Período Contemporâneo 1982 até hoje. Em 1987, o trecho inicial do porto, no Valongo, tendo ao fundo o Monte Serrat e em destaque o casarão duplo do Valongo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colóquio A Economia Marítima (ainda) existe? O PORTO DE AVEIRO: Passado, Presente e Futuro 3 de Março de 2006VIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra.
Advertisements

Lady Grete Em 2006, a i-Tech foi premiada com um contrato para dar suporte às operações de perfuração em águas profundas para a Woodside nas águas turbulentas.
Os Portos Brasileiros Até 1990, o gerenciamento dos brasileiros era totalmente realizado pela Empresa Brasileira de Portos S. A. (Portobrás) que detinha.
Corredor Rio – São Paulo - Campinas
Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
LOCALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais
Modal de Transporte: Aquaviário
A circulação e os transportes
Terminal Intermodal de Cargas
Regulação dos portos Aula 26.
Crescimento das redes de computadores
Estágio Supervisionado
Périodo Moderno 1892 a 1982.
Périodo Moderno 1892 a 1982.
Museu Virtual Porto de Santos.
História da Ford Fonte: Revista Zap
A GRANDE QUESTÃO É … Como as aplicações dos conceitos logísticos poderiam dinamizar nossas exportações e tornar nossos custos logísticos compatíveis com.
CONGRESSO INTERCALAR DOS PORTOS CPLP
Análise de Risco Transporte Aquaviário
JULIO FONTANA.
Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio 20ª Reunião Ordinária, em 15 de março de 2011 Exame da proposta de norma de marcos regulatórios.
Perspectivas portuárias para o estado da bahia
2ª Consulta Pública dos Arrendamentos Portuários
ESTÂNCIA TURÍSTICA DE BARRA BONITA - SP
VLT Parangaba - Mucuripe
Logística e realidade brasileira
GESTÃO CORPORATIVA CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL E O SETOR MÍNERO-METALÚRGICO SECRETARIA ESPECIAL DE PORTOS AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS COMPANHIA DOCAS DO.
“A importância do Comércio Exterior para a Baixada Santista
Metodologia de pesquisa
Carthom’s Eletro Metalúrgica Ltda. Histórico Fundada em 21 de agosto de 1980, tendo a origem de seu nome na junção dos nomes dos fundadores Carlitos e.
Santos e Pará 1ª Consulta Pública dos Arrendamentos Portuários.
Reunião com o Ministro da SEP FEVEREIRO DE MOTIVAÇÃO DA CRIAÇÃO A promulgação da Lei n , de 2013, que eliminou as restrições existentes.
Complexo Portuário Sul
A despoluição do rio Jundiaí
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
PORTOS NA BAHIA.
Resultado da Lei 8.630/93 Permitiu avanços, mas ganhos foram limitados; isto resultou em aumento de gap dos serviços com o mundo desenvolvido, em produtividade,
SALVADOR A CIDADE DAS DUAS CIDADES
b) Largura do Canal de Navegação: trechos retos
U10 19 X Keyna Milena Priscyla Bernardes Victor Ramiscli.
Inport - Armazenagem Sandro Luís Baggio Out/2008.
ESPAÇOS PÚBLICOS LIVRES DE SOROCABA, SP
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Terminais Privativos. Legislação Terminais PúblicosTerminais Privativos A outorga se dá através de concessão e arrendamento, mediante licitação prévia.
Entenda o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos)
- Parte 1 - POR GILBERTO CALIXTO RIOS
D – Arranjo Geral Portuário e Obras Portuárias
Botas Femininas Sustentáveis. A EMPRESA A Empresa foi fundada em 2010 por um grupo de mulheres estudantes do curso de Administração. Com os olhos voltados.
05/05/2015 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE DANO AMBIENTAL OAB - SANTOS
Praça de Integração.
Terminais para exportação  Funcionalidade  Operações.
Hidrovias Estímulos para o maior uso das hidrovias –mais embarcações –Mais portos fluviais –Eclusas (ampliação dos trechos navegáveis em rios de planalto)
Uma maravilha da engenharia
ACESSIBILIDADE NO TRANSPORTE COLETIVO AQUAVIÁRIO
Palmas, 21 de outubro de Tocantins - TO Eng. Adalberto Tokarski Diretor da ANTAQ.
Riscos Ocupacionais em segmentos específicos
ARMAZENAGEM CARGAS, EMBALAGENS E UNITIZAÇÃO
Transportes no Brasil Prof. Gustavo.
ARMADOR FRENTE a CLT art.150 O tripulante que, por determinação do armador, for transferido para o serviço do outro, terá computado, para o efeito de gozo.
Instrumento de planejamento de longo prazo - horizonte de 2040 e propostas intermediárias para Desafio central – Construção de um futuro que mantenha.
APRESENTAÇÃO O Porto de Imbituba é administrado pela Companhia Docas de Imbituba, empresa de Capital Aberto que detém a concessão para exploração comercial.
Confidential Portos do Paraná. Confidential 22 Situação do Porto de Paranaguá Capacidade Instalada x Demanda.
Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista S I N D I S A N.
23 de Junho de 2015 Brasília - DF Wilen Manteli Diretor Presidente- ABTP “Audiência pública da Comissão de Viação e Transportes - CVT - da Câmara dos.
Investimentos no Acesso ao Porto de Santos Ministro Edinho Araújo
FIESC Regional Sul, ACIC – Associação Empresarial de Criciúma Criciúma, SC - 11 de Agosto de 2008 FIESC Regional Sul, ACIC – Associação Empresarial de.
Transporte Hidroviário Interior Alegre, 3 de setembro de Associação Brasileira dos Terminais Portuários F. Miguel A. Pires Porto Alegre, 21 de julho de.
FIESC – Câmara para Assuntos de Transporte e Logística Florianópolis – 22 de Julho de 2008 FIESC – Câmara para Assuntos de Transporte e Logística Florianópolis.
Transcrição da apresentação:

Período Contemporâneo 1982 até hoje

Em 1987, o trecho inicial do porto, no Valongo, tendo ao fundo o Monte Serrat e em destaque o casarão duplo do Valongo onde funcionaram a Prefeitura e a Câmara Municipal de Santos. O cais, mesmo, já estava quase desativado, sendo empregado como atracadouro de pequenas embarcações e navios de pesquisa. O porto se expandia rapidamente pela margem esquerda, na área de Conceiçãozinha (Guarujá).

No final da década de 1980, começou a haver uma preocupação maior com a urbanização das áreas junto ao cais, construção de praças e ajardinamento. Esta vista é da área urbana defronte ao Armazém 26 externo (Frigorífico), Hoje nesse local se encontra o Terminal de Passageiros, o Concais.

Diretoria de Tráfego da Companhia Docas, onde eram feitas as reuniões para decidir que navios atracariam ou deixariam o porto em cada período de operações do dia, entre outras atividades. Foto de 1990.

Terminal de Granéis Líquidos da Alemoa, aqui em obras, fotografado em agosto de No início da década de 1990, o terminal para granéis líquidos situado no bairro da Alemoa, já em operação e o parque de tancagem.

Navios porta-contêineres, como este, chegando ao terminal de contêineres (escoltado por dois rebocadores, conforme as normas de segurança para o tráfego nessa área), tornaram-se comuns na paisagem portuária santista. Mesmo com o Tecon em funcionamento, continuaram sendo feitas as operações na margem direita do cais, usando empilhadeiras e guindastes de bordo, como nesta descarga de um contêiner de 20 pés. Nos anos 90, tornaram-se comuns os terminais retroportuários de contêineres em Santos, com pilhas de até cinco contêineres, para melhor aproveitamento do espaço.

A laranja, procedente do interior paulista, primeiro ao natural, depois já com seu suco concentrado colocado em tambores, em seguida acompanhada de outros sucos cítricos, evoluindo para o transporte em contêineres-tanque frigoríficos e finalmente para a criação de instalações especiais para o transporte a granel, diretamente de depósitos refrigerados no retroporto para bordo de navios especializados. Até um duto especial foi criado para levar sucos cítricos do depósito ao navio

Atualmente, o Porto de Santos, movimenta, por ano, mais de 60 milhões de toneladas de cargas diversas. Com 12 km de cais, entre as duas margens do estuário de Santos, o porto entrou em nova fase de exploração, consequência da Lei 8.630/93, com arrendamento de áreas e instalações à iniciativa privada, mediante licitações públicas.