TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Apresentando.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
Área do conhecimento: Biologia
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Como transformar informações em conhecimento
XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO
Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL
O trabalho com conceitos em História
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Construindo uma identidade profissional
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
Por quê o computador na educação?
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
RECURSOS DIDÁTICOS.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
MODALIDADES DIDÁTICAS
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
O aluno elaborando conceitos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Procedimentos de Ensino
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Softwares Educacionais – Cód
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
RECURSOS AUDIOVISUAIS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
PROJETO PENSAR 15 ANOS
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Método de Ensino.
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06

TECNOLOGIAS DEPENDENTES Fita de vídeo Consiste em uma fita magnética na qual são gravadas imagens e som simultaneamente. Permite repetição Pode ser usado individualmente ou em grupo Permite individualização do ensino e auto-instrução Amplia ou reduz objetos Apressa e retarda processos Permite trazer acontecimentos próximos ou distantes no tempo e no espaço Orienta a atenção Facilita a criatividade do professor em sala de aula Pode conter programas didáticos ou filmes/programas produzidos para o entretenimento. O vídeo oferece uma série de vantagens:

TECNOLOGIAS DEPENDENTES Fita de vídeo Antes e depois da apresentação do vídeo o professor precisa tomar algumas providências: Preparar de antemão a projeção, elaborando roteiro e verificando as condições da fita e do videocassete. Eliminar reflexos na sala, manter a luz baixa, certificar-se de que todos podem ver e ouvir bem. Colocar a fita no ponto certo de começar. Preparar os alunos com uma apresentação prévia (comentário sobre o tema, informação a respeito do que espera que eles aprendam). Comentar a fita imediatamente após a projeção, sintetizando seus pontos principais, tirando dúvidas, aproveitando o interesse suscitado pela apresentação visual do tema, estimulando leituras e outras atividades complementares. Como utilizar...

TECNOLOGIAS DEPENDENTES Fita de vídeo O professor pode usar o vídeo educativo em diferentes situações e para atingir objetivos variados, como: Comunicar informações Modificar e fortalecer atitudes Despertar o interesse dos alunos para algum tema ou conteúdo Auxiliar os alunos na solução de problemas concretos Avaliar ou verificar aprendizagem Iniciar a discussão de um tema Facilitar a compreensão de fenômenos complexos Observar e explorar ações que se realizam em lugares inacessíveis Desenvolver a capacidade de questionamento e crítica da realidade Algumas dicas...