A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO: Tem como eixos manter a unidade de ação, orgânica e política do partido. UNIDADE PARTIDÁRIA UNIDADE DE AÇÃO UNIDADE POLÍTICA UNIDADE ORGÂNICA.
Advertisements

Ministério do Desenvolvimento Agrário
Políticas Públicas de Desenvolvimento Agrário e Proposições para Inclusão Quilombola José Alfredo Jr. Sec. Agricultura Familiar/MDA.
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
CIAT - ÓRGÃO COLEGIADO DO TERRITÓRIO (Provisório)
Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra Em defesa da reforma agrária e soberania territorial e alimentar.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Senarc: atribuições institucionais
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
Feiras.
Gestão de Competências CAIXA
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Processo de Elaboração do PLOA 2011
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Controle de Recursos Públicos
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Processo de Crédito para a Agricultura Familiar Maceió, 05 de abril de 2011 SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL ALAGOAS.
Para quem é da terra criar raízes
2009.
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
AGENDA SOCIAL Florianópolis, Agosto de 2008.
Política de Garantia de Preços Mínimos para Extrativistas
Programas Sociais de Moradia Econômica
Acompanhamento Familiar
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
SMMT Sistema de Monitoramento do Mercado de Terras
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
PLENÁRIA FINAL.
Minas Gerais.
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Desenvolvimento Agrário
Instruções para preenchimento do Plano de Providência.
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
VISÃO GERAL - PPA Brasília, maio de 2011.
Sistema Unificado de Planejamento e Orçamento - UNI 1 Palmas, 21 de outubro de 2011.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Reestruturação do Incra Pré-proposta – junho de 2010 DE/GT.
Rio Mulher.
Brasília, 04 de setembro de 2011.
MINISTÉRIO DO ESPORTE CENESP UFRGS REDE CENESP GESTORES ESTADUAIS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Nossa Várzea - Cidadania e Sustentabilidade na Amazônia Brasileira
 Os Territórios Rurais se caracterizam por:  conjunto de municípios unidos pelo mesmo perfil econômico e ambiental;  ter identidade e coesão social.
Objetivos Específicos:
FETAG-PB.
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
Recursos e Fontes de Financiamento
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
1 1.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Política Nacional de Habitação
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Superintendência de Transferência de Renda
Click to edit Master subtitle style. Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, com metas de curto, médio.
01/10/09 – No IAT (Instituto Anisio Teixeira)
Ações Estratégicas do PETI Contribuições do CadÚnico
SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO / BRASIL SEM MISÉRIA
Janeiro de 2013 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
OPERAÇÃO PARÁ PAZ Belém – PA, fevereiro de 2005 Ministério do Desenvolvimento Agrário Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária OPERAÇÃO PARÁ.
Secretaria de Assistência Social Semas Regilene Tononi Mazzariol Secretária Municipal de Ação Social Inara Suhet Secretária Adjunta de Ação Social Roseane.
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Audiência Pública Situação dos Quilombos no Brasil Brasília – DF 28 de setembro de 2011 Ministério do Desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário e, acampados Secretaria Nacional de Renda de Cidadania

Assentados da Reforma Agrária e Beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF)

Cadastro Único Cadastramento de Assentados e Beneficiários PNCF O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) firmou parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para o cadastramento de famílias assentadas pelo Programa Nacional de Reforma Agrária e beneficiárias do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

FAMÍLIAS ASSENTADAS PELA REFORMA AGRÁRIA Atualmente no estado do Rio Grande do Sul há 334 Projetos de Assentamento distribuídos em 97 municípios.

Cadastro Único Cadastramento de Assentados e Beneficiários PNCF Técnicos da Senarc, do MDA e do INCRA estão trabalhando na elaboração de uma Instrução Operacional Conjunta que disporá sobre as atribuições de cada instância para o cadastramento dessas famílias, bem como orientará o gestor municipal a realizar o cadastramento buscando parcerias e estratégias específicas.

Cadastro Único Gestão Municipal do Cadastro Único Cadastramento de Assentados e Beneficiários do PNCF RESPONSABILIDADES: Gestão Municipal do Cadastro Único planejar ações de cadastramento; estabelecer parceria com: Superintendências Regionais do INCRA (SR); Delegacias Federal do MDA; Unidades Técnicas Estaduais (UTE); Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR); Instâncias de Controle Social (ICS); Sindicatos Rurais; Federações e Confederações da Agricultura; outras lideranças rurais.

Cadastro Único Gestão Municipal do Cadastro Único Cadastramento de Assentados e Beneficiários do PNCF RESPONSABILIDADES: Gestão Municipal do Cadastro Único identificar as famílias a serem cadastradas; chegar até as famílias; realizar o cadastramento de forma completa; orientar e encaminhar as famílias que não possuem documentos para o serviço de emissão de documentação.

