MBA em Tecnologia da Informação Comércio e Marketing Eletrônico Prof. Lawton Benatti lawton@uol.com.br
O que vimos na aula anterior Processo de comunicação Páginas administrativas de links patrocinados Controle dos orçamentos de campanhas digitais Ações promocionais virtuais
Aula 5 Módulo de Segurança Fraudes Segurança no Mercado Eletrônico Deep Web Mecanismos e Sistemáticas de Atuação dos Hackers Spam Blacklists Processo para Denúncias Virtuais Módulo do Estado da Arte Inovações, Novidades e Novas Informações do Mercado
Fraudes Todo crime cometido por meios digitais Próprio comportamento do usuário permite a fraude
Fraudes Falsas oportunidades Falsos links Programas que servem como espiões quando instalados Importante: os links somente são acionados na maior parte das vezes pelo próprio usuário, portanto é importante realizar uma mudança de comportamento na navegação em sites. Cuidado com promessas milagrosas!
Segurança no Mercado Eletrônico Ferramentas para segurança dos ambiente virtuais onde haja movimentação de recursos financeiros e senhas
Deep Web Ambiente não visível da internet
Deep Web Ambiente de acesso por navegador especial que permite anonimato Navegador – Tor
Deep Web Pela questão do anonimato, torna-se também local predileto para hackers, traficantes, pedofilia e outros crimes.
Deep Web The Hidden Wiki – Página que serve como wikipedia da deepweb Bitcoin: moeda digital utilizada para trocas comerciais pela deep web
Mecanismos e Sistemáticas de Atuação dos Hackers Hackers aproveitam-se da ganância, ingenuidade ou próprio desejo das pessoas em aproveitar oportunidades para explorar suas falhas.
Mecanismos e Sistemáticas de Atuação dos Hackers Desconfie de condições muito vantajosas, não existem milagres!
Mecanismos e Sistemáticas de Atuação dos Hackers Monitoramento do uso da internet por menores é fundamental para exposição indevida a riscos
Spam Envio não autorizado de mensagens eletrônicas Problemas com distribuição de vírus e sobrecarga dos servidores Afeta credibilidade das empresas que praticam ou que são vítimas de criminosos Curiosidade: Origem do termo Spam: http://informatica.terra.com.br/virusecia/spam/interna/0,,OI195623-EI2403,00.html
Blacklists Organizações não governamentais e serviços que bloqueiam servidores e/ou limitam prática ilegal de spam
Blacklists
Blacklists Poderá consultar através do IP se o servidor está inserido em algum blacklist
Blacklists Possível acessar a blacklist apontada e verificar os motivos ou mesmo solicitar remoção temporária até verificação sistêmica
Processo para Denúncias Virtuais Site da Polícia Federal para Denúncia de Crimes Virtuais
Processo para Denúncias Virtuais antispam.br
Processo para Denúncias Virtuais Portais também oferecem canais para denúncias de crimes virtuais
Processo para Denúncias Virtuais Organização Brasileira para Denúncia de Crimes Virtuais
Processo para Denúncias Virtuais Monitoramento Nacional das Fraudes pela Internet
Módulo do Estado da Arte Inovações, Novidades e Novas Informações do Mercado Quais as novidades neste mercado? Quais as tecnologias que merecem atenção? Dica: Link de artigo que trata sobre o Estado da Arte em Comércio Eletrônico: http://www.ead.fea.usp.br/semead/13semead/resultado/trabalhosPDF/439.pdf
BOA NOITE! ATÉ A PRÓXIMA AULA!!!
Aula 6 Revisão do conteúdo abordado da disciplina Elaboração da prova individual – avaliação final Vamos à leitura do cronograma de aulas e discutir sobre os itens que foram abordados... ~
- Conceitos Gerais do Ambiente Virtual, Módulos do Curso Cronograma de Aulas Aula Data Conteúdo Aula 1 03/06/13 - Apresentação da Disciplina: Objetivos, Metodologia, Conteúdo, Avaliação, Cronograma - Conceitos Gerais do Ambiente Virtual, Módulos do Curso - Módulo de Mercadologia: Introdução aos Aspectos Mercadológicos, Tendências do e-Commerce, Canais de Comunicação da Nova Era Digital, Bigdata, Conceito da Cauda Longa, Marketplaces, Leilões Eletrônicos e Compras Públicas, Portais, Mecanismos de Busca, SEO, Geração de Conteúdo Digital. Aula 2 10/06/13 Módulo de Redes Sociais: Perspectivas do Mercado, Funcionamento das Redes Sociais, Utilização das Redes Sociais para Negócios, Aumento da Base de Públicos Virtuais, Marketing Viral, Canais e Conteúdos Digitais (Texto, áudio, vídeo), Acompanhamento da Opinião Pública. Aula 3 17/06/13 Módulo de Lojas Virtuais: Montagem de Lojas Virtuais, Provedores, Locação e Desenvolvimento de Bases para Lojas Virtuais, Compras Coletivas, Administração das Lojas Virtuais, Catálogo de Produtos e Serviços, Métodos de Pagamento Virtual, Legislação, Processo Logístico, Registro de Domínios, Registro Marcas, Domínios Internacionais. Aula 4 24/06/13 Módulo de Comunicação e Divulgação: Links Patrocinados (Buscadores, Redes Sociais), Orçamento de Mídias Digitais, Publicidade Digital em Sites e Portais, Sistemas de Parcerias e Permutas, Estímulo ao Marketing Viral, Email Marketing, Construção de Marcas na Internet (dicas, endossos e assinaturas ou indicações de formadores de opinião), Cuidados no Gerenciamento da Opinião Pública. Aula 5 01/07/13 Módulo de Segurança: Fraudes, Segurança no Mercado Eletrônico, Deep Web, Mecanismos e Sistemáticas de Atuação dos Hackers, Spam, Blacklists, Processo para Denúncias Virtuais. Módulo do Estado da Arte: Inovações, Novidades e Novas Informações do Mercado. Aula 6 03/07/13 Revisão do conteúdo abordado da disciplina, elaboração da prova individual – avaliação final
DÚVIDAS?? Alguma dúvida sobre o conteúdo? Alguma dúvida sobre a aplicação prática do material?
Como aplicar os conceitos estudados no cotidiano? Como aproveitar este conteúdo para aplicação imediata em suas atividades profissionais? Como compartilhar e disseminar esta informação em sua organização?
lawton@uol.com.br OA SORTE E SUCESSO!!!