Gerenciamento de Projetos e

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento de Projetos
Advertisements

Áreas de Conhecimento do GP e Principais Gestões em um Projeto
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
PMBoK.
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
PMBoK Project Management Body of Knowledge
Documentação de sistemas / processos
O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto
11. Gerenciamento de riscos do projeto
Gerenciamento da Integração
Os processos de gerenciamento
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Qualidade de Software - FURB
Gerenciamento de Riscos
Pós-graduação Disciplina: Gerenciamento de Riscos em Projeto Prof. Claudemir Vasconcelos Gerenciamento de Riscos em Projetos Aula 6 Parte 2.
Planejamento de reservas
Gerenciamento de Projetos e
Planejamento do gerenciamento de riscos
Disciplina: Gerenciamento de Projetos e Práticas de Integração Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Gerenciamento de Projetos e Práticas de.
Fontes, Identificação e Categorização de riscos
Qualificação e Quantificação por Valor Esperado dos Riscos
Projeto em Engenharia de
Gerenciamento de Tempo e Custo em Projeto AULA 5 Abril/2011
Gerenciamento de Tempo e Custo de Projeto AULA 1 Março/2011
Disciplina: Gerenciamento de Projetos e Práticas de Integração Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Gerenciamento de Projetos e Práticas de.
Disciplina: Gerenciamento de Tempo e Custo em Projetos Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos Gerenciamento de Tempo e Custo de Projeto AULAS 6 e.
Gerenciamento de riscos
Gestão de Projetos.
Disciplina: Planejamento e Gerenciamento de Projetos - PGP
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
PMBOK 5ª Edição Capítulo 11
Projeto: Capacitação em GP
Gerenciamento da Integração
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Gerenciamento da Integração
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
Gerenciamento de Integração.
11 - Gerenciamento de Riscos
Elaboração e Análise de Projetos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Gerenciamento de Projetos
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
Áreas de Conhecimento:  RISCOS  COMUNICAÇÃO. Gerência de Riscos Processos necessários para a identificação, análise e resposta aos riscos do projeto,
Gerenciamento de Risco
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
GESTÃO DE QUALIDADE Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
Engenheiro Civil, pós graduado em: -Gestão e Tecnologia da Qualidade -Engenharia de Segurança do Trabalho -Gerenciamento de Projetos -Créditos concluídos.
O que é gerenciamento de projetos
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
Gerenciamento de Custos
Integração.
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Gerenciamento de Projetos - Visão PMI
Aula 3: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Integração
Metodologia de Gerenciamento de Projetos
MODELOS DE MELHORES PRÁTICAS RELACIONADOS À GOVERNANÇA DE TI
GESTÃO DE PROJETOS Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.
Visão Geral da Gestão de Projetos
Gerência de Projetos de Software
DISCUSSÃO BASEADA NO PMI®
Gestão de Projetos Matriz de riscos do projeto
Gerenciamento de riscos
Estudo de Caso de Gerência de Riscos
Gerência de Projetos de Software
Gerenciamento de Risco. O que são riscos Riscos são por definição a ocorrência de eventos futuros, onde o resultado é incerto. São eventos que podem ocorrer,
Planejamento – Revisão do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
PMBOK/PMI Project Management Body of Knowledge Revisão.
Planejamento do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
Transcrição da apresentação:

Gerenciamento de Projetos e Práticas de Integração AULA 3 Maio/2011 1

Gerenciamento de Projetos e Práticas de Integração 2

Áreas de conhecimentos de gerenciamento de projetos ESCOPO TEMPO CUSTO QUALIDADE RECURSOS HUMANOS COMUNICAÇÕES RISCOS AQUISIÇÕES INTEGRAÇÃO 3

Ciclo de vida do projeto Grupos de Processos 4

Mapeamento de grupos de processos GUIA PMBOK Quarta edição 5

Mapeamento de grupos de processos (continuação) GUIA PMBOK Quarta edição 6

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO PMI – PMBOK Quarta edição 7

Gerenciamento da qualidade do projeto O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de modo que o projeto satisfaça às necessidades para as quais foi empreendido. Implementa o sistema de gerenciamento da qualidade por meio de políticas e procedimentos de melhoria contínua de processos realizadas durante todo o projeto, conforme apropriado, GUIA PMBOK Quarta edição 8

Processos do gerenciamento da qualidade do projeto GUIA PMBOK Quarta edição 9

PLANEJAR A QUALIDADE PLANEJAR A QUALIDADE Planejamento Planejamento PMI – PMBOK Quarta edição 10

PLANO DE QUALIDADE DO PROJETO PMI – PMBOK Quarta edição 11

GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS PLANEJAMENTO PMI – PMBOK Quarta edição 12

