Proposta de atualização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emenda Constitucional n° 70 de 29 de março de 2012
Advertisements

Impostos de competência privativa
Oficina Técnica de Registro de Produtos: Inovações da Instrução Normativa nº 15 Rede Assistencial 2008.
Os Municípios das Capitais e a Reforma Tributária Seminário sobre Receitas Públicas – 40 anos CTN Livraria Cultura Paço da Alfândega – Recife-PE 01/12/2006.
Porto Alegre (RS), 27 de julho de 2011.
RESOLUÇÃO Nº 437 DE 27 DE NOVEMBRO DE 1999
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DO ISS ALÍQUOTAS DO ISS APLICÁVEIS EM PORTO ALEGRE Sobre a base de cálculo será aplicada a alíquota de 5% (cinco por cento) para.
Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS)
Projeto SAG – Sistema de Análise de Grupos/Cotas de Consórcio
Vieira Ceneviva, Almeida, Cagnacci de Oliveira & Costa Advogados Associados 1 Tributação das Telecomunicações e do Comércio Eletrônico 26 de junho de 2003.
Sugestões Cecomts Aplicação do Regime Especial de pagamento – Lei 5.530/89 , art. 54 para empresas monitoradas que atendam os requisitos Sinalização das.
ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA UMA ABORDAGEM PRÁTICA
Prestação de Contas Anual
EMENDA CONSTITUCIONAL Nº de Março de 2012
(Protocolo 49/08, Decreto/SC 1.401/08, Anexo III do RICMS/SC)
Manual do e-Parcelamento
Responsável Tributário
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
Comite de Articulação Federativa - CAF Imposto Sobre Serviço – ISS Alterações na Lei Complementar 116/2003.
PROGRAMA CRESCE RS Projetos de Lei nº 203 e nº 204/2007 Porto Alegre (RS), 30 de maio de 2007.
ASSESSORIA E CONSULTORIA PREVENTIVA – PARECERES TÉCNICOS DEFESA EM AÇÕES CIVÍS PÚBLICAS, POPULARES E MANDADOS DE SEGURANÇA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE LEI,
RETENÇÃO NA FONTE E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA- ISSQN
Prestação de Contas de Viagens
“SEMINÁRIO ESTADUAL DO SIMPLES NACIONAL”
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
PIS-COFINS NÃO CUMULATIVO – Receitas Financeiras
Obrigações Acessórias Eletrônicas
G R Á F I C A S ISS x ICMS (IPI) CONFLITO DE COMPETÊNCIA
Powered by Desenvolvimento Institucional, Organização e Gestão Instituto Brasileiro de Administração Municipal 60 Anos.
EVENTOS REALIZADOS 02/05/2013 À 05/12/2013. CURSO COMO VENDER PARA EMPRESAS PÚBLICAS 19 E 20 DE JULHO DE 2013 Participantes: 03 empresas - 04 pessoas.
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS – NOVOS DESAFIOS DA ÁREA TRIBUTÁRIA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PEC 285/04 “A REFORMA DO ICMS”
Normas relativas ao ICMS Nas operações de Logística e Armazém Geral
PROGRAMA PRÓ-EMPREGO Julho de 2011.
CC-e - Carta de Correção Eletrônica
ISS ( Competência Tributária)
13º SEMINARIO DE FISCALIZAÇÃO FISCALIZAÇÃO DE ORGÃOS PUBLICOS
Simples Nacional e Microempreendedor Individual
Antecipação do Imposto nas Entradas Interestaduais
MARCO TÚLIO DE ROSE EIRELI VALE O ESFORÇO. EIRELI VALE O ESFORÇO EIRELI, O que é. Possibilidade de ser cooperativada. Vantagens deste ato. Tratamento.
Site: Custos Logísticos Site:
CADIN/RS.
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
DECLARAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE ATIVIDADES IMOBILIÁRIAS
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DO ISS
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Regime de Tributação Unificada - RTU
Contabilidade Comercial
Empreendedor Individual e Empresário Individual
Direito Tributário II Prof. MSC. Ricardo Kleine de Maria Sobrinho.
ISSQN Imposto sobre serviços de qualquer natureza Grupo: Débora Pereira B. Pádua Érica Luciana Ferreira Fábio Zanin Rodrigues Larissa Vilaça Bertoni.
Auxiliar administrativo e departamento pessoal
Prestações de Serviço de Transporte Art. 2° São hipóteses de incidência do ICMS: VI - as prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal,
RESPONSABILIDADE FISCAL DO PROFISSIONAL CONTABIL.
ICMS - Conceito O ICMS é de competência dos Estados e do Distrito Federal e, entre os princípios constitucionais que regem o ICMS destacam-se: Não cumulatividade,
TEMA : NOTA FISCAL TOMADOR DE SERVIÇO PALESTRANTES: ARTUR MATTOS
HENRIQUE OLIVEIRA GADELHA
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
XXVIII Congresso da FENAFIM Curitiba O ISS – Imposto Federal.
PLC 386 Audiência CAE do Senado Federal Contribuições da BRASSCOM (em 13/05/2013)
Proposta de atualização da LC 116/2003 PLP 366/2013.
“O ISS e o Simples Nacional: questões relevantes em 2015” Silas Santiago Secretário-Executivo Comitê Gestor do Simples Nacional Ministério da Fazenda 1.
Paulo Gomes de Oliveira Filho Advogados Associados PRODUÇÃO DE FONOGRAMAS PUBLICITÁRIOS E O ISSQN.
PLP 366/13 - Reforma do ISS Audiência Pública - CDEIC 05/08/2014
Núcleo das regras do PLP nº 366/2013 Dentre outros assuntos, o projeto cuida particularmente de dois temas principais: guerra fiscal dos Municípios inclusão.
Audiência Pública: Projeto de Lei Complementar nº 366 / de agosto de 2014.
PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 366/2013 LUCIANO GARCIA MIGUEL Diretor da Consultoria Tributária SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Audiência Pública: Projeto de Lei do Senado nº 386 de de maio de 2013.
Incidência de ISS envolvendo Cartão de Crédito e Arrendamento Mercantil Audiência Pública - Câmara dos Deputados Projeto de Lei Complementar nº 34/2011.
IMPOSTO DE RENDA PESSOAS JURÍDICAS Juros sobre o Capital Próprio Reorganização Societária IRPJ 2013.
Impostos municipais: IPTU, ISS, ITBI
Transcrição da apresentação:

