Gerenciamento de Projetos e Práticas de Integração AULA 3 Maio/2011 1
Gerenciamento de Projetos e Práticas de Integração 2
Áreas de conhecimentos de gerenciamento de projetos ESCOPO TEMPO CUSTO QUALIDADE RECURSOS HUMANOS COMUNICAÇÕES RISCOS AQUISIÇÕES INTEGRAÇÃO 3
Ciclo de vida do projeto Grupos de Processos 4
Mapeamento de grupos de processos GUIA PMBOK Quarta edição 5
Mapeamento de grupos de processos (continuação) GUIA PMBOK Quarta edição 6
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO PMI – PMBOK Quarta edição 7
Gerenciamento da qualidade do projeto O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de modo que o projeto satisfaça às necessidades para as quais foi empreendido. Implementa o sistema de gerenciamento da qualidade por meio de políticas e procedimentos de melhoria contínua de processos realizadas durante todo o projeto, conforme apropriado, GUIA PMBOK Quarta edição 8
Processos do gerenciamento da qualidade do projeto GUIA PMBOK Quarta edição 9
PLANEJAR A QUALIDADE PLANEJAR A QUALIDADE Planejamento Planejamento PMI – PMBOK Quarta edição 10
PLANO DE QUALIDADE DO PROJETO PMI – PMBOK Quarta edição 11
GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS PLANEJAMENTO PMI – PMBOK Quarta edição 12
Gerenciamento dos recursos humanos do projeto O gerenciamento dos recursos humanos inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto; A equipe do projeto consiste nas pessoas com papéis e responsabilidades designadas para a conclusão do projeto; O tipo e o número de membros da equipe do projeto podem mudar com frequência ao longo do projeto; O envolvimento e a participação dos membros da equipe desde o início agrega seus conhecimentos durante o processo de planejamento e fortalece o compromisso com o projeto. GUIA PMBOK Quarta edição 13
Processos do gerenciamento dos recursos humanos do projetos 14
DESENVOLVER O PLANO DE RECURSOS HUMANOS Planejamento Papéis e Responsabilidades Organograma do projeto Plano de gerenciamento de pessoal Calendários dos recursos 15
GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES PLANEJAMENTO PMI – PMBOK Quarta edição 16
Gerenciamento das comunicações do projeto O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada; Os gerentes de projetos gastam a maior parte do seu tempo se comunicando com os membros da equipe e outras partes interessadas do projeto; Uma comunicação eficaz cria uma ponte entre as diversas partes interessadas envolvidas no projeto, conectando vários ambientes culturais e organizacionais, diferentes níveis de conhecimento, e diversas perspectivas e interesses na execução ou nos resultados do projeto GUIA PMBOK Quarta edição 17
Gerenciamento das comunicações do projeto Planejamento GUIA PMBOK Quarta edição 18
PLANEJAR AS COMUNICAÇÕES Planejamento GUIA PMBOK Quarta edição 19
PLANO DE GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES GUIA PMBOK Quarta edição 20
PLANO DE COMUNICAÇÕES (CONTINUAÇÃO) GUIA PMBOK Quarta edição 21
GERENCIAMENTO DOS RISCOS DO PROJETO PLANEJAMENTO PMI – PMBOK Quarta edição 22
Gerenciamento dos riscos do projeto O gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto; Os objetivos do gerenciamento dos riscos são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto GUIA PMBOK Quarta edição 23
Gerenciamento dos riscos do projeto GUIA PMBOK Quarta edição 24
PLANEJAR O GERENCIAMENTO DE RISCOS Planejamento Metodologia Papéis e responsabilidades Orçamento Prazos Categorias de riscos Definições de probabilidade e impacto dos riscos Matriz de probabilidade e impacto Tolerâncias revisadas das partes interessadas Formatos dos relatórios Acompanhamento GUIA PMBOK Quarta edição 25
Exemplo de uma estrutura analítica de riscos - EAR GUIA PMBOK Quarta edição 26
Definição de escalas de impactos para quatro objetivos do projeto GUIA PMBOK Quarta edição 27
Exemplo de Matriz de probabilidade e impacto GUIA PMBOK Quarta edição 28
IDENTIFICAR OS RISCOS Planejamento Lista dos riscos Lista de respostas potenciais GUIA PMBOK Quarta edição 29
REALIZAR A ANÁLISE QUALITATIVA DOS RISCOS Planejamento REALIZAR A ANÁLISE QUALITATIVA DOS RISCOS Classificação ou prioridades Riscos por categorias Causas de riscos GUIA PMBOK Quarta edição 30
REALIZAR A ANÁLISE QUANTITATIVA DOS RISCOS Planejamento REALIZAR A ANÁLISE QUANTITATIVA DOS RISCOS Análise probabilística do projeto Probabilidade de atingir os objetivos de custo e tempo Lista priorizada de riscos quantificados Tendências nos resultados GUIA PMBOK Quarta edição 31
PLANEJAR RESPOSTAS AO RISCOS Planejamento GUIA PMBOK Quarta edição 32
ATUALIZAÇÕES DO REGISTRO DE RISCOS (Eliminar/Transferir/Mitigar/Aceitar) GUIA PMBOK Quarta edição 33
GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO PLANEJAMENTO PMI – PMBOK Quarta edição 34
Gerenciamento das aquisições do projeto O gerenciamento das aquisições do projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto; O gerenciamento das aquisições do projeto abrange os processos de gerenciamento de contratos e controle de mudanças que são necessários para desenvolver e administrar contratos ou pedidos de compra emitidos por membros autorizados da equipe do projeto. GUIA PMBOK Quarta edição 35
Gerenciamento das aquisições do projeto GUIA PMBOK Quarta edição 36
PLANEJAR AS AQUISIÇÕES Planejamento GUIA PMBOK Quarta edição 37
PLANO DE GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES GUIA PMBOK Quarta edição 38
PLANO DE GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES (CONTINUAÇÃO) GUIA PMBOK Quarta edição 39
Ciclo de vida do projeto Grupos de Processos Concluído 40