O papel estratégico do e-commerce E-commerce nos mercados industriais O papel estratégico do e-commerce Estimular a percepção e o conhecimento da empresa Criar uma atitude favorável em relação a empresa. Estimular as compras Objetivos específicos para o uso da internet Elaboração e implantação de estratégias de e-commerce
Objetivos das compras Prover continuidade nos suprimentos necessários aos programas de produção; Evitar desperdício, duplicação e obsolescência de materiais; Garantir um nível mínimo de estoques que ofereça segurança ao programa de produção; Manter padrões de qualidade; Permitir à empresa conquistar uma posição competitiva; Comprar ao mais baixo custo dentro da qualidade e finalidade requeridas.
Negociação – Estratégias Balanceamento das forças do comprador e vendedor: Forças do comprador Fornecedor ansioso de fazer negócio Comprador tem fornecedor alternativo Comprador tem tempo disponível Preço do vendedor está muito alto Qualidade está abaixo do especificado O vendedor é desconhecido A empresa fornecedora é desconhecida O Comprador representa uma grande empresa
Negociação – Estratégias Balanceamento das forças do comprador e vendedor: Forças do comprador Fornecedor ansioso de fazer negócio Comprador tem fornecedor alternativo Comprador tem tempo disponível Preço do vendedor está muito alto Qualidade está abaixo do especificado O vendedor é desconhecido A empresa fornecedora é desconhecida O Comprador representa uma grande empresa
Intel Poe, produtores originais de equipamentos Vantagem competitiva: diferenciação com base na tecnologia (marca reconhecida como inovadora) e foco no produto e mercado Preço prêmio (estratégia de skimming) Bellow line: resultados, lucratividade e remuneração do acionista Competidores focados em custo + low profile e altamente competitivos branding equity (gestão de marca)
Sun Microsystens Declínio Período de forte queda nas vendas e no lucro. Este estágio pode ser causado por uma competição feroz, condições econômicas desfavoráveis, mudanças nas tendências ou outros fatos. É o momento de desaceleração, eliminação ou revitalização, com a introdução de um novo produto/serviço e seu próprio ciclo de vida. Estratégias para a fase de declínio: identificação dos produtos fracos Manter, modificar, abandonar, manter o nível de investimento, aumentar o investimento reduzir o investimento, retrair seletivamente, recuperar ao máximo e desacelerar rapidamente
Sun M (Ansoff) Sobre essas duas dimensões, quatro estratégias podem ser formadas: penetração de mercado: a empresa foca na mudança de clientes ocasionais para clientes regulares e de clientes regulares para usuários intensivos do produto; desenvolvimento de mercado: a empresa tenta conquistar clientes da concorrência, introduzir produtos existentes em mercados externos ou introduzir novas marcas no mercado; desenvolvimento de produtos: a empresa busca vender outros produtos a clientes regulares, freqüentemente intensificando os canais existentes de comunicação; diversificação: sendo a mais arriscada das estratégias, a empresa normalmente foca na comunicação explicando porquê está entrando em novos mercados com novos produtos, visando ganhar credibilidade
Sun M (Ansoff)
Sun Desktop, produto existente, mercado existente, apresenta tend queda Opções: reinvestir no produto ou retirar Reinvestir: novos mercados ou mercados existentes, pesquisa, analise e desenvolvimento da maquiagem do produto Desinvestir: imediato ou a médio prazo Analise e processo de desinvestimento
Intel premiun ou skimming Estratégia de Desnatação Consiste na prática de preços elevados, de modo a conquistar apenas os segmentos constituídos por inovadores e pioneiros. À medida que vão ser introduzidos novos modelos, os preços vão baixando e cada vez que o preço baixa a empresa consegue penetrar num novo segmento de mercado, fazendo-o até chegar à fase de declínio do produto ou serviço. Na Internet esta estratégia tem vindo a ser seguida por todos os sites de e-commerce, enquanto canal de distribuição deste tipo de produtos.