> Chamamos alfabetização visual à sensibilidade à forma visual como as imagens são utilizadas e manipuladas para conter mensagens precisas e reunirem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Advertisements

Letramento: um tema em três gêneros
Matemática para todos Educação Básica
DPAC DISTURBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
REGRAS GERAIS DE INTERPRETAÇÃO
RAZÃO E INSTINTO Pascal “ O Coração tem razões que a razão desconhece
Movimentos da Psicologia
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
PENSAMENTO E LINGUAGEM
Composição e Projeto Gráfico
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Learning and Instruction
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Programação Neurolinguistica
Linguagem, alfabetização e letramento
GESTALT.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Atribuição de significados
MAPAS MENTAIS TONY BUZAN.
Aula 4 – Psicologia da Gestalt – Escola Forma
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Texto formal e coloquial
Funções Mentais Superiores
Oficina de Oratória Falar e Falar.
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
HISTÓRIA DA ARTE Professora Elane Albuquerque Macapá – AP, 2010
Lab. de Produção Gráfica e Imagem
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Faculdade de Tecnologia Senac - Goiás
A Psicodinâmica da Oralidade Sobre o Capítulo 3 do livro “Oralidade e Literacia” de Walter Ong Discentes: Ana Antas Anabela Reyes Ana Tavares João Paulo.
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Metodologia do Ensino de Arte
Interpretando as Escrituras Sagradas
PERCEPÇÃO É O PROCESSO DE ORGANIZAR E INTERPRETAR DADOS SENSORIAIS RECEBIDOS PARA DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA DO AMBIENTE QUE NOS CERCA E DE NÓS MESMOS.
Heloisa Vieira da Rocha (UNICAMP) e Paulo Lima (UEPA)
Aula 5.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
REGRAS GERAIS DE INTERPRETAÇÃO Quem faz as regras? Uma introdução à hermenêutica.
IUM Aula 09.
Aquisição de Conhecimento
Marly T.Pereira -ESALQ/USP
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Funcionamento Global do Cérebro Humano
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
DEFICIÊNCIA VISUAL CONTINUAÇÃO
(A psicologia da Forma)
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Gestaltismo ..
A cartografia tátil no ensino de geografia: Teoria e prática
Linguagem Natureza e Aquisição.
“Enquanto a escola não incorporar às suas atividades diárias as conclusões que a psicologia, e, em especial, a da aprendizagem, tem como certas, como.
1 & P rocessos B ibliotecas Técnicas de ensino = Aula expositiva.
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
Objetivo, Definições, Significado
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Introdução ao processo de aprendizagem
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
blogspot.com GESTALT A psicologia das formas.
A pré história da linguagem escrita
Leitura e Documentação
A ALFABETIZAÇÃO MONTESSORIANA
Fundamentos de Psicologia Experimental
Transcrição da apresentação:

CETEP LITORAL SUL II FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO VISUAL ALFABETIZAÇÃO VISUAL

> Chamamos alfabetização visual à sensibilidade à forma visual como as imagens são utilizadas e manipuladas para conter mensagens precisas e reunirem informação. > A alfabetização visual é a capacidade de entender o que está a ser visto numa imagem. >É a análise e entendimento de elementos de manipulação elementos visual.

Assim como para ler, tivemos desde cedo, que nos familiarizar com o alfabeto escrito, as letras, as suas formas e sons, e diferentes conjugações e regras, com o universo das IMAGENS acontece a mesma coisa, temos que nos educar visualmente para as podermos criar, analisar, interpretar e compreender.

Você vê?

Expandir nossa capacidade de ver significa expandir nossa capacidade de entender uma mensagem visual.

O que não é sentido, não é percebido. PERCEPÇÃO Função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais. É a aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. O que não é sentido, não é percebido.

Tipos de Percepção Percepção Tátil Percepção Gustativa

Percepção Olfativa Percepção Auditiva

Percepção Visual

Capacidade Visual "Embora usada por nós com tanta naturalidade, a visão ainda não produziu sua civilização. A visão é veloz, de grande alcance, simultaneamente analítica e sintética. Requer  tão pouca energia para funcionar, como funciona, à velocidade da luz, que nos permite receber e conservar um número infinito de unidades de informação numa fração de segundos." Caleb Gatteno. Towards a Visual Culture.

A teoria da Gestalt A Escola de Berlim (1910-1930) conhecida como a Escola da Gestalt (Boa-forma) estudou a psicologia da forma onde o alvo era a experiência do fenômeno Princípios: Há uma auto-organização da nossa experiência que faz com que esta se manifeste através das formas. A concepção gestaltista é de que a função, sentido, ou mesmo a existência de uma parte depende do seu conjunto. Não percebemos como elementos isolados, ao contrário, percebemos a globalidade do conjunto organizado.

A Gestalt entende que é de suma importância a disposição em que são apresentados à percepção os elementos unitários que compõem o todo. Uma de suas formulações bastante conhecidas é a de que "o todo é diferente da soma das partes". Ou seja, a percepção que temos de um todo não é o resultado de um processo de simples adição das partes que o compõem.

Mente humana + estímulos visuais: PERCEPÇÃO BASE DA GESTALT - “O todo é mais do que a soma das partes .”

O que você vê?

2525 1_Observação Observar é uma habilidade que depende de olhar com interesse dirigido, examinar minuciosamente, focalizar, a atenção, concentrar o pensamento e os sentidos com vontade de ver, de apreender, de perceber os detalhes significativos. É como usar uma lente de aumento sobre um objeto.

Onde está wally? 2626

2828 Exercício 1

2929 Exercício 2

Exercício 3 3030

3131 2_MEMORIZAÇÃO A memória visual é a capacidade de registrar com certa precisão aquilo que foi observado, de forma que, passado algum tempo, seja possível relembrar o que foi visto. A fixação de uma forma, a memorização de uma forma depende do nível de organização da forma.

Memória – Psicologia da Forma 3232 Memória – Psicologia da Forma “Onde existe organização, a fixação é fácil; onde falta, a fixação é difícil.” (Paul Guillaume) Método psicológico: LUC WO PA RE

Memória – Psicologia da Forma 3333 Memória – Psicologia da Forma Palavras e frases significativas são mais memorizáveis. Método psicológico: Essa aula não acaba?

Memória – Psicologia da Forma 3434 Memória – Psicologia da Forma Uma forma organizada é mais fácil de lembrar que um amontoado de linhas sem significados. Método psicológico:

Memória – Psicologia da Forma 3535 Memória – Psicologia da Forma Uma forma organizada é mais fácil de lembrar que um amontoado de linhas sem significados. Método psicológico:

3636 3_ANÁLISE E SÍNTESE Analisar é desenvolver e aprofundar a observação. De uma percepção mais geral, o analista segue para a decomposição das partes do objeto observado. Para isso utiliza-se de um método apropriado a cada objetivo. O método é uma espécie de roteiro a ser seguido na análise dos elementos que compõem o objeto