Agência de Defesa Agropecuária do Paraná

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
SÃO PAULO e a POLÍTICA NACIONAL de RESÍDUOS SÓLIDOS 21 de outubro de 2010 DECONT – Departamento de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Verde.
Sujeito e Objeto do Delito
Decreto 3.179/99.
Trabalho de Ciências!!!.
Responsabilidade Civil e Penal decorrente do Acidente do Trabalho
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Controle de Recursos Públicos
Meio Ambiente: o papel do Ministério Público.
Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica
Curso de Formação de Soldados Parte 01
10º Congresso Florestal Estadual
Política Nacional dos Resíduos Sólidos
O Novo Código Florestal – Lei 12651/12
Superintendente Adjunto de Fiscalização do Abastecimento
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS CAUSADOS POR AGROTÓXICOS
EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM ARBORIZAÇÃO URBANA
Ética Ética é a ciência do comportamento moral (costumes, regras, convenções estabelecidas por cada sociedade), dos homens em sociedade. É uma reflexão.
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Resolução Normativa n° 63,
Receituário Agronômico
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
FISCALIZAÇÃO DE INSUMOS E SERVIÇOS AGROPECUÁRIOS
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 8º ENCONTRO - SINDILAV – 22/11/13
André Felipe C. P. da Silva
Consórcio Público – Licenciamento ambiental
Roteiro de Aula Convivência A Ordem Econômica e Financeira na CF/88
INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE E NO DOMÍNIO ECONÔMICO.
Responsabilidades Legais do Engenheiro Civil
DIREITO AMBIENTAL PROFA. Msc CAMILA ILÁRIO. LEI Nº de 12 de fevereiro de 1998.
Disciplina: HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA Prof: RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
11 A FISCALIZAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS E O INMETRO
OCUPAÇÃO TEMPORÁRIA “Utilização transitória, remunerada ou gratuita, de bens particulares pelo Poder Público, para a execução de obras, serviços ou atividades.
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Curso Técnico em Meio Ambiente
INFRAÇÕES À LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL E RESPECTIVAS COMINAÇÕES LEGAIS
IMPOSTO Código Tributário Nacional Art. 16
DIREITO CRIMINAL AMBIENTAL
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA AMBIENTAL
RESPONSABILIDADE POR DANO AMBIENTAL
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
ATIVIDADE URBANISTICA
AMUPE Cristiano Silva Recife / PE MINUTA DE CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE PERNAMBUCO (CREA-PE)
 Incapacidade do conhecimento humano de reproduzir a biosfera- Caso Biosfera 2  Qatar - Criação da ilha para a Copa de 2022  Ilha de Oryx Qatar; 
Processo administrativo sancionatário:
Willian Jose da Fonseca Engenheiro Ambiental e Sanitarista Agência Avançada de Meio Ambiente de Presidente Olegário Instituto Estadual de Florestas -
ÉTICA PROFISSIONAL UNIP 2008.
RESPONSABILIDADE DOS GESTORES REGIONAIS E SEUS RESPECTIVOS COLABORADORES PARA PRIORIZAÇÃO DA ATIVIDADE-FIM E ALCANCE DE RESULTADOS EXITOSOS. Dr. Manoel.
Licenciamento, Monitoramento e Exercício Profissional.
LOGISTICA REVERSA VIA ACORDO SETORIAL E LOGISTICA REVERSA POR DECRETO DO EXECUTIVO.
Ralph Rabelo Andrade, Fiscal de Defesa Agropecuária
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
Eng. Jovanilson Freitas
CRIME AMBIENTAL LEI 9.605/98. FUNDAMENTO CONSTITUIÇÃO FEDERAL, art. 225, § 3º: – AÇÕES CRIMINOSAS condutas lesivas ao meio ambiente atividades lesivas.
CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988
Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná Comissão de Meio Ambiente Altíssimo Rio Iguaçu – Rio Iraí – Fazenda Canguri/UFPR.
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
Política nacional do MA Lei 6938/81. Estabelece política: articulação de objetivos e meios Complementada pela legislação e desenhos institucionais. (Lei.
Riscos das Edificações Principais Ocorrências - Sistema elétrico inadequado - Obras sem orientação técnica - Intervenções inadequadas.
AULA 7 – Lei de crimes ambientais Constituição Federal. Art 225 §3º: As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores,
DIREITO COMERCIAL I INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Responsabilidade administrativa Ou Infrações em mat ambiental Art 225 §3º: As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os.
CISPAR Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná ORCISPAR Ente Regulador do CISPAR.
AUTO DE INFRAÇÃO E IMPOSIÇÃO DE MULTA - AIIM CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS CÉSAR EDUARDO TEMER ZALAF.
AULA 4 O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal.
DIREITO URBANÍSTICO CONSTITUCIONAL. PRINCÍPIOS JURÍDICOS Cretella Júnior define os princípios jurídicos como "as proposições básicas, fundamentais, típicas.
Transcrição da apresentação:

