Usos adequados do Campus da Capital - USP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Eliani Mayerhofer Propostas PLDS 6% 7% 8% 4%
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
MELHORES PRÁTICAS DESENVOLVIMENTO DE RH F.C..
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Apresentação do Projeto
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
Sustentabilidade Cenários Conflitos Negociação()
Fórum Permanente sobre Espaço Público
Fórum Permanente sobre Espaço Público
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Mapa Estratégico do Prêmio de Competitividade para MPE.
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Projeto de Justiça, Paz e Integridade da Criação.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
Fórum PAUTA 1. Plano de Desenvolvimento Local da Bela Vista 2. Apresentação do Projeto Praça 14 Bis IIII.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
PLENÁRIA FINAL.
Minas Gerais.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Todo dia é dia de educação!
Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Fórum de Secretários Executivos
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
“Contra a fome e a violência sexista”
Agenda 21 nas Universidades
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
4º Diálogo Comunitário sobre Sustentabilidade
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
1 Fórum Permanente sobre Espaço Público A USP e a especificidade de seus campi Grupos de Trabalho.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Política de álcool e drogas na FMUSP 25/09/2015. Repercussão.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
twitter.com/funasa.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Usos adequados do Campus da Capital - USP Sistematização parcial das discussões em cada GT Fórum Permanente sobre Espaço Público 1º. Encontro Intergrupos 01/07/08 FMUSP

Agenda do dia 8h45 – Abertura – Boas Vindas Resultados Parciais do Fórum Objetivos do 1º. Encontro Intergrupos Base para a discussão: respostas às perguntas norteadoras e tudo o que circulou nos GTs até agora Conflitos Compatibilidades Como minimizar os conflitos e garantir que as compatibilidades se mantenham e se concretizem (referências: visão de futuro - curto, médio e longo prazos; construção de cenários; negociação; prioridades; instâncias da USP e competências) 9h15 - Apresentação dos GTs (10’ para cada GT) 10h15 - Reunião de Grupos 12h15 – Visita Campal / Almoço 13h30 - Visita Campal 14hs - Reunião de Grupos (cont. da discussão) 15h15 - Plenária Geral Apresentação dos Grupos (15’ cada grupo) Consensos gerados pela plenária Agenda comum Encontros intergrupos Visitas campais: CUASO, EACH e outros Encontros temáticos transversais 17hs Encerramento

Evolução do Fórum Comunidade Virtual - http://stoa.usp.br/espacousp (até 30/06) 416 arquivos anexados 108 comentários postados 128 pessoas inscritas – 84 da USP e 44 de fora da USP Eventos agendados (44): Abril/Maio – 15 Instalação 03 reunião de caráter geral 09 reunião de GT 02 eventos relacionados à temática do Fórum Junho – 20 15 reuniões de GTs 03 eventos relacionados à temática do Fórum 02 reuniões de caráter geral Julho – 09 06 reuniões de GTs 1º. Encontro Intergrupos 01 evento relacionado à temática do Fórum 01 reunião de caráter geral Produtos 2 enquetes: GT1 e GT4 Respostas às Perguntas Norteadoras – GT2, GT4, GT5 e GT6 Proposta de Política de Resíduos – GT3 Proposta de Metrô da USP – membro do GT4 Proposta de Regulamentação para Festas no Campus – membro do GT1

1º. Encontro Intergrupos Objetivos Compartilhar metodologias e informações sobre os GTs Detectar pontos de sinergia entre os Grupos Iniciar uma agenda comum entre os GTs para facilitar a construção de propostas e sugestões Articulação dos GTs para facilitar a construção de consensos entre eles e em cada GT

Sistematização Destino Usos Restringidos Acadêmico Ensino Pesquisa Cultura Extensão Experimental – ação-pesquisa-inovação Recreativo e esportivo Uso diário Uso de final de semana Usos Restringidos Restrição à forma e não ao conteúdo Restringir o uso de espaços estritamente científicos, do patrimônio histórico e cultural Não permitir o uso de quem não é parceiro na relação uso-cuidado com o espaço público Fechar para o trânsito de ligação da cidade Restringir o trânsito pesado Restringir/proibir a realização de grandes eventos/shows após 22hs Restringir o uso quando o interesse privado se sobrepõe ao interesse público Regulamentar/fiscalizar o uso por desportistas de fora da Universidade e por ambulantes Proibir usos indevidos (ex. abandono de animais no campus)