Proposta de atualização da LC 116/2003 PLS 386/2012 Roberto Bertoncini robertob@smf.prefpoa.com.br

Histórico Proposta oriunda da Câmara Técnica Permanente da ABRASF; A ABIGRAF Nacional procurou o Secretário de Finanças do Município de São Paulo para tentar sanar o problema de tributação da atividade gráfica; LC 116/03 completou 10 anos em 2013 e a lista de serviços necessita ser atualizada; Projeto foi de autoria do Senador Romero Jucá (30/10/2012); Senador Armando Monteiro (PE) participou da Assembleia da ABRASF em Brasília e aceitou ser o relator do projeto na CAE (abriu mão da relatoria em 19/09/2013); Foi redistribuído para o Senador Humberto Costa (PE).

Diretrizes Básicas Combate à Guerra Fiscal (Confirmando a alíquota mínima de 2% e impondo penalidades mais severas nos casos de descumprimento) Atualização da lista de serviços (Ampliando a lista e ressaltando o caráter interpretativo de tais modificações – artigo 106, inciso I do CTN) Revogação da tributação fixa no âmbito do ISS (§§ 1º e 3º do art. 9º do Decreto-lei nº 406/68 ) Ajuste na LC do ICMS para tratar o problema da apuração do valor adicionado dos chamados “centros de distribuição”

Combate à guerra fiscal Cria a regra Insere a alíquota mínima de 2% na LC 116/03 (caráter permanente). Veda concessão de benefícios tributários que reduzam a base de cálculo. Declara nula lei que não respeite tais premissas e nesses casos estabelece que o imposto será devido no local do estabelecimento tomador. Estabelece ao tomador de serviço a responsabilidade de recolhimento do imposto devido em tais casos. Estabelece punições Constitui ato de improbidade administrativa qualquer ação ou omissão no sentido de conceder, aplicar ou manter benefício financeiro ou tributário contrário ao que dispõe o “caput” e o § 1° do art. 8°-A da Lei Complementar nº116, de 31 de julho de 2003.” Punição: perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos e multa de até 3x o valor do benefício concedido.

Atualização da lista de serviços Serviços de Informática e Congêneres ...................................................................................... 1.04 – Elaboração de programas para computadores, tablets, smartphones e congêneres, inclusive a elaboração de jogos eletrônicos ou digitais. 1.09 – Computação em nuvem. 1.10 – Acesso à rede de computadores e congêneres, inclusive à Internet. 1.11 – Disponibilização de conteúdos e aplicativos em página eletrônica e congêneres. 1.12 – Hospedagem de dados, inclusive áudio, vídeo e imagem, de páginas eletrônicas, de aplicativos quaisquer e congêneres. 1.13 – Cessão temporária de arquivo de áudio, vídeo e imagem, inclusive por “streaming”.

Atualização da lista de serviços Serviços prestados mediante locação, cessão de direito de uso e congêneres 3.06 – Locação empresarial de bens móveis. 3.07 – Locação empresarial de bens imóveis. Serviços relativos à engenharia, arquitetura, geologia, urbanismo, construção civil, manutenção, limpeza, meio ambiente, saneamento e congêneres 7.23 – Saneamento ambiental, inclusive purificação, tratamento, esgotamento sanitário e congêneres. 7.24 – Tratamento e purificação de água.

