SISTEMA NACIONAL DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS EM MOÇAMBIQUE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOBILIDADE URBANA E ESTACIONAMENTO Enquadramento Jurídico
Advertisements

Fundos Municipais de Saúde
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Beneficios da Integração Regional
SISTEMA ESTATÍSTICO NACIONAL DE MOÇAMBIQUE
O TOC como factor de valor acrescentado na Administração Pública
PROJETO DE ALTERAÇÃO DA LEI DE LICITAÇÕES
VII Seminário Internacional CPC “A Convergência das Normas Contábeis”
Visão Geral da Administração Financeira
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
TRANSPARÊNCIA E EVIDENCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Contratação de Agências de Viagens MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Brasília, 31 de maio de 2012.
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Controle de Recursos Públicos
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
LICITAÇÕES E CONTRATOS
LICITAÇÕES Alexandre Cândido de Souza
FISCALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
REGISTRO DE PREÇOS.
CAPACITAÇÃO PARA O GESTOR SETORIAL SIAD
REGISTRO DE PREÇOS.
Portal dos Convênios – SICONV
Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários
Compras Governamentais e Micro e Pequenas Empresas
Licitação.
Workshop Nacional da OMPI para a Elaboração da Política Nacional da Propriedade Intelectual Hotel Rovuma, Fevereiro 2006 Maputo O papel do direitos.
CONSULTORIA EMPRESARIAL
PREPARAÇÃO DO CENSO GERAL DE ANGOLA. 1. Introdução Em Angola, o primeiro recenseamento geral da população teve lugar em 1940 e até 1970 realizou-se um.
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
CAPACITAÇÃO PARA O GESTOR SETORIAL SIAD
LANÇAMENTOS CONTÁBEIS
PROJETO SIGA SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO E AUDITORIA FACILITADOR: Vitor Maciel.
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Liege Gomes Machado de Melo
SISTEMA INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA.
« O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Gestão de Recursos Públicos na Contratação de Bens e Serviços e a Relação com o Mercado MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Ministro.
SIMBRACS 2013 COMPRAS GOVERNAMENTAIS Brasilia, 13 de novembro de 2013.
Projeto de modernização do DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO
LEÔNIDAS CRISTINO Ministro de Estado SECRETARIA DE PORTOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SEP/PR Junho/2013 REFORMA DO SETOR PORTUÁRIO Decreto Regulamentador.
2012 / Julho – Raul Costa Alves
Superintendência de Serviços Administrativos Diretoria de Material
A Recente Crise Económica e Financeira
Custo Efetivo Total (CET)
Autorização de Funcionamento
1 Módulo Contas Anuais Prestação de Dados Junho de 2009 Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
O PAPEL ESPERADO DAS EMPRESAS DO SECTOR EMPRESARIAL PÚBLICO
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL Nelson Barbosa Secretário de Política Econômica 2 de.
REUNIÃO INAUGURAL DA PLATAFORMA DE SANEAMENTO Ministério das Obras Públicas e Habitação 1 ÍNDICE 1.Enquadramento Institucional 1.1. Decreto Presidencial.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Processos de Migração entre Planos de Benefícios - Visão da Previc - Reunião da Comissão Nacional de Atuária
Apresentação da Implantação do Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR)
TRANSPARÊNCIA NOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO
Alteração da Lei de Licitações PL 7.709/2007 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Organizações Sociais de Cultura. As Organizações Sociais Como surgiu: Surgiu no mandato do ministro Bresser Pereira em 1997, como estratégia central do.
O Livro de Reclamações Electrónico INFARMED - Direcção de Inspecção e Licenciamento 15 de Abril de 2008.
A ENTIDADE REGULADORA PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Albertina Nobre OJPRN Registo Comercial Finalidade e Objecto do Registo Comercial Enquadramento legal.
Março Estratégia para fortalecimento e uso dos sistemas nacionais no Brasil Estratégia para fortalecimento e uso dos sistemas nacionais no Brasil.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO AQUI
Atenção TESOURARIA E GESTÃO DOS RECURSOS: __Movimentação de recursos financeiros em Instituições Financeiras não oficiais. art.164§3ºCF __ Não aplicação.
Consultoria em Otimização do processo de compra Versão 1.1 Setembro 2015.
Gestão de Bens Móveis HELOIZA MUNIZ Analista de Planejamento e Orçamento
PROCESSO DE CONVERGÊNCIA AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS Informações necessárias do Setor de Recursos Humanos Simone Reinholz Velten Conselheira do CRC/ES.
O TCE/AC E A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Equipe 2ª IGCE/DAFO Equipe 2ª IGCE/DAFO.
1 Tribunal de Contas Seminário de Alto Nível sobre Fiscalização Legislativa do Ciclo Orçamental & Controlo das Contas Públicas nos PALOP e em Timor-Leste.
LUIZ EDUARDO FONSECA Fundação Oswaldo Cruz Centro de Relações Internacionais em Saúde COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DA FIOCRUZ COM A ÁFRICA E CPLP.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA NACIONAL DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS EM MOÇAMBIQUE Apresentado por Albertina Fruquia Fumane Directora da Unidade Funcional de Supervisão das Aquisições Belo Horizonte, 21 de Novembro de 2012 MINISTÉRIO DAS FINANÇAS Direcção Nacional do Património do Estado Unidade Funcional de Supervisão das Aquisições - UFSA

