IMPACTO NA TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA CORPORATIVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com ProfªSimony
Advertisements

Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Caravana Nacional em Defesa do SUS
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Encontro de Líderes dos PEQPC
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Propostas para qualificar o Processo do Orçamento Participativo TRANSVERSALIDADE Promover capacitação permanente das redes de participação social a partir.
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
Responsabilidade Social
Realização Patrocínio. Tendências emergentes globais Nos laboratórios a RSE está em evolução: Ganhos de Imagem Ganhos de Negócio Os destaques estão nos.
Responsabilidade Social nas Empresas
Painel: VIVENDO A LIDERANÇA, O AMBIENTE DE TRABALHO E A INOVAÇÃO DO PAÍS. CASE MAGAZINE LUIZA: OS SEGREDOS DO SUCESSO DE UMA DAS MAIORES EMPRESAS DE VAREJO.
A Responsabilidade Corporativa Natura
1 6 o Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais Marcelo Linguitte Assuntos Institucionais e Relações Internacionais Junho de.
COMO SER PREFEITO.
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico
Movimento Brasil Competitivo
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
Gestão para Resultados
Fabiano André Vergani
Conceitos; Diretrizes; Projetos; Realização: Prefeitura E.T.Avaré Apoio: Secretária Nacional Antidrogas – SENAD Conselho Estadual sobre Drogas – CONED.
Desenvolvimento Regional Sustentável
Ministério da Cultura.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Soluções CVU para o 3º setor: Planejamento Estratégico
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
CRITÉRIOS DE COMPROMETIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Ser Ético Ser Gente Ser Empreendedor Ser Excelência.
13ª ASSEMBLÉIA GERAL DO CEDCA-MT
Planejamento e projetos sociais:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ELETROBRÁS 1º Ciclo (2006 – 2010) Passos já aprovados  Assessoria de Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial – PRP.
Equipe de Gestão.
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade Social.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Local: Tribunal de Contas da União.
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.

Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
4º Período Ciências Contábeis Aulas 23 e 24 – Semana 12 Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental 1.
Ilan Chamovitz - 3 REPRESENTAÇÕES DO UNIVERSO ESCOLAR: ESTRATÉGICA, DE PROCESSO E SISTÊMICA Ilan Chamovitz Universidade Federal do Rio de.
Planejamento e Responsabilidade Social
Comissão de EJA de Alagoas
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Seu Agente de Mudança..
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Atuação dos agentes de Controle Social
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
Garantir a oferta de água para melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Tornar-se até 2011 uma empresa de excelência no atendimento.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
Universidade Corporativa Procenge
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Comunicação, Terceiro Setor e Responsabilidade Social
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Curso Avançado de Avaliação Econômica de Projetos e Programas Sociais
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
Transcrição da apresentação:

IMPACTO NA TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA CORPORATIVA Empresas como Cidadãs: Avanços em Governança Corporativa Francisco Azevedo Diretor Executivo do Instituto Telemig Celular

Responsabilidade Social EMPRESA CIDADÃ Responsabilidade Social & Ação Social

Conceito Empresa Cidadã Integração com a Comunidade Eficácia no Negócio Integração com a Comunidade Comportamento Ético

Formas de Atuação Indicadores Ethos Voluntários em Ação Instituto Telemig Celular para o Desenvolvimento Social

Indicadores Ethos Objetivos Mobilizar mais empresas para a causa da Responsabilidade Social Empresarial Melhorar a qualidade dos relatórios sociais e dos balanços sociais Características Aprendizagem Auto-avaliação Fácil compreensão Fácil integração à gestão da empresa Estabelecimento de grupos de benchmark Confidencialidade

Estrutura Criado de forma didática, são divididos em Temas, cada um relacionado a um Stakeholder: Valores e Transparência Público Interno Meio Ambiente Fornecedores Consumidores /Clientes Comunidade Governo e Sociedade

Etapas Aprovação pela diretoria - comprometimento Definição de representantes das áreas Preenchimento do questionário - participativo Definição das metas - cronograma Plano de Ação Monitoramento

Voluntários em Ação Capacitação Fundo Amigo Campanhas Mutirão da Solidariedade

Instituto Telemig Celular Para o Desenvolvimento Social Investimento Social Estratégico Vai além da destinação de recursos financeiros A empresa coloca a sua rede de relacionamentos, sua influência, seu poder e seu nome, a serviço de uma causa social.

Missão do Instituto Telemig Celular “Fortalecer a prática da Responsabilidade Social na Telemig Celular, visando especialmente ao desenvolvimento das comunidades onde a empresa está presente”. Foco: criança e adolescente Abrangência: Área de atuação da empresa

Programa de Fortalecimento dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselhos Tutelares de Minas Gerais Aliança Estratégica:

Questão Central EXISTE um grande potencial de transformação social nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e nos Conselhos Tutelares, que pode e precisa ser otimizado.

Estratégias Otimização de estruturas e recursos já existentes Plano de Ação a partir de diagnóstico Otimização de estruturas e recursos já existentes Gestão participativa Envolvimento dos novos prefeitos e vereadores Parcerias na implantação de novos projetos Gestão voltada para resultados - líderes & gestores Alianças Estratégicas (UNICEF e Conselho Estadual) Incremento do FIA

Potencial para envolvimento de outros segmentos da sociedade Lideranças em todos os municípios Prefeituras e Câmaras de Vereadores Poder Judiciário e Ministério Público Poder Legislativo Estadual Universidades e Universitários Empresas ONG’s Mídia

Exemplos de uso da Rede de Influência Projeto Celular Amigo Rede Credenciada Conta Telefônica Clientes R.S diferencial competitivo Fornecedores Voluntários em Ação Funcionários Articulação com ONG’s Comunidade Sec. Ação Social Governo

.

Secretário Geral das Nações Unidas “ Vamos tomar a decisão de conciliar as forças criativas do empreendedorismo privado com as necessidades dos menos favorecidos e as demandas das futuras gerações.” Kofi Annam Secretário Geral das Nações Unidas