Sistematização Sustentabilidade Governança Ampliar os fóruns de discussão Evolução do Fórum: criação de um Conselho Gestor que mantenha diálogo entre a Universidade e a Sociedade com a função de controle social sobre as atividades realizadas no campus Agenda 21 da Universidade Elaboração de Planos Diretores Pensar/planejar as ações de forma integrada Contribuições dos diferentes tipos de usuários Disque-denúncia/ouvidoria/comunicação entre serviço-usuário Garantir a continuidade das ações independentemente das mudanças de gestão Identificação das boas práticas Definição de competências

Sistematização Sustentabilidade Uso Qualificado Compatibilização com as leis da cidade e conhecimento da legislação que incide sobre as ações no campus Indissociabilidade com o tecido urbano da cidade Envolvimento de estudantes em programas que promovam o uso dos espaços com atividades esportivas Estudo caso a caso das parcerias com organizações sociais e iniciativa privada Discutir a natureza jurídica de um campus universitário público Não negligenciar a função social da Universidade e o meio ambiente Elaboração de projeto/grupo de usuário que não conflite com os interesses da Universidade; e com estrutura capaz de fazer com que as informações cheguem a cada indivíduo Definir políticas específicas de uso e manutenção para: Alimentação no campus Saúde pública Resíduos Compras verdes Uso Racional Considerar aspectos de manutenção dos espaços comuns, das estruturas físicas (construções antigas, concessões a terceiros etc.) Estudos de impacto: infra-estrutura do campus; ambiental; conflito com imagem da USP; segurança dos usuários Prever multas/indenizações por dano ambiental, dano ao patrimônio e excessos de uso Controle sobre a fiscalização dos serviços existentes no campus Fiscalização Regularização Licitação Cadastramento Selo de qualidade Notificação aos gestores das Unidades Racionalização dos recursos (físicos e financeiros) objetivando o desenvolvimento das atividades-fins Identificação dos usos diversos e regulamentação das formas de utilização

Sistematização Sustentabilidade Educação e Cidadania Ativa Ações educativas e de sensibilização Informação Centralização dos serviços existentes no campus Universalização das boas práticas Campanhas permanentes de conscientização e educação Gestores das Unidades Estudantes Funcionários Professores Usuário-visitante Efetividades destas campanhas Cidade Universitária e Educadora: seus atores educando uns aos outros e construindo suas identidades Cabe a cada um se inserir e participar efetivamente das ações Esclarecer o conceito de sustentabilidade e suas dimensões

Sistematização Sustentabilidade Recursos Financeiros Parceria privada: atrelar o nome dos parceiros ao da Universidade Doações de ex-alunos – fidelização Geração de renda Criação de espaços de convivência: pequenos comércios em lugares estratégicos, praça de alimentação etc. Cursinhos pré-vestibulares pagos etc. Mensalidade de esportistas e empresas Contrapartidas de eventos: verbas destinadas à manutenção, preservação e segurança no campus Cobrança pelo uso – licitações de parceiros da USP A contrapartida deve ser apenas condição e não motivo do uso/realização de atividades no campus

Sistematização Quem deve usar Comunidade USP, prioritariamente Comunidade externa, com restrições Recorte regional, com gradativa ampliação de acordo com a disponibilidade de oferta Não há sujeito específico, mas papéis a serem desempenhados: o interesse privado nunca pode se sobrepor ao interesse público Parceria Pública Parceria Público-Privada

Agenda Comum dos GTS Encontros temáticos transversais – 20 e 21 de agosto 1º. - Governança, Gestão e Sustentabilidade de Espaços Públicos Ações educativas e comportamentais Participação Indicadores de sustentabilidade Eixo – visão estratégica “x” operacional 2º. - “Grand finale” – 2 dias em outubro (antes do dia 17) 2º. e 3º. Intergrupos – 03/09/08 4º. e 5º. Encontros – 25/09/08