Tatiana seniciato Osmar Cavassar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grande Corrida do Feijão
Advertisements

O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
PROJETO MEIO AMBIENTE: NOSSA ESCOLA MAIS VERDE
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Pesquisa do Ensino de Ciências e Biologia
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
Relação professor/aluno
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
PROJETO SAÚDE.
Ribeirão Preto – 10 a 13 de julho
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Educação Ambiental - GPEEA
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Plano Plano de Pesquisa.
Webquest sobre a preservação ambiental para alunos do 4º Ano Produzido pelo Prof. Rodrigo de Oliveira Leite EMEF Prof. Paulo Reglus Neves Freire.
O que é química?.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Capacitação dos professores
DOCUMENTOS OFICIAIS DA ESCOLA
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Características de um bom professor de biologia
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
Escola Estadual Projeto Lagoa São Paulo
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Departamento de Educação I Docente: Menandro Ramos Discentes:Ada Silveira Georgia dos Santos Iane.
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
ANALISANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARBORETO DA EMBRAPA FLORESTAS
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
A formação integral do cristão
Milena Sousa Veras Andrea C. G. Azevedo Cutrim
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
AUTOR: Layde Christina A A Veiga Orientador(es): Evania D’arc Fonseca Aires Paranhos Klívia de Cássia Silva Nunes PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Educação Infantil e Séries.
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE POLÍTICA, EDUCACÃO E TRABALHO – GEPETO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DISCURSO DOS PROFESSORES
OLGARINA ALEXANDRE FERREIRA MARTINS REPETÊNCIA COMO FATOR DE EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA Mª DE NAZARÉ PERES.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
APOIO: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE SÃO CARLOS OS FUNGOS E SUAS CORES: EXPLORANDO.
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
• Manejo – Formação – Professor.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
MUDANÇAS NAS PAISAGENS
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
ILDÊNES MARIA PEREIRA PORTO NUBIANE ISACKSSON SANTOS
DADOS OBTIDOS A PARTIR DO QUESTIONÁRIO – 8°B. 8. Sua família tem o hábito de ler? O que?
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
Competências Profissionais
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Aula 7_IEEC_2015 Joana Andrade.  “...comprometer-se ideologicamente com uma causa que envolva o ser humano.”  “tornar-se professor exige mudanças de.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

Tatiana seniciato Osmar Cavassar Aulas de Campo em Ambiente Naturais e Aprendizagem em Ciências – Um Estudo com Alunos do Ensino Fundamental Tatiana seniciato Osmar Cavassar Grupo : Eder de Oliveira Júnior Izildinha Catarina Farielo Falcão Patrick Santos Nunes

Objetivo da Pesquisa Desenvolver as Aulas de Ciências como uma metodologia que auxilie na aprendizagem dos conhecimentos científicos, relacionados à ecologia num ecossistema natural; Avaliar se as atividades de educação ambiental tanto formal quanto não-formal promoveram mudanças de valores e posturas dos alunos em relação á natureza;

Questionário com 15 Perguntas Metodologia 97 alunos, com idade de 11 a 14 anos; 3 (Três) turmas da 6ª série Escola pública de Bauru – SP, em 08/91 Primeiro Momento: Aulas teóricas na escola Segundo Momento: Uma semana depois, Aulas de Campo no Jardim Botânico Municipal de Bauru Questionário com 15 Perguntas

Aulas teóricas na sala de aula Questionário 15 Perguntas Aulas teóricas na sala de aula Aula de campo 10 Questões Conhecimento 05 Questões Afetividade

Como foi feito o questionário? 10 Questões : Avaliar o conhecimento AC1 – antes AC2 – depois 05 Questões : Avaliar a dimensão afetiva, onde (S) sensações e (E) emoções ASE

No Artigo foram apresentados apenas o resultado: 03 Questões Conhecimento 05 Questões Afetividade

Perguntas AC1 ou AC2

Pergunta 5 – Em uma mata, as epífitas são encontradas: A) sobre os troncos e galhos das árvores; B) no solo, junto aos arbustos e plantas herbáceas; C) sobre as folhas das árvores; D) Não sei o que é uma epífita. Pergunta 7 – Quais as funções desempenhadas pelas folhas em uma planta? A) reprodução e respiração; B) fotossíntese e respiração; C) fotossíntese e reprodução; D) fotossíntese e fixação.

Pergunta 14 – Para que as plantas realizam a fotossíntese é necessária a presença de: A) Luz solar; B) outros vegetais no local; C) insetos polinizadores; D) oxigênio.

Perguntas ASE

Pergunta ASE 1 – Você achou o ambiente dentro da mata e do cerrado : ( ) confortável ( ) desconfortável. Por quê? Pergunta ASE 2 – Durante a aula no Jardim Botânico, você se sentiu : ( ) com medo ( ) sem medo. Por quê

Pergunta ASE 3 – Você achou a aspecto do Cerrado : feio ( ) bonito ( ) Pergunta ASE 3 – Você achou a aspecto do Cerrado : feio ( ) bonito ( ). Por quê? Pergunta ASE 4 – Do que você mais gostou durante a aula no Jardim Botânico? Pergunta ASE 6 – Como você se sentiu durante a aula no Jardim Botânico?

Positivos Negativos Complexidade da aula Interesse Motivação Trabalhar sentimentos e emoções Complexidade da aula O meio Ambiente Comprometimento dos professores envolvidos

O ser humano só passa a dar valor, a cuidar, preservar e respeitar quando passar a conhecer e entender este ambiente, pois a ignorância traz uma visão distorcida e errada da realidade. Fazemos julgamento antecipado de tudo sem antes conhecer essa realidade.

De acordo com Martins (1992, p De acordo com Martins (1992, p.3) olhar refere-se àquele “ olhar que pensa, sente, interpreta e avalia”.

Fatores Abióticos Bióticos Frescor Calor Escuro Úmido Sons Odores Cores Formas Texturas

Experiências

Considerações Finais