Moçambique É um país situado na costa oriental da África Austral; É uma antiga colónia e província ultramarina de Portugal; Obteve a sua Independência a 25 de Junho de 1975; A sua Capital e maior Cidade é Maputo;

Moçambique Área total 801 590 Km2 ; População estimada 20 069 738 habitantes (2007); PIB US$ 18,6 biliões; Língua Oficial Português; Moeda é o Metical; Clima Subtropial; 10 Províncias; 128 Distritos; e 43 Municípios.

Moçambique faz parte: Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); Organização da Conferência Islâmica ; União Latina; SADC; Commonwealth; PALOP; e ONU.

Apoio ao Orçamento do Estado Fundo Monetário Internacional; Banco Mundial; Banco Islâmico; Cooperação Alemã – GIZ; Departamento para o Desenvolvimento Internacional – DFID; e Outros Parceiros.

ENQUADRAMENTO Sistema Nacional de Contratação Pública: 2002 - Sistema de Administração Financeira do Estado (SISTAFE), aprovação da Lei nº 09/2001, de 12 de Fevereiro. 2005 – Aprovação do Decreto nº 54/2005, de 13 de Dezembro. 2010 – Aprovação do Decreto nº 15/2010, de 24 de Maio.

Reforma da Administração Financeira do Estado: Subsistemas: Orçamento do Estado Contabilidade Pública Tesouro Público Património do Estado Controlo Interno

Objecto do Regulamento de Contratações Públicas Empreitada de Obras Públicas, Fornecimento de Bens, Prestação de Serviços, Locação, Consultoria, e Concessões.

Ambito de Aplicação do Regulamento de Contratações Publica Órgãos e instituições do Estado Autarquias Empresas do Estado

Margem de Preferência 10% Empreitada de Obras. 15% Fornecimento de Bens. Priveligia a participação de Micro, Pequenas e Médias Empresas, permitindo participação destas em determinadas modalidades de contratação pública. Criação do Instituto de Promoção de Pequenas e Médias Empresas.

