IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Factor de Mobilidade e Investimento Directo Estrangeiro
Advertisements

CE_02_O que e para onde exportar?
Negócios Internacionais Capítulo 7 Factores de Mobilidade e Investimento Directo Estrangeiro International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004.
Negócio Internacional Capítulo 12 Organização & Medidas de Controlo International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
Negócio Internacional Capítulo 8 Estratégias Colaborativas International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
Negócios Internacionais
Negócios Internacionais
Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Administração Estratégica João Carlos Bragança
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Comércio Internacional
ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
Expandindo seus Negócios Internacionalmente Carlos Vieira, MBA Sorocaba, SP – 18 de Agosto de ª Conferência Anual de Empreendedorismo como Chave.
Projeto Global - Mercado - o Mundo Inteiro
IA_23_MOTIVAÇÃO PARA O DESEMPENHO
DISCIPLINA: Introdução à Administração
IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS (1ª parte)
EXPORTAÇÃO DIRETA E INDIRETA
MA_08_PAPEL DO ADM._Níveis de Administração
IA_04_PAPEL DO ADMINISTRADOR _ Níveis de Administração
IA_02_CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO-Sistema Aberto
IA_08_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henry Mintzberg
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
BOA NOITE A TODOS Gestão de negócios e empreendedorismo.
02/04/2017 Culturas Cultura é um conjunto de regras e códigos que orientam a conduta e o comportamento de um indivíduo e de seu Grupo.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Fundamentos da estrutura organizacional
FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA PROF GERALDO JOSÉ LOMBARDI DE SOUZA
SISTEMAS E VIAS DE DISTRIBUIÇÃO - PROF. REINALDO MOREIRA Vamos blogar?
Por que estudar sistemas de informação?
Aula 11 – 3º e 4º Log 14/10/14 Prof. Foster
“Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL NOVAS ARQUITETURAS DE NEGÓCIOS: Formação de Redes Interorganizacionais Profª Gleides Magalhães.
Tanto as empresas que estão tomando a decisão de se tornarem globais pela primeira vez, quanto as que procuram expandir suas participações nos mercados.
Estratégia Organizacional
Identificando Oportunidades
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Estratégia Organizacional
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Pensar Globalmente – Agir Localmente
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Seminário Avançado - Eletiva A
Seminário Avançado - Eletiva A
Internacionalização. INTERNACIONALIZAÇÃO “É um processo crescente e continuado de envolvimento de uma empresa nas operações com outros países fora de.
A 1ª questão que uma empresa em expansão deve enfrentar é se exporta ou produz localmente. Ex.: mercados emergentes x países ricos. Fatores a serem considerados.
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
Expansão Internacional das empresas brasileiras: revisão e síntese
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Capítulo 19 O Mercado Global.
Estratégias de internacionalização
Planejamento: Produzindo Valor Estratégico Gestão Internacional.
Administração Mercadológica IV
A 1ª questão que uma empresa em expansão deve enfrentar é se exporta ou produz localmente. Ex.: mercados emergentes x países ricos. Fatores a serem considerados.
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Origens e bases do mundo global.
MARKETING Atividade que ajusta a oferta da empresa à demanda do mercado, objetivando atender às necessidades e desejos do consumidor. Sua administração.
3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Brunno Rafael Marini AD8A12 Profº Enzo.  Por que o comércio global é importante para os Estados Unidos e como é avaliado?  Por que as nações.
Gestão Negociação Internacional
Transcrição da apresentação:

IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: BATEMAN, Thomas S.; SNELL, Scott A. ADMINISTRAÇÃO – Construindo Vantagem Competitiva. Atlas. São Paulo: 1998. bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global A economia global A economia global está se tornando mais integrada. O comércio entre as nações tem aumentado progressivamente por conta das liberalizações do comércio mundial. O mundo atual é composto de três esferas de influência econômica: Ásia EUA Europa bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

Sobrevivência no mercado global A competição cresce à medida que o comércio é liberalizado. Os mais eficientes sobrevivem. Para obter sucesso nesse cenário competitivo, os administradores precisam estudar OPORTUNIDADES nos mercados existentes, aumentar a COMPETITIVIDADE de sua empresa. Países do mundo bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

