Pesquisa-Ação
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Gestalt Profa. Aline A. de Andrade.
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
PSICODRAMA EM CENA.
INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL
O TRABALHO COM PROJETOS
Afinal, o que é Planejamento?
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Semana 6 Variabilidade e Cognição humana
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
Liderança e Relações Interpessoais
OFICINAS EM DINÂMICA DE GRUPO
GÊNEROS LITERÁRIOS.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
A Sociedade humana: generalidades
Campos de atuação e aplicabilidade das Dinâmicas de Grupo
Profª. Taís Linassi Ruwer
SILVANA BERBEL FERNANDES
Os Estilos de Liderança
PSICOTERAPIA PSICODINAMICA Grupos
Capítulo 7 Direção.
Max Weber e as ações sociais
FTC – Psicologia Psicologia dos Grupos Prof. Elma Moura.
Psicoterapia Breve Psicodrama.
Gestão Estratégica de Pessoas
Lições de Psicodrama J. L. Moreno (13)
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Lições de Psicodrama J. L. Moreno
Profª Márcia Regina Martinelli Matheus
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
Professor: Gustavo Alvarenga Oliveira Santos.
Grupos Operativos Pichon-Rivière.
Dinâmica de Grupo.
PSICODRAMA Jacob Levy Moreno Julho,
TEORIA do DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Capítulo 7 Direção.
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
Coordenador de grupo.
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
Introdução à Administração
MÉTODOS E FERRAMENTAS DE INTERVENÇÃO GRUPAL Wladinéia Danielski 2013/2
Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Relações Humanas (Dando Importância aos Grupos)
Mulher e mãe, “novos papéis”, velhas exigências: experiência de psicoterapia breve grupal Grupo: Camila Schultz de Amorim, Nathacha Ferreira da da Silva.
ASPECTOS PSICOTERAPÊUTICOS DO PÚBLICO NUMA SESSÃO DE TEATRO ESPONTÂNEO NA MODALIDADE PLAYBACK (PUIC) Ciências Humanas. PEDROSO, Lenemar Nascimento (PUIC);
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
Falando de Relações Interpessoais Tempo de Criança Fac. Claudia Pedral AGOSTO/13.
Transcrição da apresentação:

DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA KURT LEWIN E JACOB LEVY MORENO

AS TEORIAS DE GRUPO DE KURT LEVIN Kurt Lewin foi o primeiro a estudar dinâmicas de grupo. Interessou pelo estudo de pequenos grupos através de pesquisas com minorias e suas consequências. Trabalhou com lideranças democráticas, autocráticas e laisses faire em grupos de crianças.

Kurt Lewin, através do estudo de grupos construiu a teoria de campo. O campo é constituído por : espaço de vida que é representado pela pessoa, por seu meio psicológico e sua percepção desse espaço. Campo psicológico – indivíduo e seu ambiente. Características fundamentais para a definição do grupo: existência, interdependência e contemporaneidade.

O filme doze homens e uma sentença relacionado com o autor Kurt Lewin. Podemos considerar que entre os jurados haviam pessoas autoritárias que impuseram por sua conduta uma dinâmica de autoritarismo no grupo. A dinâmica que o grupo estabeleceu, no início do filme, era resultante de uma liderança autoritária e por conseqüência buscam atacar e agredir com palavras e gestos o único membro que se comportava diferente dos demais.

Kurt Lewin, observou em seu estudo com grupos de crianças que a liderança é autoritária os membros tem dificuldade de aceitar um líder mais liberal, passando a atacá-lo. O líder democrático modificou as atitudes e os comportamentos autoritários tornando esses comportamentos mais reflexivos e abertos ao diálogos. Esse líder proporcionou ao grupo uma quebra de paradigmas.

O líder democrático utilizou do dialogo com os participantes do grupo, para trabalhar de forma cooperativa transformando, aos poucos, o grupo autoritário em um grupo democrático. Inicialmente haviam pequenos subgrupos interessados em discutir temas próprios. Para Kurt Lewin, existem três aspectos fundamentais na definição do grupo:Existência,Interdependência e contemporaneidade.

Existência – Ela é definida pelo espaço de vida onde a integração da pessoa com o campo psicológico e sua percepção criam uma unidade que permite o sentimento de grupo. Interdependência – momentos em que os sujeitos estão em uma situação de decisão e precisam estabelecer relações entre si para decidirem o veredicto do caso. Contemporaneidade – é um aspecto vivenciado pelos jurados quando eles percebem seu espaço-tempo e se vêem necessitados por agir para resolver sua demanda.

JACOB LEVY MORENO Jacob Levy Moreno foi um dos grandes teóricos que estudou as relações grupais Os principais conceitos são: Socionomia que se subdivide em Sociodinâmica, Sociometria e Sociatria. Moreno é considerado como criador do Psicodrama, Sociometria e da Psicoterapia de grupo que são métodos utilizados na Sociatria.

No Psicodrama os aspectos abordados são o indivíduo e todos os papéis que ele realiza na cena dramática. O Sociodrama é quando o foco está no grupo e são abordados, preferencialmente, os papéis institucionais. Psicoterapia de Grupo é quando há a alternância de foco.

Os principais papéis no contexto psicodramático Diretor: é aquele protagonista do grupo que analisa o contexto social e dirige propriamente a cena Protagonista: é aquele personagem que desempenha um papel questionador de sua ação e emoção atuando como um representante emocional do grupo. Ego auxiliar: é aquele que atua na cena como auxiliar do protagonista e observa todo o enredo dramático. Público ou platéia: são os demais participantes da cena psicodramática.

As formas de atuar através dos papéis. Inversão de papéis: é atribuir ao sujeito o papel do outro na cena, fazendo com que este se coloque no lugar do outro. Solilóquio: é fazer com que o sujeito fale em voz alta, para si próprio, para que ele ouça sua voz e possa refletir sobre aquilo que disse, não havendo a necessidade de resposta do grupo. Interpolação de resistência é um recurso utilizado para desestruturação das relações estereotipada onde há a inserção de um fato novo que possibilita e exige uma atuação diferente.

Teoria Moreniana correlacionada com o filme Inversão de papéis: o jurado Davis utiliza-se uma boa argumentação e pede para que os demais integrantes se coloquem no lugar do acusado. Interpolação de resistência: o jurado Davis vai inserindo novas interpretações que exigem dos sujeitos uma interpretação diferente do caso. Diretor do grupo: um dos jurados que, inicialmente, coordena as ações do grupo buscando dirigir o grupo durante a votação.

Protagonista: o jurado Davis assume esse papel no filme porque desempenha a função de questionar as ações e emoções, sendo representante emocional do grupo. Egos-auxiliares:são todos os jurados que contracenando com o grupo buscam contribuir no sentido de favorecer a compreensão do caso. Sociodrama: é quando os jurados procuram resolver os conflitos partindo dos papéis que eles ocupam utilizando os vínculos e as relações como recursos para chegar a uma conclusão.

Referências Bibliográficas BARRETO, M. F. M. Dinâmica de Grupo: história, prática e vivências. Campinas: Editora Alínea, 2006. MINICUCCI, A. Dinâmicas de Grupo: teorias e sistemas. São Paulo: Atlas, 2009. MORENO, J. L. Quem Sobreviverá – Fundamentos de la Sociometria. Buenos Aires: Ed. Espanhola, Paidós, 1959 MORENO, J. L. Psicoterapia de Grupo e Psicodrama. São Paulo: Mestre Jou, 1974 MORENO, J. L. (1946) Psicodrama. Edição consultada: Psicodrama. São Paulo: Editora Cultrix: 1978.