Propostas para o desenvolvimento de Habitação de Interesse Social do Brasil João Claudio Robusti Agosto/2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Advertisements

Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Aumento sistemático dos juros como única arma de combate à inflação -Círculo vicioso: investimentos em títulos do governo e não em atividades produtivas.
Articulação de Políticas para o Desenvolvimento do Brasil Rural
Perspectivas para a Estabilidade de Preços no Brasil: o Desafio do Crescimento Armando Castelar Pinheiro IPEA - UFRJ VIII Seminário Anual do Banco Central.
IMPACTOS DO FIM DA MULTA
Políticas para estimular a oferta de habitações
DADOS GERAIS BRASIL.
Representante nacional e internacional das entidades empresariais da Indústria da Construção e do Mercado Imobiliário A Câmara Brasileira da Indústria.
INICIATIVAS EMPRESARIAIS PARA IMPULSIONAR O MERCADO IMOBILIÁRIO
Representante nacional e internacional das entidades empresariais da Indústria da Construção e do Mercado Imobiliário A Câmara Brasileira da Indústria.
Programas de regularização de assentamentos informais em áreas urbanas
Políticas Públicas para as cidades
4ª - CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO Novembro/200 9 CIDADE PARA TODOS E TODAS COM GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA E.
Reforma da Previdência Social Brasileira Jorge Gerdau Johannpeter Comissão Especial da Câmara dos Deputados Brasília, 24 de abril de 2003.
Comissão de Desenvolvimento de Novas Aplicações para o Gás LP - Sindigás Aurélio Ferreira 13/12/2010.
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
Apresentação da Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL)
Abril de 2006.
Secretaria da Habitação
Cenário da Construção Civil
Resolução 460 CCFGTS, de 14 DEZ 2004
Financiamento Habitacional
Indústria Imobiliária Balanço e perspectivas
Banco de Dados da CBIC
SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA - SINICON
Da crise ao crescimento: a experiência do Brasil MINISTRO GUIDO MANTEGA Rio de Janeiro, 07 de julho de 2004 II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FUNDOS DE PENSÃO.
EFICIÊNCIA QUE MOVE O MERCADO..
Secretaria Nacional de Habitação
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
Módulo I – UM NOVO CONCEITO E UMA NOVA METODOLOGIA DE PLANO DIRETOR
ATO 1 Nove meses de pesquisas. Trinta oito entrevistas. Quatro painéis temáticos. Dezenas de estudos revistos.
Programa BB-Florestal
O retrato do Brasil pelos dados da PNAD
CONFERÊNCIA SOBRE SECURITIZAÇÃO DO BRASIL MERCADO IMOBILIÁRIO NOVAS PERSPECTIVAS APRESENTAÇÃO: FERNANDO PINILHA CRUZ IMN OUTUBRO/
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
Apresentação BRASIL: o fim de um modelo ou um ajuste cíclico? Janeiro 2014.
Recursos e Fontes de Financiamento
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Gestão Municipal da Habitação
1 INSTITUTO SOLON TAVARES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL GRUPO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2007.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Política Nacional de Habitação
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
Os desafios da regularização fundiária de assentamentos informais consolidados em áreas urbanas Edésio Fernandes.
Renúncia de Arrecadação Fiscal em Saúde Carlos Octávio Ocké-Reis DIEST/IPEA Nov
Secretaria Nacional de Habitação
Regularização Fundiária No Município de Nazário Em 2013 deu-se início aos procedimentos da realização de leis e de execução da regularização fundiária.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
Desenvolvimento Metropolitano “Campinas 2020”
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
Secretaria Municipal de Licenciamento Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL FNP Curitiba, outubro 2014 Curitiba,
Seminário - Projeto de Lei 3057/00 A nova Lei de Responsabilidade Territorial Modalidades de parcelamentos do solo urbano e requisitos ambientais e urbanísticos.
Lei Federal nº /2009 Regularização fundiária urbana
Crédito Imobiliário e Minha Casa, Minha Vida São Paulo - 20/03/14.
Ministério da Ciência e Tecnologia Brasília, 29 de maio de 2007 Augusto Gadelha Secretaria de Política de Informática Política Nacional de Tecnologia da.
HISTÓRIA E MISSÃO DA CAIXA Preparatório concurso CAIXA - ABRIL/2012.
Printed SMH 8 de dezembro de Agenda Visão 2020 Objetivos de Governo Diretrizes setoriais Metas setoriais Projetos
Processos de incidência política em moradia e habitat.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
CRESCIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL Vitória-ES, agosto de 2008, Ana Paula Vitali Janes Vescovi.
AUDIÊNCIA PÚBLICA PRS 01/2013 SENADO FEDERAL COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO – CDR PROF. DR. MAURO BENEVIDES FILHO. 21 DE OUTUBRO DE 2015.
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social 1 BNDES NO PAC: Infra-estrutura Social. Elvio Lima Gaspar Diretor da Área de Inclusão Social.
Paulo Safady Simão – Presidente da CBIC Brasília 19/03/2008 CONSTRUÇÃO CIVIL E A CRISE NO BRASIL.
Transcrição da apresentação:

Propostas para o desenvolvimento de Habitação de Interesse Social do Brasil João Claudio Robusti Agosto/2008

Déficit habitacional: um passivo histórico Nos últimos anos o déficit habitacional do país vem se mantendo em patamar bastante elevado Em 2006 atingiu 7,9 milhões de domicílios A concentração da inadequação dos domicílios nas faixas de renda com até 5 salários corrobora a grande correlação que dessa questão com a renda familiar