RESTRIÇÃO A CONCORRENTES NACIONAIS A Entidade Contratante PODE restringir a participação somente a concorrentes nacionais EXIGÊNCIAS FORMAIS: Autorização prévia do Ministro da sua tutela Indicação expressa no Anúncio e nos Documentos de Concurso

Critérios de Avaliação Menor Preço Conjugado Indicação no Documentos de Concurso Critério – Factores – modo de cálculo

Garantias Provisorias Definitivas De adiantamento

Reclamações e Recursos Prazo de 3 dias úteis Apresentação de caução Recurso Contecioso

ÉTICA E ACTOS ILÍCITOS Prática Corrupta; Fraudulenta; Colusão; Coersão. Actos praticados por agentes e funcionários do Estado. Actos praticados por concorrentes – Multa; proibição de um ano; cinco anos.

O Papel/Missão da UFSA (base legal): “Unidade Funcional de Supervisão das Aquisições: órgão com competência de coordenação e supervisão de toda a actividade relacionada com a contratação pública, de gestão do sistema nacional centralizado de dados e informação e dos programas de capacitação em matéria de contratação.” alínea z) do artigo 3 do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 15/2010, de 24 de Maio.

e Informática/Internet Cooperação com o Controlo Áreas de Actuação: Cadastro, Estudos, Estatísticas e Informática/Internet Supervisão, de Normas e Contencioso Treinamento, Ética e Cooperação com o Controlo (Interno e Externo)

COOPERAÇÃO TÉCNICA Controlo Interno Unidade Funcional de Supervisão das Aquisições Controlo Interno (Inspecção Geral de Finanças) Controlo Externo (Tribunal Administrativo)

COOPERAÇÃO TÉCNICA NORMAS E ORIENTAÇÕES SUPERVISÃO /FISCALIZAÇÃO BANCO DE DADOS CICLO IDENTIFICAÇÃO NECESSIDADES CAPACITAÇÃO

Desafios Consolidação da Gestão de Informação sobre Contratações Públicas, através de sistemas informáticos; Integração do processo de contratação pública no e-SISTAFE; Implantação do Modelo Conceptual do Modulo do Património do Estado, que define as linhas mestras necessárias para a implementação e implantação dos processos inerentes às contratações públicas e de gestão do Património do Estado integradas no e-SISTAFE, bem como à atempada e fidedigna informação e correspondentes demonstrações contabilísticas, com vista ao correcto apuramento do balanço patrimonial e de toda informação relevante para a elaboração da Conta Geral do Estado (CGE).

Acções em Curso Elaboração de Modelos de Negócios para a implantação do sistema informático relativo ao processo de Gestão do Património do Estado (Compra, Incorporação, Amortização, Movimentação, Transferência e Abate); Implantação do Catálogo de Bens e Serviços; Pesquisa de preços no mercado de bens e serviços; Cadastro Único de Empreiteiros de Obras Públicas, Fornecedores de Bens e Prestadores de Serviços ao Estado.

Catálogo de Bens e Serviços (CBS) 22/10/2012 - Foi assinado um Memorando de Entendimento para o estabelecimento de intercâmbio e cooperação na área de gestão de Finanças públicas, entre o Ministério das Finanças de Moçambique e a Secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.

Importância Melhorar a gestão do Património do Estado; Melhorar a qualidade das compras feitas pelos órgãos e instituições do Estado, Autárquias e Empresas do Estado; Padronizar os bens e serviços, contratados pelos órgãos e instituições do Estado, Autarquias e Empresas do Estado; e Implantação do Concurso por Lances (Pregão).

OBRIGADA PELA ATENÇÃO DISPENSADA WWW.CONCURSOS PUBLICOS.GOV.MZ UNIDADE FUNCIONAL DE SUPERVISÃO DAS AQUISIÇÕES RUA DA IMPRENSA, PRÉDIO 33 ANDARES, 7ºANDAR PORTAS NºS 701 E 702, TELEFONE + 258 21 32 77 85, FAX + 258 21 32 77 87 MOÇAMBIQUE - MAPUTO MINISTÉRIO DAS FINANÇAS Direcção Nacional do Património do Estado Unidade Funcional de Supervisão das Aquisições - UFSA