A produção das multinacionais As empresas multinacionais têm instalado suas unidades de fabricação, marketing e pesquisa em LUGARES no mundo onde as condições de custos e habilidades são mais favoráveis. Ou seja, a empresa pode ser americana, mas fabrica seu produto na China, ou Índia, ou México, ou … bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

Consequências da economia global 1 – O volume de comércio mundial tem crescido mais do que o volume da produção mundial. 2 – Os Investimentos Diretos Estrangeiros (IDE) estão desempenhando papel sempre crescente na economia global, à medida que empresas de todos os tamanhos investem em operações internacionais. 3 – As importações estão penetrando profundamente nas maiores economias mundiais. 4 – As empresas por todo o mundo estão tendo seus mercados domésticos sob ataque de concorrentes estrangeiros. bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

O que significa tudo isso para o administrador? As OPORTUNIDADES são maiores porque o movimento em direção ao mercado livre abriu muitos mercados nacionais anteriormente protegidos. O potencial para exportação e para o Investimento Direto no Exterior tem crescido continuamente. O ambiente está mais complexo porque os administradores atuais têm de lidar com os desafios de se realizar negócios em países com culturas radicalmente diferentes e coordenar operações dispersas globalmente. O ambiente é mais competitivo porque, além dos concorrentes domésticos, o administrador tem de lidar com os concorrentes estrangeiros eficientes em custos. bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

Estratégias de Internacionalização Ao analisarem a expansão global, os administradores devem decidir sobre os melhores meios de se entrar num mercado estrangeiro. Existem cinco maneiras básicas para se expandir no mercado internacional: (1) Exportação, (2) Licenciamento, (3) Franquias, (4) Joint Venture com uma empresa do país e (4) Subsidiária própria. bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global (1) Exportação VANTAGEM: economia de escala por evitar custos de fabricação em outros países. DESVANTAGENS: a) Pode não ser apropriado se os outros países oferecem baixos custos de locais para se fabricar o produto. b) Altos custos de transportes podem tornar a exportação antieconômica. c) Os países-alvos da exportação podem impor barreiras tarifárias Suape bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global (2) Licenciamento O licenciamento internacional é um arranjo pelo qual o licenciado em outro país compra os direitos de fabricação do produto da empresa em seu próprio país por uma taxa negociada (pagamentos de royalties baseados no número de unidades vendidas). VANTAGEM: o exportador não precisa arcar com os custos e riscos de abertura de um mercado estrangeiro. DESVANTAGEM: quando o exportador licencia sua capacitação tecnológica, o licenciador pode rapidamente assimilar a tecnolocia e utilizar para penetrar em outros mercados. bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global (3) Franquias O termo franchising é empregado no Brasil para designar a operação de um negócio com base em franquia. Em muitos aspectos, o franqueamento é similar ao licenciamento. Entretanto, o LICENCIAMENTO é utilizado por empresas industriais, o FRANQUEAMENTO é utilizado por empresas de serviços. bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global (3) Franquias No franchising uma empresa vende direitos limitados de utilização de seu nome de MARCA aos franqueados em troca de um PAGAMENTO de uma quantia inicial fixa e uma porcentagem do lucro dos franqueados. bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global (3) Franquias Entretanto, diferentemente da maioria dos acordos de licenciamento, o franqueado tem de se submeter a regras estritas sobre como deve conduzir seus negócios. VANTAGEM: igual à do licenciamento (custos e riscos). DESVANTAGEM: necessidade e dificuldade (pela distância) de fazer o controle de qualidade, para preservar o nome da marca da empresa. Franquias bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global (4) Joint Venture Estabelecer uma Joint Venture (um acordo formal de negócios) com uma empresa em outro país é uma maneira dee se penetrar em um novo mercado. Joint Venture ou empreendimento conjunto é uma ASSOCIAÇÃO de empresas, não definitiva e com fins lucrativos, para explorar determinado(s) negócio(s), sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica. bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global (4) Joint Venture A Joint Venture é um instrumento jurídico que estabelece as regras de relacionamento entre duas ou mais empresas, sem interferir na estrutura societária, restringindo-se aos aspectos operacionais. Normalmente é celebrada entre duas empresas visando a troca ou transferência de tecnologia, experiências e realização de operações de forma conjunta. bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

