PROJETO DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
Formação Sala de Leitura e Filosofia
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Biblioteca Viva: O Livro na Cena Cultural do IFSUL
HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
7ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
LITERATURA ZIRALDO Márcia Marinho.
Referências.
Referências.
As Sete Leis do Aprendizado
CLIP DE HISTÓRIA: AS TÉCNOLOGIAS E AS GUERRAS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
A Coordenadora da BE: Esperança Alfaiate
Intervenção Pedagógica: Articulação Educação Infantil E
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
Eixo 1. Democratização do acesso
Curso de Docência Universitária
Zilda Arns (último discurso em Porto Príncipe, Haiti).
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Gestão da Educação Infantil
PLI – PROGRAMAS DO LIVRO
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2010
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2011
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
PERSPECTIVAS PARA 2009.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Cooperativa dos Produtores do Vale do Rio Grande
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA
III Encontro de Boas Práticas
Escola Estadual Projeto Lagoa São Paulo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - BRASIL Secretaria de Educação Básica Departamento de Políticas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
PROJETO Navegando na Leitura
ELIANE PEREIRA DE BRITO
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática
Título do Trabalho: Feira de Educação em Saúde do Centro de Formação de Pessoal para os serviços de Saúde - CEFOPE/RN: Uma alternativa na construção da.
Projeto: Conta que eu conto
O Ensino de História nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental nas Redes de Ensino Público do Município de Tubarão – SC. Ciências Humanas Luiz Alberto.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO – SUED DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - DEB 7ª OLIMPÍADA.
Evolução Histórica
Ana Luiza Barbosa Maciel (Uergs) Roselei da Silva (Uergs)
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
Leituras no Brasil: Lendo o Brasil Helena Bomeny (CPDOC/FGV/UERJ) PNL, Lisboa – Outubro 2007.
4º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Transcrição da apresentação:

PROJETO DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CICLO BÁSICO PROJETO DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA Autoras: Mª Umbelina S. de S. Cabral Patrícia P. de Souza Soraia da S. Medeiros.

Desinteresse das crianças e dos jovens pela leitura Desinteresse das crianças e dos jovens pela leitura. * Como motivar os alunos ao hábito de ler com prazer? * Que recursos utilizar?

ABERTURA OFICIAL DO PROJETO Os alunos foram presenteados com livros (Fundação Educar e Dpaschoal)

DRAMATIZAÇÃO DAS OBRAS ESTUDADAS Júlio Verner 6ª Série Branca de neve Ed. Infantil Teatro de Fantoches 5ª série Shakespeare 7ª série

Dentre os recursos disponíveis na escola para despertar nossos alunos a ler com prazer estão: * Biblioteca ►livros, revistas, PC, CD e bibliotecária; * Internet ► na sala informatizada e na biblioteca – através de sites, email, blogs, etc.; * O Professor ► Com aulas bem planejadas, fazendo uso das mídias e atuando como mediador; * A Família ► apoiando e valorizando o trabalho do professor. Dando continuidade em casa ao projeto de leitura.

(individuais ou coletivos) PRODUÇÃO DE LIVROS (individuais ou coletivos) 3ª série 1ª série 7ª Série

USO DO MICROFONE, DATA-SHOW E INTERNET Pesquisa – Monteiro Lobato Meio Ambiente

A leitura vista como parte da vida diária de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem. Ed. Inf. faz e expressa leitura visual, 8ª S. cria um Jornal Escolar

BIBIOGRAFIA ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1995. (Pensamento e ação no magistério). BARCELLOS, Gládis Maria Ferrão; NEVES, Iara Conceição Bittencourt. A hora do conto da fantasia ao prazer de ler. São Paulo: Sagra-Luzzatto, 1995. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de educação Fundamental.  Referencial curricular nacional para a educação infantil: conhecimento do mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 3.ELHO, Nelly Novaes.Literatura infantil teoria, análise, didática. 6. ed. São Paulo: Ática, 1997. CROISSET,Francis de .1877-1937. DRAGO, Rogério. História infantil. Revista do Professor. Porto Alegre, v. 14, p. 9-11, out./dez. 1998. FERREIRA, Maria Betânia. Brincar de Ler. Passaporte da Leitura. Instituto Ecofuturo. Programa Ler é Preciso. São Paulo.Páginas 7, 14, 22, 23. MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti.Série Idéias n.13.São Paulo:FDE,1994:p.101-106 ROCHA, Ruth. Revista Nova Escola. São Paulo, p. 11, nov. 1998. ROCCO,Maria Thereza Fraga. A Importância da Leitura na Sociedade Contemporânea e o Papel da Escola Nesse Contexto. Publicação:Série Idéias,n.13.São Paulo:FDE,1994.páginas:37-42. SECCO, Patrícia Engel. Amigos Livros. Gráfica Editora Modelo Ltda. 2ª edição. 2007. Campinas - SP. Anais Eletrônicos. Disponíveis em <http://www.pensador.info/autor/carlos_drummond_de_andrade/2/>Acesso em 02/jul/2009. Anais eletrônicos.Disponíveis em <http://www.educardpaschoal.org.br /web/fundacao-artigos-todos.asp> Acesso em 01/jul/2009. Ferreira, Maria Betânia. Passaporte da leitura. Anais eletrônicos. São Paulo. Anais eletrônicos. Disponível em <http://www.ecofuturo.com.br/comunicacao/publicacoes/BrincarDeLer_download.pdf> Acesso em 01/jul/2009.