Cadastramento de Assentados e Beneficiários PNCF Cadastro Único Cadastramento de Assentados e Beneficiários PNCF RESPONSABILIDADES: Superintendência Regional do INCRA mobilizar as lideranças locais e as famílias; informar as famílias sobre o cadastramento; identificar as famílias assentadas; orientar e encaminhar as famílias que não possuem documentos para o serviço de emissão de documentação; acompanhar o cadastramento das famílias; apoiar a gestão municipal na ação de cadastramento.

Cadastro Único Cadastramento de Assentados e Beneficiários PNCF Responsabilidades da Delegacia Federal do MDA no Estado e Unidade Técnica Estadual (UTE): mobilizar as lideranças locais e as famílias; identificar as famílias beneficiárias pelo PNCF; informar as famílias sobre o cadastramento; orientar e encaminhar as famílias que não possuem documentos para o serviço de emissão de documentação; apoiar a gestão municipal na ação de cadastramento.

Cadastro Único Cadastramento de Assentados e Beneficiários PNCF Estratégia para o cadastramento: Mobilização das famílias Parceria com o INCRA e UTE Mutirão As entrevistas realizadas para o cadastramento são feitas nos Assentamentos e nas Unidades Produtivas Efetivação do cadastro no sistema

Cadastro Único Cadastramento de Assentados e Beneficiários PNCF As famílias assentadas pela Reforma Agrária serão identificadas no Cadastro Único, no campo 2.07 do Formulário Suplementar 1, por meio da indicação do Código “301” e da Descrição “FAMILIA ASSENTADA DA REFORMA AGRÁRIA”.

Cadastro Único Cadastramento de Assentados e Beneficiários PNCF: As famílias assentadas da Reforma Agrária são, legalmente, aquelas constantes da Relação de Beneficiários - RB, com direitos e deveres expressos em contrato de concessão de uso da terra. Contudo, assim como as demais informações do Cadastro Único, é autodeclaratória a identificação da família como assentada da reforma agrária. Essa informação pode ser objeto de auditoria conforme interesse dos órgãos envolvidos na ação (MDS e INCRA).

Cadastro Único Cadastramento de Assentados e Beneficiários PNCF: A família assentada da Reforma Agrária deve morar no assentamento e por isso, o endereço a ser registrado no Formulário Principal é o endereço do Assentamento. O preenchimento dos dados do endereço do assentamento devem seguir as orientações do Manual do Entrevistador.

Cadastro Único Cadastramento de Assentados e Beneficiários PNCF As famílias beneficiárias do PNCF serão identificadas no Cadastro Único, no campo 2.07 do Formulário Suplementar 1, por meio da indicação do Código “301” e da Descrição “FAMILIA BENEFICIÁRIA DO PROGRAMA NACIONAL DE CREDITO FUNDIARIO ”.

Cadastro Único Cadastramento de Assentados e Beneficiários PNCF: As famílias beneficiárias do PNCF são, legalmente, aquelas que adquiriram o financiamento do Crédito Fundiário, com direitos e deveres expressos em contrato. Contudo, assim como as demais informações do Cadastro Único, é autodeclaratória a identificação da família como beneficiária do PNCF. Essa informação pode ser objeto de auditoria conforme interesse dos órgãos envolvidos na ação (MDS e MDA).

Cadastro Único Cadastramento de Assentados e Beneficiários PNCF: A família beneficiária do PNCF pode não morar na unidade produtiva e por isso, o endereço a ser registrado no Formulário Principal deve ser aquele no qual a família realmente mora. O preenchimento dos dados do endereço dessas famílias deve seguir as orientações do Manual do Entrevistador.

Acampados

Cadastro Único Cadastramento de acampados: São consideradas famílias acampadas aquelas que encontram-se organizadas em movimentos sociais que pleiteiam acesso à terra e à moradia, tanto na cidade quanto no campo. Os acampamentos são espaços de transição na luta pela terra e pela moradia. Essas famílias podem permanecer acampadas durante um longo período até que tenha sua situação regularizada.

Cadastro Único Cadastramento de acampados: Os acampamentos são considerados para efeitos de registro do campo 2.02 – Espécie do Domicílio (Bloco 2 – Características do Domicílio do formulário Principal) como Domicílio Particular Improvisado.

Cadastro Único Cadastramento de acampados: As famílias acampadas serão identificadas, no Cadastro Único, no campo 2.07 do Formulário Suplementar 1, por meio da indicação do Código “303” e da Descrição “FAMILIA ACAMPADA”.

Cadastro Único Cadastramento de acampados: Serão identificadas como famílias acampadas aquelas que se declararem pertencentes a esse grupo.

Cadastro Único Cadastramento de acampados: Podem ser parceiros na ação de cadastramento dessas famílias: Incra – para acampados rurais; Secretarias Municipais de Assistência Social; Secretarias Municipais de Planejamento Urbano e Habitação; Movimentos Sociais de luta pela terra e moradia; Associações próprias.

Muito obrigada Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Departamento do Cadastro Único Coordenação Geral de Apoio à Integração de Ações cgaia.decau@mds.gov.br