Gerenciamento dos recursos humanos do projeto O gerenciamento dos recursos humanos inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto; A equipe do projeto consiste nas pessoas com papéis e responsabilidades designadas para a conclusão do projeto; O tipo e o número de membros da equipe do projeto podem mudar com frequência ao longo do projeto; O envolvimento e a participação dos membros da equipe desde o início agrega seus conhecimentos durante o processo de planejamento e fortalece o compromisso com o projeto. GUIA PMBOK Quarta edição 13

Processos do gerenciamento dos recursos humanos do projetos 14

DESENVOLVER O PLANO DE RECURSOS HUMANOS Planejamento Papéis e Responsabilidades Organograma do projeto Plano de gerenciamento de pessoal Calendários dos recursos 15

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES PLANEJAMENTO PMI – PMBOK Quarta edição 16

Gerenciamento das comunicações do projeto O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada; Os gerentes de projetos gastam a maior parte do seu tempo se comunicando com os membros da equipe e outras partes interessadas do projeto; Uma comunicação eficaz cria uma ponte entre as diversas partes interessadas envolvidas no projeto, conectando vários ambientes culturais e organizacionais, diferentes níveis de conhecimento, e diversas perspectivas e interesses na execução ou nos resultados do projeto GUIA PMBOK Quarta edição 17

Gerenciamento das comunicações do projeto Planejamento GUIA PMBOK Quarta edição 18

PLANEJAR AS COMUNICAÇÕES Planejamento GUIA PMBOK Quarta edição 19

PLANO DE GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES GUIA PMBOK Quarta edição 20

PLANO DE COMUNICAÇÕES (CONTINUAÇÃO) GUIA PMBOK Quarta edição 21

GERENCIAMENTO DOS RISCOS DO PROJETO PLANEJAMENTO PMI – PMBOK Quarta edição 22

Gerenciamento dos riscos do projeto O gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto; Os objetivos do gerenciamento dos riscos são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto GUIA PMBOK Quarta edição 23

Gerenciamento dos riscos do projeto GUIA PMBOK Quarta edição 24

PLANEJAR O GERENCIAMENTO DE RISCOS Planejamento Metodologia Papéis e responsabilidades Orçamento Prazos Categorias de riscos Definições de probabilidade e impacto dos riscos Matriz de probabilidade e impacto Tolerâncias revisadas das partes interessadas Formatos dos relatórios Acompanhamento GUIA PMBOK Quarta edição 25

Exemplo de uma estrutura analítica de riscos - EAR GUIA PMBOK Quarta edição 26

Definição de escalas de impactos para quatro objetivos do projeto GUIA PMBOK Quarta edição 27

Exemplo de Matriz de probabilidade e impacto GUIA PMBOK Quarta edição 28

IDENTIFICAR OS RISCOS Planejamento Lista dos riscos Lista de respostas potenciais GUIA PMBOK Quarta edição 29

REALIZAR A ANÁLISE QUALITATIVA DOS RISCOS Planejamento REALIZAR A ANÁLISE QUALITATIVA DOS RISCOS Classificação ou prioridades Riscos por categorias Causas de riscos GUIA PMBOK Quarta edição 30

REALIZAR A ANÁLISE QUANTITATIVA DOS RISCOS Planejamento REALIZAR A ANÁLISE QUANTITATIVA DOS RISCOS Análise probabilística do projeto Probabilidade de atingir os objetivos de custo e tempo Lista priorizada de riscos quantificados Tendências nos resultados GUIA PMBOK Quarta edição 31

PLANEJAR RESPOSTAS AO RISCOS Planejamento GUIA PMBOK Quarta edição 32

ATUALIZAÇÕES DO REGISTRO DE RISCOS (Eliminar/Transferir/Mitigar/Aceitar) GUIA PMBOK Quarta edição 33

GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO PLANEJAMENTO PMI – PMBOK Quarta edição 34

Gerenciamento das aquisições do projeto O gerenciamento das aquisições do projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto; O gerenciamento das aquisições do projeto abrange os processos de gerenciamento de contratos e controle de mudanças que são necessários para desenvolver e administrar contratos ou pedidos de compra emitidos por membros autorizados da equipe do projeto. GUIA PMBOK Quarta edição 35

Gerenciamento das aquisições do projeto GUIA PMBOK Quarta edição 36

PLANEJAR AS AQUISIÇÕES Planejamento GUIA PMBOK Quarta edição 37

PLANO DE GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES GUIA PMBOK Quarta edição 38

PLANO DE GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES (CONTINUAÇÃO) GUIA PMBOK Quarta edição 39

Ciclo de vida do projeto Grupos de Processos Concluído 40