Atualização da lista de serviços Serviços relativos a fonografia, fotografia, cinematografia e reprografia 13.05 – Composição gráfica, inclusive confecção de impressos gráficos, fotocomposição, clicheria, zincografia, litografia, fotolitografia, exceto se destinados a posterior operação de comercialização ou industrialização, ainda que incorporados, de qualquer forma, a outra mercadoria que deva ser objeto de posterior circulação, tais como bulas, rótulos, etiquetas, caixas, cartuchos e embalagens, manuais técnicos e de instrução quando ficarão sujeitos ao ICMS. 13.06 – Produção, gravação, edição, legendagem e distribuição de filmes, video-tapes, discos, fitas cassete, compact disc, digital video disc e congêneres, quando feita por solicitação de outrem ou por encomenda.

Atualização da lista de serviços Serviços de apoio técnico, administrativo, jurídico, contábil, comercial e congêneres 17.25 – Veiculação e divulgação de textos, desenhos e outros materiais de propaganda e publicidade, por qualquer meio, exceto em livros, jornais, periódicos, radiodifusão sonora e de sons e imagem de recepção livre e gratuita.

Revogação da Tributação Fixa Art. 9º. Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário, em especial os §§ 1º e 3º do art. 9º do Decreto-lei nº 406, de 31 de dezembro de 1968, .... Art 9º A base de cálculo do imposto é o preço do serviço. § 1º Quando se tratar de prestação de serviços sob a forma de trabalho pessoal do próprio contribuinte, o imposto será calculado, por meio de alíquotas fixas ou variáveis, em função da natureza do serviço ou de outros fatores pertinentes, nestes não compreendida a importância paga a título de remuneração do próprio trabalho. § 3° Quando os serviços a que se referem os itens 1, 4, 8, 25, 52, 88, 89, 90, 91 e 92 da lista anexa forem prestados por sociedades, estas ficarão sujeitas ao imposto na forma do § 1°, calculado em relação a cada profissional habilitado, sócio, empregado ou não, que preste serviços em nome da sociedade, embora assumindo responsabilidade pessoal, nos termos da lei aplicável. (Redação dada pela Lei Complementar nº 56, de 1987)

Ajuste VAF ICMS PLS 386/12 Art. 7º. Fica acrescido o § 1º-A ao art. 3º da Lei Complementar nº 63, de 11 de janeiro de 1990, com a seguinte redação: “Art. 3º .......................................................................... ...................................................................................... § 1º-A. No caso em que houver emissão de documentação fiscal centralizada em um único estabelecimento, referente às operações de circulação de mercadorias ou prestações de serviços realizadas nas diversas filiais, o contribuinte deverá informar ao Estado o valor das saídas por estabelecimento vendedor ou prestador, bem como o Município de sua localização, para que o valor adicionado seja atribuído a cada Município onde a operação ou prestação foi realizada e não apenas àquele onde se localiza o estabelecimento emissor da documentação fiscal. ................................................................................” (NR)

Situação Atual Em reunião do Comitê de Articulação Federativa, em 12/09/13, foi solicitado pela CNM que o governo federal agilizasse junto ao Congresso Nacional a reforma da LC 116/03; Contudo, a CNM preparou minuta diversa do PLS 386/12, sugerindo que o projeto fosse apresentado pelo próprio Governo Federal, solicitando regime de urgência; Ficou acertado na reunião que a CNM e FNP/ABRASF deveriam definir um projeto único e entregar ao Governo Federal para análise e posterior encaminhamento ao Congresso; Após a reunião, as entidades municipalistas convergiram na maior parte dos pontos; entretanto, a ABRASF considerou que algumas das demandas da CNM não eram adequadas; O novo projeto foi enviado ao Comitê de Assuntos Federativos – CAF, destacando-se os pontos com divergência para que o Governo Federal defina como serão tratados.

Novas propostas em discussão com a CNM e SAF Foram apresentadas proposta convergentes pelas entidades que definem: Inclusão de quatro novos serviços: Lentes oftalmológicas por encomenda; tatuagem e piercing; cessão de local para sepultamento e cremação e serviços de guindaste e içamento. Ajuste na legislação com relação a não possibilidade de dedução de materiais da base de cálculo da construção civil.

Presidente da Abrasf e Secretário da Fazenda de Porto Alegre http://www.abrasf.org.br/ abrasf@abrasf.org.br (61) 3223-1512 @ABRASF_OFICIAL Roberto Bertoncini Presidente da Abrasf e Secretário da Fazenda de Porto Alegre robertob@smf.prefpoa.com.br