Projeto em Engenharia de

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3. Gerência de Partes Interessadas © Tera – Márcio Moreira – 2016 – Gestão de Projetos Preparatório Para Certificação PMP.
Transcrição da apresentação:

Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho AULA 2 Out/2013 1

Áreas de conhecimentos de gerenciamento de projetos 2

Mapeamento de grupos de processos GUIA PMBOK Quinta edição Guia PMBOK® 3 3

Mapeamento de grupos de processos (continuação) GUIA PMBOK Quinta edição 4

GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS PLANEJAMENTO 5

Áreas de conhecimentos - Gerenciamento dos Recursos Humanos 6

Gerenciamento dos recursos humanos do projeto O gerenciamento dos recursos humanos inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto; A equipe do projeto consiste nas pessoas com papéis e responsabilidades designadas para a conclusão do projeto; O tipo e o número de membros da equipe do projeto podem mudar com frequência ao longo do projeto; O envolvimento e a participação dos membros da equipe desde o início agrega seus conhecimentos durante o processo de planejamento e fortalece o compromisso com o projeto. GUIA PMBOK Quinta edição 7

Processos do gerenciamento dos recursos humanos do projeto GUIA PMBOK Quinta edição 8

DESENVOLVER O PLANO DE RECURSOS HUMANOS Planejamento .4 Opinião especializada .5 Reuniões .4 Plano de gerenciamento do projeto Papéis e Responsabilidades Organograma do projeto Plano de gerenciamento de pessoal Calendários dos recursos GUIA PMBOK Quinta edição 9

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES PLANEJAMENTO 10

Áreas de conhecimentos - Gerenciamento das Comunicações 11 11

Gerenciamento das comunicações do projeto O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada; Os gerentes de projetos gastam a maior parte do seu tempo se comunicando com os membros da equipe e outras partes interessadas do projeto; Uma comunicação eficaz cria uma ponte entre as diversas partes interessadas envolvidas no projeto, conectando vários ambientes culturais e organizacionais, diferentes níveis de conhecimento, e diversas perspectivas e interesses na execução ou nos resultados do projeto. GUIA PMBOK Quinta edição 12

Gerenciamento das comunicações do projeto Planejar o gerenciamento das comunicações – O processo de desenvolver um plano com abordagem apropriada para a comunicação do projeto baseado pelos requerimentos e informações necessárias às partes interessadas, e pelos ativos organizacionais disponíveis; Gerenciar as comunicações – O processo de criar, distribuir, armazenar, recuperar e disponibilizar a informação do projeto de acordo com o plano de gerenciamento das comunicações; Controlar as comunicações – O processo de monitorar e controlar as comunicações por todo o ciclo de vida do projeto para assegurar que as necessidades de informações das partes interessadas são satisfeitas. GUIA PMBOK Quinta edição 13

PLANEJAR O GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES Planejamento .5 Reuniões .4 Plano de gerenciamento do projeto GUIA PMBOK Quinta edição 14

PLANO DE GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES GUIA PMBOK Quinta edição 15

PLANO DE GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES (CONTINUAÇÃO) GUIA PMBOK Quinta edição 16

GERENCIAMENTO DAS PARTES INTERESSADAS PLANEJAMENTO 17

Áreas de conhecimentos - Gerenciamento das Partes Interessadas 18 18

Gerenciamento das partes interessadas Inclui os processos necessários para identificar as pessoas, grupos ou organizações que possam impactar ou ser impactados pelo projeto, para analisar as expectativas das partes interessadas e seu impacto sobre o projeto, e para desenvolver efetivamente estratégias de gestão adequadas para engajar as partes interessadas nas decisões e execução de projeto. Foca em comunicação contínua com as partes interessadas para entender suas necessidades e expectativas, endereçando problemas quando estes ocorrem, gerenciando conflitos de interesses e promovendo o engajamento das partes interessadas nas decisões e atividades do projeto. A satisfação das partes interessadas deve ser gerenciada como um objetivo chave do projeto. GUIA PMBOK Quinta edição 19 19

