15 SISCOMEX DISCIPLINA: Logística Internacional FONTES:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONMETRO Órgão Normativo do Sinmetro
Advertisements

Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
Gargalos nas Liberações Aduaneiras Mercosul
Comércio Exterior. Programa. Sensibilização ao Comércio Exterior
Estrutura organizacional Comércio Exterior
ADM 1520 Comércio Exterior UCG SISCOMEX Profª. Edna Santos.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Audiência Pública na Comissão de agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO AGRONEGÓCIO DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO INTERNACIONAL DO AGRONEGÓCIO.
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério.
Projeto para implantação de um novo subprograma denominado:
2. OPORTUNIDADES E RISCOS NO COMÉRCIO INTERNACIONAL
DISCIPLINA: Logística internacional FONTES:
9. INCOTERMS DISCIPLINA: Logística Internacional FONTES:
7. OPERAÇÃO LOGÍSTICA GLOBAL
10. UNITIZAÇÃO DE CARGA NO COMÉRCIO EXTERIOR
13. OPERAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA IMPORTAÇÃO
3. ACORDO GERAL DE TARIFAS E COMÉRCIO (GATT)
14. DRAWBACK DISCIPLINA: Logística Internacional FONTES:
4. OMC (Organização Mundial do Comércio)
6. A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS
ANVISA MISSÃO : Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso.
Tecnólogo em Logística
PROGRAMA PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR
Sistema Público de Escrituração Digital Nota Fiscal Eletrônica.
Aduaneiros de Importação
RACIONALIZAÇÃO DAS AÇÕES
“FERRAMENTAS DE APOIO AO EXPORTADOR E CULTURA EXPORTADORA”
Prof. Angello Reggio Neto
SISCOMEX EXPORTAÇÃO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Secretaria de Comércio Exterior Departamento de Operações de Comércio.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR DEPARTAMENTO DE OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR SISCOMEX.
Serviço de Exportação dos Correios
Controle Administrativo no Comércio Exterior
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR FERRAMENTAS DE APOIO AO EXPORTADOR E CULTURA EXPORTADORA ENCOMEX.
Documentos Integrantes
SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Siscomex Exportação e a NF-e
EXPORTAÇÃO. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CÂMARA SETORIAL DA ANVISA: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
1 Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX) 27/04/2010.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
Exporta Fácil: o serviço de exportação dos Correios
24 de agosto de 2009 Câmara Americana de Comércio - AMCHAM, São Paulo - SP Facilitação de Comércio e Perspectivas do Pós-Crise LYTHA SPÍNDOLA Secretária-Executiva.
Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID
Departamento de Operações de Comércio Exterior – DECEX
“Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”. (Lao-Tsé)
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
IMPORTAÇÃO DE INSUMOS LABORATORIAIS Erick Lins Área de Resíduos e Contaminantes em Alimentos Coordenação Geral de Apoio Laboratorial 10/06/2009.
FACILITAÇÃO DE COMÉRCIO NO BRASIL
E AGORA? COMO FAÇO PARA ENTREGAR? REALIZEI UMA EXCELENTE VENDA!
Visão Geral do SISCOMEX
SISTEMÁTICA DO COMÉRCIO EXTERIOR
NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Fundamentos do Comércio Exterior
Sistemática de Importação e Exportação
ENTIDADES INTERVENIENTES
ADM 1520 Comércio Exterior UCG SISCOMEX Profª. Selma Maria da Silva.
_________________________
Instituições intervenientes no Comércio Exterior no Brasil
SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR - SISCOMEX
4 – SIST INFO COMEX.
Controle administrativo no comércio exterior
Portal Único de Comércio Exterior
Planejamento e Avaliação de Projetos para Exportação
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR
SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são:
Prof. Dra. Evelyn Santinon  Luna (2000) conceitua o comércio internacional como o fluxo do intercâmbio de bens e serviços entre paises ou empresas.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender a estrutura do Sistema Brasileiro de Comércio Exterior.  Histórico.  Órgãos governamentais.
SICOMEX – Sistema Integrado de Comércio Exterior  Instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações.
LOGÍSTICO INTERNACIONAL AULA 5 PLT Cap. 6 PLT 392 Pagina 104 à 130.
Transcrição da apresentação:

