Tatiana seniciato Osmar Cavassar Aulas de Campo em Ambiente Naturais e Aprendizagem em Ciências – Um Estudo com Alunos do Ensino Fundamental Tatiana seniciato Osmar Cavassar Grupo : Eder de Oliveira Júnior Izildinha Catarina Farielo Falcão Patrick Santos Nunes
Objetivo da Pesquisa Desenvolver as Aulas de Ciências como uma metodologia que auxilie na aprendizagem dos conhecimentos científicos, relacionados à ecologia num ecossistema natural; Avaliar se as atividades de educação ambiental tanto formal quanto não-formal promoveram mudanças de valores e posturas dos alunos em relação á natureza;
Questionário com 15 Perguntas Metodologia 97 alunos, com idade de 11 a 14 anos; 3 (Três) turmas da 6ª série Escola pública de Bauru – SP, em 08/91 Primeiro Momento: Aulas teóricas na escola Segundo Momento: Uma semana depois, Aulas de Campo no Jardim Botânico Municipal de Bauru Questionário com 15 Perguntas
Aulas teóricas na sala de aula Questionário 15 Perguntas Aulas teóricas na sala de aula Aula de campo 10 Questões Conhecimento 05 Questões Afetividade
Como foi feito o questionário? 10 Questões : Avaliar o conhecimento AC1 – antes AC2 – depois 05 Questões : Avaliar a dimensão afetiva, onde (S) sensações e (E) emoções ASE
No Artigo foram apresentados apenas o resultado: 03 Questões Conhecimento 05 Questões Afetividade
Perguntas AC1 ou AC2
Pergunta 5 – Em uma mata, as epífitas são encontradas: A) sobre os troncos e galhos das árvores; B) no solo, junto aos arbustos e plantas herbáceas; C) sobre as folhas das árvores; D) Não sei o que é uma epífita. Pergunta 7 – Quais as funções desempenhadas pelas folhas em uma planta? A) reprodução e respiração; B) fotossíntese e respiração; C) fotossíntese e reprodução; D) fotossíntese e fixação.
Pergunta 14 – Para que as plantas realizam a fotossíntese é necessária a presença de: A) Luz solar; B) outros vegetais no local; C) insetos polinizadores; D) oxigênio.
Perguntas ASE
Pergunta ASE 1 – Você achou o ambiente dentro da mata e do cerrado : ( ) confortável ( ) desconfortável. Por quê? Pergunta ASE 2 – Durante a aula no Jardim Botânico, você se sentiu : ( ) com medo ( ) sem medo. Por quê
Pergunta ASE 3 – Você achou a aspecto do Cerrado : feio ( ) bonito ( ) Pergunta ASE 3 – Você achou a aspecto do Cerrado : feio ( ) bonito ( ). Por quê? Pergunta ASE 4 – Do que você mais gostou durante a aula no Jardim Botânico? Pergunta ASE 6 – Como você se sentiu durante a aula no Jardim Botânico?
Positivos Negativos Complexidade da aula Interesse Motivação Trabalhar sentimentos e emoções Complexidade da aula O meio Ambiente Comprometimento dos professores envolvidos
O ser humano só passa a dar valor, a cuidar, preservar e respeitar quando passar a conhecer e entender este ambiente, pois a ignorância traz uma visão distorcida e errada da realidade. Fazemos julgamento antecipado de tudo sem antes conhecer essa realidade.
De acordo com Martins (1992, p De acordo com Martins (1992, p.3) olhar refere-se àquele “ olhar que pensa, sente, interpreta e avalia”.
Fatores Abióticos Bióticos Frescor Calor Escuro Úmido Sons Odores Cores Formas Texturas
Experiências
Considerações Finais