Gerenciamento das partes interessadas Identificar as partes interessadas (Stakeholders) – Processo de identificação das pessoas, grupos ou organizações que possam afetar ou ser afetados por uma decisão, atividade, ou resultado do projeto, como também análise e registro das informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento, interdependências, influência e impacto potencial sobre o sucesso do projeto. Planejar o gerenciamento das partes interessadas (Stakeholders) - Processo de desenvolvimento de estratégias de gestão adequadas para envolver efetivamente as partes interessadas durante todo o ciclo de vida do projeto, com base na análise de suas necessidades, interesses e potencial impacto sobre o sucesso do projeto. Gerenciar o engajamento das partes interessadas (Stakeholders) – Processo que envolve comunicação e trabalho com as partes interessadas para atender às suas necessidades / expectativas. Inclui abordagem dos problemas quando estes ocorrem , e promoção do engajamento dos stakeholders adequadamente nas atividades ao longo do ciclo de vida do projeto. Controlar o engajamento das partes interessadas de (Stakeholders) - Processo de acompanhamento geral das partes interessadas do projeto e adequação da estratégia e plano para envolvimento das partes interessadas. Gerenciamento das partes interessadas Identificar as partes interessadas – Processo de identificação das pessoas, grupos ou organizações que possam afetar ou ser afetados por uma decisão, atividade, ou resultado do projeto, como também análise e registro das informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento, interdependências, influência e impacto potencial sobre o sucesso do projeto; Planejar o gerenciamento das partes interessadas - Processo de desenvolvimento de estratégias de gestão adequadas para envolver efetivamente as partes interessadas durante todo o ciclo de vida do projeto, com base na análise de suas necessidades, interesses e impacto potencial sobre o sucesso do projeto; Gerenciar o engajamento das partes interessadas – Processo que envolve comunicação e trabalho com as partes interessadas para atender às suas necessidades / expectativas. Inclui abordagem dos problemas quando estes ocorrem , e promoção do engajamento das partes interessadas adequadamente nas atividades ao longo do ciclo de vida do projeto; Controlar o engajamento das partes interessadas - Processo de acompanhamento geral das partes interessadas do projeto e adequação da estratégia e plano para envolvimento das partes interessadas. GUIA PMBOK Quinta edição 20 20

PLANEJAR O GERENCIAMENTO DAS PARTES INTERESSADAS Planejamento .1 Plano de gerenciamento do projeto .2 Registros das partes interessadas .3 Fatores ambientais da empresa .4 Ativos de processos organizacionais .1 Plano de gerenciamento das partes interessadas .2 Atualizações dos documentos do projeto .1 Opinião especializada .2 Reuniões .3 Técnicas analíticas GUIA PMBOK Quinta edição 21

Atividade em Grupo 22 22

GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO PLANEJAMENTO 23 23

Áreas de conhecimentos - Gerenciamento das aquisições 24 24

Gerenciamento das aquisições do projeto O gerenciamento das aquisições do projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto; O gerenciamento das aquisições do projeto abrange os processos de gerenciamento de contratos e controle de mudanças que são necessários para desenvolver e administrar contratos ou pedidos de compra emitidos por membros autorizados da equipe do projeto. GUIA PMBOK Quinta edição 25 25

Gerenciamento das aquisições do projeto Controle das GUIA PMBOK Quinta edição 26 26

PLANEJAR AS AQUISIÇÕES Planejamento Plano de gerenciamento do projeto .4 Reuniões Registro das partes interessadas .7 Atualizações dos documentos do projeto GUIA PMBOK Quinta edição 27 27

PLANO DE GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES GUIA PMBOK Quinta edição 28 28

PLANO DE GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES (CONTINUAÇÃO) GUIA PMBOK Quinta edição 29 29

GERENCIAMENTO DOS RISCOS DO PROJETO PLANEJAMENTO 30 30 30

Áreas de conhecimentos - Gerenciamento dos riscos do projeto 31 31

Gerenciamento dos riscos do projeto O gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto; Os objetivos do gerenciamento dos riscos são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto. GUIA PMBOK Quinta edição 32 32 32

Gerenciamento dos riscos do projeto GUIA PMBOK Quinta edição 33 33 33

PLANEJAR O GERENCIAMENTO DE RISCOS Planejamento Plano de gerenciamento do projeto Termo de Abertura Registro das partes interessadas .2 Opinião especializada .3 Reuniões .4 Reuniões Metodologia Papéis e responsabilidades Orçamento Prazos Categorias de riscos Definições de probabilidade e impacto dos riscos Matriz de probabilidade e impacto Tolerâncias revisadas das partes interessadas Formatos dos relatórios Acompanhamento GUIA PMBOK Quinta edição 34 34 34

Exemplo de uma estrutura analítica de riscos - EAR GUIA PMBOK 35 35 35

Definição de escalas de impactos para quatro objetivos do projeto GUIA PMBOK 36 36 36

Exemplo de Matriz de probabilidade e impacto GUIA PMBOK 37 37 37

IDENTIFICAR OS RISCOS Planejamento Lista dos riscos Lista de respostas potenciais .12 Plano de gerenciamento dos recursos humanos .13 Documentos de aquisição GUIA PMBOK Quinta edição 38 38 38

