Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Origem da Palavra Logística Alojar Origem francesa Verbo loger Origem do conceito Termo bélico; Utilizado na 2a. Guerra Mundial; Agilidade no posicionamento de : tropas, provisões, e munições; Logística
Visão Empresarial da Logística Sempre foi vista de forma não integrada Transportar mercadoria Armazenar mercadoria Ferramenta Gerencial Estratégia do negócio Supply Chain Management Fabricante, Transporte, Armazenagem, Ponto de Venda, Cliente, Lucro
O processo logístico integra Transporte Armazenamento Fluxo Estoque Embalagem Manuseio de Materiais Informações
Cadeia de Abastecimento Supply Chain Produção Distribuição/ Armazenamento Pontos de Venda Cliente Logística reversa
A cadeia de suprimentos... Fluxo de informações
Cadeia de Abastecimento Conceito A logística de mercado envolve o planejamento, a implementação e o controle dos fluxos físicos de materiais e de produtos finais entre os pontos de origem e os pontos de uso, com o objetivo de atender às exigências dos clientes e de lucrar com esse atendimento. Philip Kotler
Definição de Logística empresarial... “Trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.”
Visão Empresarial da Logística “Um produto ou serviço tem pouco valor se não estiver disponível aos clientes no tempo e no lugar em que eles desejam consumi-lo.” – Ronald Ballou
Logística Empresarial Algumas aplicações Indústria, comércio e serviço; Hospital – localização centros médicos; Correios – coleta e distribuição das cartas; Bancos – Estoque caixas automáticos; Gás – Rede de distribuição (canos); Material escritório – uso interno; Militar – Troca de armas, cor dos carros;
Logística empresarial (administração de materiais) Possíveis atividades em uma cadeia de suprimentos imediatos da empresa... Logística empresarial Suprimento físico (administração de materiais) Distribuição física Fontes de Suprimentos Plantas / Operações Clientes
Principais atividades Distribuição Transportes Manutenção de estoques Processamento de pedidos Programação do produto Embalagem protetora Armazenagem Manuseio de materiais Manutenção de informações Suprimentos Transportes Manutenção de estoques Processamento de pedidos Aquisição Embalagem protetora Armazenagem Manuseio de materiais Manutenção de informações.
Período pré-estabilização da economia Economia de alta inflação. Gestão totalmente financeira. Política industrial protegida. Cliente sem escolha. Falta de opção. Acesso restrito às inovações tecnológicas. Domínio das empresas familiares. Negligência total com os processos.
Período pós-estabilização da economia Fim da especulação financeira. Abertura da economia brasileira. Competitividade Internacional. Acesso às inovações tecnológicas. Ganho oriundo da eficiência na operação. Reestruturação dos processos.
Competitividade Internacional +400% Participação do capital estrangeiro na receita do comércio varejista do Brasil (500 maiores). Fonte : Exame Maiores e Melhores
Logística Empresarial Cenário atual População crescente Mais concorrência Cliente mais exigente Mais Fornecedores Logística Empresarial Globalização Ciclo de vida dos produtos curto Mais Pontos de Venda Complexidade nos processos Margens apertadas
Melhoria no nível de serviço Receitas dependem do nível de serviço; Maximizar a lucratividade, mesmo que aumentem os custos; Redução de custos Minimizar os custos de transporte e armazenagem; Manter o nível de serviço; Maximização do lucro. Estratégia Logística Redução do Capital Minimizar o investimento do sistema logístico.
Logística de Suprimento Logística de Distribuição Logística de Produção Logística de Distribuição Logística Reversa
Desdobramento das Diretrizes Planejamento Estratégico Diretrizes de Longo Prazo Missão, Visão, Valores e Objetivos. Diretrizes de Curto Prazo (anual) Cenário, Orçamento, Metas e Medidas Desdobramento das Diretrizes Planejamento das UN’s (tático) Orçamento, Ações, Metas e Medidas
Cadeia de Abastecimento Fator Crítico de Sucesso Diferencial competitivo Modelo Logístico Empresarial Planejamento Estratégico Estratégia Mercadológica Cadeia de Abastecimento Estratégia Logística
Localização Comunicação Preço Estratégia do Negócio Visão Mercadológica Produto Mercado Comunicação Serviços Preço
Planejamento Logístico Nível de serviço ao cliente Decisões de localização das instalações Decisões de estoque Decisões de transporte Nível de serviço ao cliente
Nível de Serviço ao Cliente Para quem ? O quê ?
Segmentando o Mercado Nem todos os produtos devem ser fornecidos ao mesmo nível de serviços ao cliente. Cada cliente tem expectativas de nível de serviço distintas para cada produto.
Modelo de Distribuição SEM intermediário Empresa 1 Grupo de Consumidor 1 2 Grupo de Consumidor 2 3 Grupo de Consumidor 3 09 transações comerciais.
Modelo de Distribuição COM intermediário Empresa 1 Grupo de Consumidor 2 3 Intermediário 06 transações comerciais.