Agência de Defesa Agropecuária do Paraná Responsabilidade Administrativa do Causador de Danos ao Solo Agrícola Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos Cascavel, 29/08/13

Dano ambiental ou dano a bem de interesse público As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados (CF/88, art. 225, § 3°).

Responsabilidade Administrativa Fundamenta-se na capacidade que têm as pessoas jurídicas de dto. Público (Administração) de impor condutas aos administrados. Essa capacidade da Administração é o poder de polícia administrativa.

Responsabilidade Administrativa Resulta da infração à norma administrativa, sujeitando o infrator a uma sanção de natureza administrativa: advertência, multa, suspensão de benefício, interdição de atividade.

Legislação estadual Lei Estadual n° 8.014/84 (Lei estadual de uso do solo agrícola) e seu Regulamento: Direito de propriedade ou a posse temporária com limitações. Uso do solo agrícola somente mediante planejamento segundo sua capacidade de uso/ emprego de tecnologia adequada. Solo agrícola: aptidão e destinação agro-silvo-pastoril.

Legislação estadual Uso adequado: conjunto de práticas e procedimentos que visem a conservação, melhoramento e recuperação do solo, atendendo a função sócio-econômica da propriedade. Planejamento deve ser feito independentemente de divisas de propriedades, quando de interesse público.

Legislação estadual São de interesse público todas as medidas que visem o controle da erosão, evitar o assoreamento de cursos d`água, adequar estradas aos princípios conservacionistas e evitar o desmatamento de áreas impróprias e promover o reflorestamento nessas áreas , quando já desmatadas.

Legislação estadual O mau uso do solo atenta contra os interesses do Estado, exigindo a criação de serviços de orientação, fiscalização e repressão. A fiscalização e a aplicação do presente código pelos órgãos competentes não exclui a colaboração da iniciativa privada.

Legislação/procedimento de fiscalização O Eng. Agr. Fiscal, após avaliar a ocorrência, deverá notificar o responsável pela área objeto de uso inadequado do solo agrícola, bem como todo aquele que concorra à deterioração, para que apresente planejamento conservacionista.

Planejamento Conservacionista O Planejamento Conservacionista deverá enquadrar o uso do solo agrícola conforme a sua aptidão, constando de diagnóstico da situação e do plano técnico conservacionista integrado, observado o conteúdo mínimo estabelecido no Capítulo III do Regulamento anexo ao Decreto Estadual nº 6.120/85.

Planejamento Conservacionista Com base nos conhecimentos técnico-científicos são entendidas como práticas conservacionistas: sistema de terraceamento, adequação de estradas, cobertura de solo, plantio em nível rotação de culturas, adubação equilibrada, calagem, uso racional de agrotóxicos, MIP, plantio direto ou cultivo mínimo, sistema agro-silvo-pastoril,....

Planejamento Conservacionista O Planejamento deverá ser firmado por profissional habilitado, acompanhado de uma ou mais Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, abrangendo o planejamento, a execução e o acompanhamento das obras ou práticas conservacionistas, observadas e cumpridas as instruções do competente órgão de fiscalização do exercício profissional, sem o qual não poderá ser recebido.

ADRIANO RIESEMBERG Eng Agrônomo Fiscal de Defesa Agropecuária Obrigado pela atenção! ADRIANO RIESEMBERG Eng Agrônomo Fiscal de Defesa Agropecuária ariesemberg@adapar.pr.gov.br