15 SISCOMEX DISCIPLINA: Logística Internacional FONTES: DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. São Paulo, 2004. Atlas. SILVA, Luiz Augusto Tagliacollo. Logística no Comércio Exterior. São Paulo: Aduaneiras, 2010. SOUZA, José Meireles de Sousa. Gestão do Comércio Exterior Exportação/Importação. São Paulo: Saraiva, 2010. LUDOVICO, Nelson. Logística Internacional. São Paulo: Saraiva, 2007. SEGRE, German. Manual Prático de Comércio Exterior. São Paulo: Atlas, 2009. SOSA, Roosevelt Baldomir. Glossário de Aduana e Comércio Exterior. São Paulo: Aduanas, 2005. www.boscotorres.com.br FAFICA_15_Siscomex

Exigências legais e administrativas Uma vez definido qual produto e para qual(is) país(es) vai exportar, a empresa vai encontrar algumas exigências legais e administrativas inerentes ao processo de exportação, iniciando-se pelo Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX): http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/siscomex/siscomex.htm www.boscotorres.com.br FAFICA_15_Siscomex

Criação do Siscomex Até 1992, as atividades de Comércio Exterior eram muito burocráticas. O Decreto 660/92 criou o SISCOMEX, que é um instrumento administrativo que integra as atividades de registro, controle e acompanhamento das operações de Comércio Exterior, mediante um fluxo único, computadorizado de informações. Todos os importadores, exportadores ou agentes credenciados têm à sua disposição um software Siscomex para formulação dos documentos eletrônicos e transmissão para o computador central da RF. www.boscotorres.com.br FAFICA_15_Siscomex

Acesso ao Siscomex O acesso ao Siscomex é permitido ao usuário devidamente habilitado, observadas as normas específicas de segurança: identificação do usuário, o local e o horário de acesso; Preservação da integridade dos dados relativos a transações e rotinas realizadas no sistema. www.boscotorres.com.br FAFICA_15_Siscomex

Administração do SISCOMEX O SISCOMEX é administrado pela Secretaria de Comércio Exterior, do MDIC - www2.desenvolvimento.gov.br/sitio/secex Secretaria da Receita Federal - www.receita.fazenda.gov.br Banco Central do Brasil (BACEN) - www.bcb.gov.br www.boscotorres.com.br FAFICA_15_Siscomex

Orgãos anuentes do SISCOMEX COMEXE - Comando do Exército - www.exercito.gov.br MAPA - Ministério da Agricultura e do Abastecimento - www.agricultura.gov.br ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária – www.anvisa.gov.br Ministério da Saúde - www.saude.gov.br Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) - www.ibama.gov.br Departamento da Polícia Federal – www.dpf.gov.br Outros: Agência Nacional do Petróleo; Comissão Nacional de Energia Nuclear; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Conselho Nacional de Energia Nuclear (CNEN); Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex); Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM); Empresa Brasileira de Correio e Telégrafo (EBCT); Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro); Comando da Aeronáutica; Ministério da Cultura; Ministério da Ciência e Tecnologia; Sup. Zona Franca Manaus. www.boscotorres.com.br FAFICA_15_Siscomex

Implantação do SISCOMEX O Siscomex foi criado com o principal objetivo agilizar as operações de Comércio Exterior Brasileiro e eliminar grande papelada (documentos e formulários). A implantação do SISCOMEX deu-se em 1993, para as operações de Exportação e em 1997, para as de Importação. www.boscotorres.com.br FAFICA_15_Siscomex

Vícios do SISCOMEX Mesmo tendo sido criado com intuito de desburocratização e agilização, o Siscomex ainda tem vícios que partem de órgãos do governo que o administram; portanto, ainda se tem muito a aperfeiçoar. www.boscotorres.com.br FAFICA_15_Siscomex