Planejamento e Controle de Projetos Logístico

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Planejamento e Controle de Projetos Logístico

CONTROLE DOS PROJETOS LOGÍSTICOS E FERRAMENTAS DE CONTROLE

CONTROLE DOS PROJETOS LOGÍSTICOS E FERRAMENTAS DE CONTROLE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Transporte de PA Frete de Inbound custos do inbound custos de estoques custo de processamento de pedidos depreciação de equipamentos custos de equipamentos custos operacionais de estocagem PROCESSOS A SEREM CONTROLADOS

IDENTIFICA OPORTUNIDADES 1 IMPLEMENTAR AS MUDANÇAS 6 Gestão de Processos Análise do Processo DEFINE O ESCOPO 2 IDENTIFICA OPORTUNIDADES 1 DOCUMENTAR O PROCESSO 3 IMPLEMENTAR AS MUDANÇAS 6 AVALIAR O DESEMPENHO 4 REDESENHAR O PROCESSO 5

Gestão de Processos 1 - Identificar oportunidades: relacionamento com o fornecedor. desenvolvimento de novo serviço ou produto. execução de pedido. relacionamentos com os clientes.

Gestão de Processos 2 – Definir o escopo: definir o objetivo que se quer alcançar. definir o resultado deste escopo. trabalhar individualmente ou em conjunto. definir o inter-relacionamento com as outras áreas.

Gestão de Processos 3 – Documentar o processo: fazer uma lista dos insumos do processo. fornecedores internos e externos. produtos e clientes. softwares para documentar o processo: SmartDraw, MicrosoftVisio, Micrografx ---- versões gratuitas

Gestão de Processos 4 – Avaliar o desempenho: através de indicadores: tempo para executar cada tarefa. custos. erros. medidas ambientais. etc.

Gestão de Processos 5 – Redesenhar o processo: investigar novas oportunidades. atender novas indicadores. atender novas expectativas de clientes e fornecedores.

Gestão de Processos 6 – Implementar as mudanças: quebra de paradigmas. envolver as pessoas para a mudança. atingir os novos indicadores.

Gestão de Processos FERRAMENTAS DE ANÁLISE DE DADOS: listas de verificação (checklist). histograma ou gráfico de barras. diagramas de PARETO. diagramas de DISPERSÃO. diagramas de CAUSA – EFEITO. gráficos.

Gestão de Processos Exemplo: Uma fabricante de revestimentos de tetos – identificar os principais defeitos e encontrar as causas. lista de verificação: Rasgos no tecido 4 Tecido descolorido 3 Placa de fibra quebrada 36 Extremidades irregulares 7 TOTAL 50

Gestão de Processos Exemplo: Uma fabricante de revestimentos de tetos – identificar os principais defeitos e encontrar as causas. DIAGRAMA DE CAUSA - EFEITO Pessoas Materiais Fora de especificação Treinamento Absenteismo Não disponiveis Comunicação Placa de Fibra quebrada Umidade Manutenção de máquinas Velocidade de máquina Alterações na programação Configuração errada Outros Processo

Gestão de Processos Gráfico de barras

Gestão de Processos Exemplo de um fluxo de processo – SLA, KPI, etc

Desempenho Logístico QUESITOS A SEREM CONSIDERADOS: QUALIDADE: A questão chave é a satisfação do cliente e se as operações estão apropriadas e são capazes de produzi-la. PONTUALIDADE: logísticas tem prazo finais, e as atividades da logística tabém afetam a habilidade de outras partes do processo em atender a seus objetivos relativos ao prazo. PRODUTIVIDADE: A produtividade dos recursos utilizados, cujo nível de desempenho é tradicionalmente medido em custos, permanece um desafio inevitável..

Desempenho Logístico CUSTOS QUE DEVEM SER MONITORADOS: Custos de Procurement ( aspectos financeiros e físicos de frete, manutenção e estocagem). Custos de compra (descontos por volume comprado). Custos de produção ( MO. e estoque em processo). Custos de distribuição (frete, preparação do pedido, manutenção de estoques de PA e peças de reposição). Preço de venda de PA (gestão da conta do cliente, cálculo das reduções nas quantidades devido as promoções).

Desempenho Logístico escolhas estratégicas que afetam o desempenho logístico: Fornecimento de matérias primas, incluindo componentes e subunidades. Realocação de manufatura. Desenvolvimento de novos mercados geográficos ou consolidação. Investimento em tecnologia de produção, tais como JIT ou outros. Desenvolvimento de uma gama de produtos ou um mix estreito de produtos. Adoção de meios de transporte para grandes quantidades, uso de meios de transporte rápidos ou construção de uma rede de distribuição local. Operação logística de compras e distribuição terceirizada.

Desempenho Logístico Relatório Logístico de custos de serviço Distribuição física Transporte de PA Despesas de frete de entrada para o armazém Despesas de frete de saída do armazém Despesas de frete de devolução de produto para planta Despesas de frete de devolução de campo. Estoques de PA Estoque em transito Custo de estocagem Custo de manuseio nos armazéns Custo do estoque obsoleto Custo de estocagem na planta Custo de movimentação de materiais nas plantas e armazém

Desempenho Logístico Relatório Logístico de custos de serviço Distribuição física Transporte de suprimento de produto Despesas de frete de entrada na planta Despesas de frete expedido Suprimento de produto para estoque Custo de estocagem de matéria prima Custo de movimento de materiais para matérias primas Processamento de pedido Custo de pedido de suprimento Despesas Indiretas e administrativas Rateio de despesa gerencial Depreciações

Desempenho Logístico Relatório Logístico de custos de serviço Suprimento físico Custo de processamento de pedido Processamento de pedido do cliente Processamento de pedido para reabastecimento do armazém Processamento de pedido em aberto Despesas Indiretas e Administrativas Rateio das despesas gerenciais Depreciação do espaço de estocagem Depreciação dos equipamentos de movimentação de materiais Depreciação dos equipamentos de transporte

Desempenho Logístico Relatório Logístico de custos de serviço Serviço ao Cliente % das entregas dentro do mesmo dia % média dos produtos em estoque Total do ciclo de pedido Pedidos preenchidos completos % de devolução de clientes devido a erros % de tempo de produção disponivel desperdiçado devido a falta de estoque para suprir.

Desempenho Logístico Principais critérios para medidas eficientes: Velocidade. Confiabilidade. Simplicidade. Processo para organizar indicadores: Organização dos indicadores por prioridade. Segmentação das medidas. Visualização do conteúdo da função. Clarificação dos objetivos da função ou equipe. Seleção de indicadores que lidam com qualidade. Formatação eficaz das medidas.

Desempenho Logístico Exemplo de medida de desempenho Objetivos Redução de Estoques Desempenho de fluxo Parceria com fornecedores Medida de desempenho Materiais: valor em estoque em matéria-prima, processo e acabado Qualidade de previsão Lead times tempos de expedição. Eficiencia de ciclo tempo de operação total/lead time. Taxa de quebras. Tamanho de lote. Número de quebras. Frequencia de entregas. Tempos de entrega. Porcentagem de entregas de embalagens prontas para o uso. Número de viagens expecionais. Número e porcentagem de fornecedores com garantia de qualidade.