REALIZAR A ANÁLISE QUALITATIVA DOS RISCOS Planejamento REALIZAR A ANÁLISE QUALITATIVA DOS RISCOS . Atualizações dos documentos do projeto . Linha de base do escopo .5 Fatores ambientais da empresa Classificação ou prioridades Riscos por categorias Causas de riscos GUIA PMBOK Quinta edição 39 39 39

REALIZAR A ANÁLISE QUANTITATIVA DOS RISCOS Planejamento REALIZAR A ANÁLISE QUANTITATIVA DOS RISCOS . 1 Atualizações dos documentos do projeto Análise probabilística do projeto Probabilidade de atingir os objetivos de custo e tempo Lista priorizada de riscos quantificados Tendências nos resultados . 6 Fatores ambientais da empresa GUIA PMBOK Quinta edição 40 40 40

PLANEJAR RESPOSTAS AO RISCOS Planejamento GUIA PMBOK Quinta edição 41 41 41

ATUALIZAÇÕES DO REGISTRO DE RISCOS (Eliminar/Transferir/Mitigar/Aceitar) GUIA PMBOK Quinta edição 42 42 42

Ciclo de vida do projeto Grupos de Processos Concluído GUIA PMBOK Quinta edição 43 43 43

Atividade em Grupo 44 44 44

Execução 45

Grupos de processos de gerenciamento de projetos GUIA PMBOK Quinta edição 46 46

Processos de gerenciamento de projetos GUIA PMBOK Quinta edição 47

Mapeamento de grupos de processos GUIA PMBOK Quinta edição Guia PMBOK® 48 48

Mapeamento de grupos de processos (continuação) GUIA PMBOK Quinta edição 49

Grupo de Processos de Execução GUIA PMBOK Quinta edição 50

Grupo de Processos de Execução 51 51

Gerenciamento da integração GUIA PMBOK Quinta edição 52 52

Orientar e gerenciar o trabalho do projeto Execução GUIA PMBOK Quinta edição 53

Orientar e gerenciar o trabalho do Projeto GUIA PMBOK Quinta edição 54

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO EXECUÇÃO 55 55 55

Processos do gerenciamento da qualidade do projeto GUIA PMBOK Quinta edição 56 56

Realizar a garantia da qualidade GUIA PMBOK Quinta edição 57

Orientar e gerenciar o trabalho do Projeto Requer a implementação de mudanças e inclui: GUIA PMBOK Quinta edição 58

Realizar a garantia da qualidade Execução GUIA PMBOK Quinta edição 59

GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS DO PROJETO EXECUÇÃO 60 60 60

Processos do gerenciamento dos recursos humanos do projeto GUIA PMBOK Quinta edição 61 61

Mobilizar a equipe do projeto CONSIDERAÇÕES: GUIA PMBOK Quinta edição 62

Mobilizar a equipe do projeto Execução GUIA PMBOK Quinta edição 63

Desenvolver a equipe de projeto Inclui: GUIA PMBOK Quinta edição 64

Desenvolver a equipe de projeto Execução GUIA PMBOK Quinta edição 65

Gerenciar a equipe de Projeto GUIA PMBOK Quinta edição 66

Gerenciar a equipe de Projeto Execução GUIA PMBOK Quinta edição 67

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO EXECUÇÃO 68 68 68

Gerenciamento das comunicações do projeto Planejar o gerenciamento das comunicações – O processo de desenvolver um plano com abordagem apropriada para a comunicação do projeto baseado pelos requerimentos e informações necessárias às partes interessadas, e pelos ativos organizacionais disponíveis; Gerenciar as comunicações – O processo de criar, distribuir, armazenar, recuperar e disponibilizar a informação do projeto de acordo com o plano de gerenciamento das comunicações; Controlar as comunicações – O processo de monitorar e controlar as comunicações por todo o ciclo de vida do projeto para assegurar que as necessidades de informações das partes interessadas sejam satisfeitas. GUIA PMBOK Quinta edição 69 69

Gerenciar as comunicações É o processo de criação, coleta, distribuição, armazenamento, recuperação e disposição final das informações do projeto de acordo com o plano de gerenciamento das comunicações. A principal vantagem deste processo é que ele permite um fluxo de comunicação eficiente e eficaz entre as partes interessadas do projeto. Este processo vai além da distribuição de informações relevantes e procura garantir que a informação a ser comunicada aos interessados ​​no projeto foi devidamente gerada, bem como recebida e entendida. Ele também oferece oportunidades para as partes interessadas para fazer pedidos de informações, esclarecimentos e discussão. GUIA PMBOK Quinta edição 70

