PROJETO DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CICLO BÁSICO PROJETO DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA Autoras: Mª Umbelina S. de S. Cabral Patrícia P. de Souza Soraia da S. Medeiros.
Desinteresse das crianças e dos jovens pela leitura Desinteresse das crianças e dos jovens pela leitura. * Como motivar os alunos ao hábito de ler com prazer? * Que recursos utilizar?
ABERTURA OFICIAL DO PROJETO Os alunos foram presenteados com livros (Fundação Educar e Dpaschoal)
DRAMATIZAÇÃO DAS OBRAS ESTUDADAS Júlio Verner 6ª Série Branca de neve Ed. Infantil Teatro de Fantoches 5ª série Shakespeare 7ª série
Dentre os recursos disponíveis na escola para despertar nossos alunos a ler com prazer estão: * Biblioteca ►livros, revistas, PC, CD e bibliotecária; * Internet ► na sala informatizada e na biblioteca – através de sites, email, blogs, etc.; * O Professor ► Com aulas bem planejadas, fazendo uso das mídias e atuando como mediador; * A Família ► apoiando e valorizando o trabalho do professor. Dando continuidade em casa ao projeto de leitura.
(individuais ou coletivos) PRODUÇÃO DE LIVROS (individuais ou coletivos) 3ª série 1ª série 7ª Série
USO DO MICROFONE, DATA-SHOW E INTERNET Pesquisa – Monteiro Lobato Meio Ambiente
A leitura vista como parte da vida diária de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem. Ed. Inf. faz e expressa leitura visual, 8ª S. cria um Jornal Escolar
BIBIOGRAFIA ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1995. (Pensamento e ação no magistério). BARCELLOS, Gládis Maria Ferrão; NEVES, Iara Conceição Bittencourt. A hora do conto da fantasia ao prazer de ler. São Paulo: Sagra-Luzzatto, 1995. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil: conhecimento do mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 3.ELHO, Nelly Novaes.Literatura infantil teoria, análise, didática. 6. ed. São Paulo: Ática, 1997. CROISSET,Francis de .1877-1937. DRAGO, Rogério. História infantil. Revista do Professor. Porto Alegre, v. 14, p. 9-11, out./dez. 1998. FERREIRA, Maria Betânia. Brincar de Ler. Passaporte da Leitura. Instituto Ecofuturo. Programa Ler é Preciso. São Paulo.Páginas 7, 14, 22, 23. MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti.Série Idéias n.13.São Paulo:FDE,1994:p.101-106 ROCHA, Ruth. Revista Nova Escola. São Paulo, p. 11, nov. 1998. ROCCO,Maria Thereza Fraga. A Importância da Leitura na Sociedade Contemporânea e o Papel da Escola Nesse Contexto. Publicação:Série Idéias,n.13.São Paulo:FDE,1994.páginas:37-42. SECCO, Patrícia Engel. Amigos Livros. Gráfica Editora Modelo Ltda. 2ª edição. 2007. Campinas - SP. Anais Eletrônicos. Disponíveis em <http://www.pensador.info/autor/carlos_drummond_de_andrade/2/>Acesso em 02/jul/2009. Anais eletrônicos.Disponíveis em <http://www.educardpaschoal.org.br /web/fundacao-artigos-todos.asp> Acesso em 01/jul/2009. Ferreira, Maria Betânia. Passaporte da leitura. Anais eletrônicos. São Paulo. Anais eletrônicos. Disponível em <http://www.ecofuturo.com.br/comunicacao/publicacoes/BrincarDeLer_download.pdf> Acesso em 01/jul/2009.