O déficit habitacional,2006 Total: 7,964 milhões Fonte: PNAD

O déficit habitacional, por faixa de renda

Mercado: crescimento extraordinário Em 2007, o número de unidades financiadas pelo SFH foi o maior dos últimos 20 anos As condições de crédito melhoraram e as taxas se reduziram Mais famílias adquiriram imóvel Em 2008, os números do primeiro semestre indicam que esse resultado será superado No entanto, o mercado não beneficia as famílias com menos de 5 salários O mercado secundário continua pouco expressivo

O desafios da demanda por habitação nos próximos anos Fatores demográficos e econômicos elevarão a demanda por habitações até 2030 Estrutura etária Estrutura das famílias Processo de urbanização Crescimento econômico Crescimento acelerado do número de famílias

Estrutura etária

O que se espera... Em 2030, o número de famílias chegará a 95,5 milhões Entre 2007 e 2030, surgirão 37 milhões de domicílios, o que representa uma média anual de 1,6 milhão Pressão sobre o mercado imobiliário

Vale lembrar... Entre 2005 e 2006, o mercado conseguiu suprir 1,577 milhão de moradias

Evolução dos investimentos habitacionais per capita, US$ de 2005, ajustados à paridade do poder de compra - 500 1.000 1.500 2.000 2.500 3.000 1970 1975 1980 1985 1990 1995 2000 2005 Coréia México Estados Unidos Espanha Brasil

Contribuição dos investimentos em habitação para o crescimento do PIB 1995-2005 (em ponto percentual) 2,38% a.a. 3,39% a.a. 3,82% a.a. 3,81% a.a. 4,85% a.a. 0,0 0,2 0,4 0,6 Coréia Espanha México Estados Unidos Brasil Crescimento Econômico

Cenários Fonte: FGV Projetos (*) A preços de 2007 (**) valores referentes ao ano de 2017

13 propostas para reduzir o déficit e incentivar o mercado

POLÍTICA DE COMBATE AO DÉFICIT HABITACIONAL Foco na produção de novas unidades e na revitalização de centros urbanos Produção em escala, sem perda de qualidade, e respeitando os princípios da formalidade e da construção sustentável Política de Estado envolvendo os três níveis de governo Integrada aos equipamentos urbanos e, principalmente, ao transporte de massa PEC da Habitação, destinando recursos permanentes à moradia

MARCO REGULATÓRIO Segurança para investimento Garantia de recursos para subsídio Indução a participação de estados e municípios Continuidade dos programas existentes Redução do custo da moradia

POLÍTICA DE SUBSÍDIO FOCADA NA FAMÍLIA Com parâmetros regionalizados, atrelada a programas de financiamento Necessidade de considerar a realidade sócioeconômica do beneficiário Mais famílias beneficiadas Subsídio acoplado ao financiamento Necessidade de controle social e transparência na aplicação

DESONERAÇÃO DO PRODUTO FINAL Impostos impactam em 28% o custo das unidades de HIS Governo Federal: Criação do RET especial para HIS Única alíquota incidente sobre o faturamento Governos Estaduais: Retorno do valor recolhido em ICMS Redução das taxas cartoriais Governos Municipais: Isenção de ITBI IPTU Taxas de legalização

INCENTIVAR OFERTA DE TERRA URBANIZADA Necessidade de: Melhores condições para comercializar lotes urbanos: autorização de linhas de financiamento Utilização de espaços públicos disponíveis; Aprovação do PL 3057, que trata de parcelamento do solo e regularização fundiária Agilidade no processo de aprovação de novos loteamentos Criar a figura do Loteamento para HIS Concessionárias devem assumir o custo de infra-estrutura em loteamentos para HIS

DESBUROCRATIZAR APROVAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS Necessidade de: Capacitação e treinamento para servidores públicos; Aquisição de equipamentos e sistemas modernos; Simplificação e atualização do quadro legal-normativo Organização de leis e regulamentos Análise integrada do empreendimento por comitês multisetoriais Definição em legislação federal do termo Habitação de Interesse Social

PADRONIZAÇÃO DE PARÂMETROS CONSTRUTIVOS Necessidade de padronizar parâmetros em relação às HIS Falta de padrão dificulta adoção de tipologias que viabilizem a industrialização e o desenvolvimento de tecnologias alternativas

DEFINIR COMPETÊNCIA PARA CONCESSÃO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL Aprovação do PLP-12/2003, que define a competência na concessão do licenciamento ambiental. PL 3729/2004, que define o licenciamento ambiental

FACILITAR A APROVAÇÃO DE PROCESSOS CONSTRUTIVOS ALTERNATIVOS Agentes Financeiros não aprovam projetos que utilizam processos construtivos alternativos Definir mecanismos para a aprovação de sistemas construtivos inovadores por meio de Institutos de Pesquisas de reconhecida capacidade, como IPT e Furnas

BASE ÚNICA PARA REGISTRO DE IMÓVEIS Segurança e transparência nas transações Necessidade de inteligência no sistema on-line de registro de imóveis Centralização de informações

INSTITUIR O CADASTRO POSITIVO Seletividade das informações Restringir as condições de uso Favorecer a análise do risco, com conseqüente redução custo de financeiro.

CRIAR FUNDO GARANTIDOR OU FUNDO DE AVAL Recursos privados Redução das taxas de juros e outras facilidades na concessão do crédito

FORTALECER O MERCADO SECUNDÁRIO Garantia de Liquidez ao sistema Atração de recursos que se somam ao FGTS e à Poupança Fortalecimento das Companhias Securitizadoras e Hipotecárias

AMPLIAR A APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO FGTS Maior participação de agentes financeiros privados Promoção da competitividade com ganho para os tomadores de financiamento Melhor atendimento à população de baixa renda