Gerenciar as comunicações – Considerações Modelos emissor-receptor - Incorporando o “feedback” para proporcionar oportunidades de interação/participação e remover as barreiras da comunicação; Escolha da mídia - Especificidades da situação quanto ao momento de comunicar por escrito ou oralmente, quando preparar um memorando informal ou um relatório formal, e quando comunicar pessoalmente; Estilo de escrita - Uso adequado da voz ativa ou passiva, estrutura da frase e escolha das palavras; Reuniões técnicas de gestão - Preparar uma agenda e lidar com conflitos; Técnicas de apresentação - Consciência do impacto da linguagem corporal e formatação dos recursos visuais; Técnicas de facilitação - Construção de consensos e superação de barreiras; Técnicas de escuta - Ouvir ativamente (reconhecendo, esclarecendo e confirmando o entendimento) e remover barreiras que afetam negativamente a compreensão GUIA PMBOK Quinta edição 71

Gerenciar as comunicações Execução .1 Plano de gerenciamento das comunicações .2 Relatórios de performance da execução .3 Fatores ambientais da empresa .4 Ativos de processos organizacionais .1 Tecnologia de comunicação .2 Modelos de comunicação .3 Métodos de comunicação .4 Sistemas de gerenciamento de informação .5 Relatórios de desempenho .1 Comunicações do projeto .2 Atualizações do plano de gerenciamento do projeto .3 Atualização da documentação do projeto .4 Atualizações dos ativos de processos organizacionais GUIA PMBOK Quinta edição 72

GERENCIAMENTO DAS PARTES INTERESSADAS DO PROJETO EXECUÇÃO 73 73 73

Gerenciamento das partes interessadas Identificar as partes interessadas (Stakeholders) – Processo de identificação das pessoas, grupos ou organizações que possam afetar ou ser afetados por uma decisão, atividade, ou resultado do projeto, como também análise e registro das informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento, interdependências, influência e impacto potencial sobre o sucesso do projeto. Planejar o gerenciamento das partes interessadas (Stakeholders) - Processo de desenvolvimento de estratégias de gestão adequadas para envolver efetivamente as partes interessadas durante todo o ciclo de vida do projeto, com base na análise de suas necessidades, interesses e potencial impacto sobre o sucesso do projeto. Gerenciar o engajamento das partes interessadas (Stakeholders) – Processo que envolve comunicação e trabalho com as partes interessadas para atender às suas necessidades / expectativas. Inclui abordagem dos problemas quando estes ocorrem , e promoção do engajamento dos stakeholders adequadamente nas atividades ao longo do ciclo de vida do projeto. Controlar o engajamento das partes interessadas de (Stakeholders) - Processo de acompanhamento geral das partes interessadas do projeto e adequação da estratégia e plano para envolvimento das partes interessadas. Gerenciamento das partes interessadas Identificar as partes interessadas – Processo de identificação das pessoas, grupos ou organizações que possam afetar ou ser afetados por uma decisão, atividade, ou resultado do projeto, como também análise e registro das informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento, interdependências, influência e impacto potencial sobre o sucesso do projeto; Planejar o gerenciamento das partes interessadas - Processo de desenvolvimento de estratégias de gestão adequadas para envolver efetivamente as partes interessadas durante todo o ciclo de vida do projeto, com base na análise de suas necessidades, interesses e impacto potencial sobre o sucesso do projeto; Gerenciar o engajamento das partes interessadas – Processo que envolve comunicação e trabalho com as partes interessadas para atender às suas necessidades / expectativas. Inclui abordagem dos problemas quando estes ocorrem , e promoção do engajamento das partes interessadas adequadamente nas atividades ao longo do ciclo de vida do projeto; Controlar o engajamento das partes interessadas - Processo de acompanhamento geral das partes interessadas do projeto e adequação da estratégia e plano para envolvimento das partes interessadas. GUIA PMBOK Quinta edição 74 74

Gerenciar o engajamento das partes interessadas GUIA PMBOK Quinta edição 75

Gerenciar o engajamento das partes interessadas Execução Plano de gerenciamento das partes interessadas Plano de gerenciamento das comunicações .5 Registro das questões GUIA PMBOK Quinta edição 76

Gerenciar o engajamento das partes interessadas Atualizações dos documentos do projeto GUIA PMBOK Quinta edição 77

GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO EXECUÇÃO 78 78 78

Gerenciamento das aquisições do projeto Controle das GUIA PMBOK Quinta edição 79 79

Conduzir as aquisições GUIA PMBOK Quinta edição 80

Conduzir as aquisições Execução das aquisições Técnicas analíticas Declaração do escopo da aquisição GUIA PMBOK Quinta edição 81

Conduzir as aquisições - Adjudicação do Contrato GUIA PMBOK Quinta edição 82

Revisão dos conceitos da execução do projeto Atividade em grupo Revisão dos conceitos da execução do projeto 83