Modelo de gestão integrada de bacias hidrográficas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Recursos Hídricos: situação atual e perspectivas”
Advertisements

Gestão das águas no Semi-árido: algumas reflexões
Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano A CRIAÇÃO DE COMITÊS DE.
Luciana Ribeiro Campos
Foto: Plano Nacional de Recursos Hídricos
Política Estadual de Recursos Hídricos Aspectos Institucionais
COMITÊS DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAMBORIU
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
Conferência Gerenciamento de Recursos Hídricos
Gestão de Recursos Hídricos: aspectos legais, institucionais e técnicos Márcia Maria Rios Ribeiro UFCG Ciências do Ambiente.
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Política e Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos em Pernambuco 1997 Lei Estadual n° Dispõe sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos.
enquadramento de corpos de água
Aspectos Fundamentais da Gestão das Águas
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
I - a água é um bem de domínio público;
PNRH – Algumas questões a serem refletidas
SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Cobro por el uso da agua João Bosco Senra Secretário de Recursos Hídricos – SRH Ministério del Medio Ambiente – MMA.
O papel da Agência Nacional de Águas
Política Nacional de Recursos Hídricos UFCG/CTRN/UAEC
Água nas Políticas Públicas e no Direito
Tribunal de Contas da União Seminário Controle da Gestão Ambiental: Desafios e Perspectivas DALVINO TROCCOLI FRANCA Belém, 4 a 6 de junho de 2007.
Gestão de Recursos Hídricos
BACIAS PCJ.
A COBRANÇA PELO USO DE RECURSOS HIDRICOS
Reflexões sobre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos no Brasil
Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro
A Legislação está preparada para exercer o controle e a proteção dos principais processos ecológicos presentes nos recursos hídricos brasileiros? Jane.
Profa. Dra. Renata Medici
Sistema Estadual de Meio Ambiente
BENITO MARAGON MARIA DE LOURDES AMARAL NASCIMENTO.
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO
Cobrança pelo Uso da Água
2004 ANO ESTADUAL DAS ÁGUAS.
Controle Social na Gestão das Águas
A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E OS COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS.
LEGISLAÇÃO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS
POLÍTICAS PÚBLICAS: RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO BÁSICO
44ª Assembleia Nacional da ASSEMAE
DECRETO DOS CBHs Márcia Soares Caldas Geógrafa Analista em Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos - COGERH.
Profa. Dra. Renata Medici
Constituição Federal Constituição Estadual.
GESTÃO DAS ÁGUAS E OUTORGA DE DIREITO DE USO DA ÁGUA
Encontro Público Distrital do Plano Nacional de Recursos Hídricos
Definições e Conceitos sobre as Agências de Região Hidrográfica Preparado por Antonio Eduardo Lanna Apresentado por Luiz Fernando Cybis Oficina de Capacitação.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Renata Maria de Araujo Data: 03/10/2008 SISTEMA ESTADUAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Aspectos Gerais sobre Agências de Bacia em Minas Gerais Palestrante: Túlio Bahia Alves Data: 13/ 10/ 2008.
Profa. Dra. Renata Medici
FÁBIO AHNERT DIRETOR DE RECURSOS HÍDRICOS
Superintendente de Apoio à Gestão
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
Plano de Bacia do Rio Caí
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
TUTELA DO MEIO AMBIENTE NATURAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Aula 6 Legislação de Ecossistemas Aquáticos
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA GESTÃO DOS RECURSOS HIDRICOS Profa. Dra. Renata Medici Frayne Cuba
Reunião da CIEA Os Planos de Bacia no estado da Bahia 08 de julho de 2013.
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
A Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos: A Experiência Brasileira DWG, Fortaleza, 25 de novembro de 2015.
Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Política Nacional de Recursos Hídricos.
Brasília, 16 setembro de Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei n° de 08 de janeiro de 1997 Abordagem
Câmara dos Deputados INSTRUMENTOS DE GESTÃO DAS ÁGUAS Brasília, 29/04/2015 Câmara dos Deputados Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES) INSTRUMENTOS.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Câmara dos Deputados INSTRUMENTOS DA POLÍTCA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS (PNRH) Brasília, 05/fev/2014 Câmara dos Deputados Centro de Estudos e Debates.
UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 7 RECURSOS HÍDRICOS.
I CICLO DE ESTUDOS EM CONTROLE DE GESTÃO AMBIENTAL TCU Reunião na ANA com Representantes dos Países de Língua Portuguesa – CPLP DALVINO TROCCOLI FRANCA.
Transcrição da apresentação:

Modelo de gestão integrada de bacias hidrográficas Propostas para controle da erosão e assoreamento na bacia do Lago Paranoá Modelo de gestão integrada de bacias hidrográficas Brasília, 21 de setembro de 2011 Oscar de Moraes Cordeiro Netto r Professor da Universidade de Brasília – UnB cordeiro@unb.br

Questões Norteadoras Por que é necessário uma gestão integrada da água? Quais são os modelos de gestão integrada da água? Qual o modelo adotado no Brasil? O modelo adotado é adequado para controle da erosão e assoreamento na bacia do Lago Paranoá?

Irrigação por Superfície - Terraços Pont du Gard - França

Disponibilidade de Água no Mundo

ÁGUA E GEOPOLÍTICA As áreas dos países são proporcionais à média de volume de água doce escoado anualmente em seu território

Contribuição média anual das regiões em km3 DISPONIBILIDADE E DEMANDAS DE RECURSOS HÍDRICOS NO PAÍS Contribuição média anual das regiões em km3 Brasil: 5.660 km3 (12%) Brasil + Territ. Estrang: 8.427 km3 (18%) ESCALA Mundo: 44 mil km3

Unidades da Federação do País em situação de alerta de “escassez hídrica”(m3/hab.ano) Pernambuco 1.173 Paraíba 1.327 Distrito Federal 1.338 Sergipe 1.422 Rio Grande do Norte 1.523 Alagoas 1.545 Fonte: Christofidis (2001)

Os diferentes enfoques de gestão por bacia hidrográfica Desenvolvimento (integrado ) de bacias hidrográficas Manejo (integrado) de bacias hidrográficas Gestão (integrada) de recursos hídricos Gestão ambiental (integrada) por bacia hidrográfica todos esses conceitos provêm de traduções mais ou menos literais de termos originais utilizados em inglês River basin development Watershed management Integrated water resources management Environmental management at river basin level Fonte: Axel Dourojeanni

Gestão de recursos naturais Integrada da Água Multissetorial Manejo de Cuenca Gestão integrada da bacia Gestão de recursos naturais Gestão Integrada da Água Multissetorial Setorial da Água Manejo de Bacias Representação Gráfica Os diferentes enfoques de gestão por bacia hidrográfica Fonte: Axel Dourojeanni

Evolução recente do marco legal Antecedentes: Código de águas de 1934 Gerenciamento setorial Marco atual: Constituição de 1988 – Gestão integrada das águas Art. 21, XIX. Compete à União instituir o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e definir critérios de outorga de direitos de seu uso. Art`s 20 e 26. As águas são bens públicos, de domínio da União e dos Estados.

Lei 9433/97 – Política Nacional de Recursos Hídricos Instrumentos da Gestão Planos de recursos hidricos; Enquadramento dos corpos de água em classes; Outorga dos direitos de uso; Cobrança pelo uso de recursos hídricos; Compensação a municípios; Sistema de Informações . Fundamentos Bem de domínio público; Recurso natural limitado, dotado de valor econômico; Na escassez - o uso prioritário é o consumo humano e a dessedentação de animais; Gestão deve proporcionar o uso múltiplo das águas; Bacia hidrográfica - unidade territorial de gestão e planejamento; Gestão deve ser descentralizada e participativa (poder público, usuários e sociedade civil). Diretrizes de Ação -------------- III - a integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental V - a articulação da gestão de recursos hídricos com a do uso do solo

Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos Conselhos Governos Órgãos gestores “Parlamento” Escritório Técnico Nacional Estadual Bacias CNRH CERH MMA Governo do Estado SRHU ANA Órgão estadual Comitê de Bacia Agência Fonte: SRH/MMA

Evolução das Leis Estaduais de Recursos Hídricos – 1991 a 2007

Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos – Evolução de 1987 a 2007

Comitês Estaduais de Bacias Hidrográficas – Evolução de 1988 a 2007

Questões Norteadoras ..................................... O modelo (de gestão de recursos hídricos) adotado (no Brasil) é adequado para controle da erosão e assoreamento na bacia do Lago Paranoá? Adequado desde que se adotem as diretrizes de articulação, principalmente com a gestão ambiental e com a gestão do uso do solo

Obrigado cordeiro@unb.br