(4) Vantagens e Desvantagens de uma JOINT VENTURE (1) Conhecimento do parceiro sobre as condições competitivas, a cultura, a língua, os sistemas políticos e os sistemas de negócios do país-alvo. (2) Divisão dos custos e riscos de desenvolvimentos com o parceiro local. (3) As considerações políticas de muitos países tornam as joint ventures a única estratégia de internacionalização viável. DESVANTAGENS: (1) Como no caso do licenciamento, a empresa corre o risco de perder o controle sobre sua tecnologia para seu sócio. (2) Como o controle é compartilhado, a empresa pode perder controle sobre suas subsidiárias. De fato, há conflitos relativos a quem controla o que numa joint venture. bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

(5) Subsidiária própria no exterior VANTAGENS: (1) Quando as vantagens competitivas da empresa são baseadas em tecnologia, uma subsidiária própria reduz o risco de perder o controle. (2) Permite um controle rígido sobre as operações em outros países, o que é necessário se ela busca uma estratégica global. DESVANTAGENS: é o modo mais caro de entrar num mercado estrangeiro, pelos custos e riscos totais associados a iniciar operações no exterior. bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

Escolha de administradores Ao estabelecer operações no exterior, os executivos dos escritórios centrais têm de fazer uma ESCOLHA entre enviar administradores do país de origem; utilizar administradores do país de destino; ou contratar administradores de um outro país. bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

TENDÊNCIA: contratar administradores do país de destino Nos últimos anos, a utilização de administradores do país de origem tem declinado à medida que mais empresas utilizam pessoas nativas do país de destino. Esses empregados locais tendem a estar prontamente disponíveis; estão familiarizados com a cultura e a língua e geralmente custam menos porque eles não têm de ser deslocados. bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

Habilidades da dministrador global Tanto para o administrador do país de origem como para o cônjuge, é fundamental o AJUSTAMENTO de questões pessoais e sociais aos novos ambientes do país de destino. Esse ajustamento requer flexibilidade, estabilidade emocional, empatia com a cultura, habilidades de comunicação, disponibilidade de recursos, iniciativa e habilidades diplomáticas. bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

ATRIBUTOS exigidos dos administradores no estrangeiro (1) Habilidade de aproveitar oportunidades estratégicas (2) Habilidade de administrar uma organização altamente descentralizada (3) Ter consciência das questões globais (4) Ter sensibilidade às questões de diversidade (5) Possuir competência interpessoal (6) Possuir habilidade de formar uma comunidade bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global Diferenças culturais As questões culturais representam o aspecto mais DIFÍCIL nos negócios internacionais, pois há profundas e duradouras diferenças entre as nações. Apesar de as pessoas em todos os lugares beberem Coca-Cola, vestirem jeans e dirigirem fords, elas continuam diferentes em suas culturas. bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

Entendendo as questões culturais Como cada CULTURA tem suas próprias normas, costumes e expectativas de comportamento, o sucesso num ambiente internacional depende da habilidade da pessoa em entender a própria cultura e a dos outros e reconhecer que mudanças abruptas encontrarão resistência. bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global CABEÇA GLOBAL – Habilidades exigidas de um profissional global (Você S/A, de julho/2010) Vontade de aprender – entender diferentes culturas (aspectos históricos, geográficos, culturais, econômicos e políticos dos países em que sua empresa opera. 2. Capacidade de Comunicação – ter proficiência em outras línguas é essencial para quem quer ser cidadão do mundo. bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global CABEÇA GLOBAL – Habilidades exigidas de um profissional global (Você S/A, de julho/2010) 3. Paixão por diversidade e espírito aventureiro – Só quem tem predisposição para conhecer novidades se dá bem numa carreira internacional. Ou seja, ter o capital psicológico de uma mente global. São habilidades desenvolvidas ao longo da vida, objetivando que o profissional tenha uma formação multicultural. bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global

IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global CABEÇA GLOBAL – Habilidades exigidas de um profissional global (Você S/A, de julho/2010) 4. Capacidade de adaptação – Ter flexibilidade; adaptação a situações novas e inusitadas; ter jogo de cintura para lidar com situações difíceis. 5. Habilidade para engajar – Aptidão para criar relacionamentos e vínculos com pessoas de outras nacionalidades. Ver o mundo pelos olhos dos outros. Colocar-se na pele de pessoas que têm interesses diferentes dos seus. bosco.torres@hotmail.com www.boscotorres.com.br IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global