Transtornos Invasivos do desenvolvimento Milena Pondé Profa. Adjunta EBMSP
Evolução do conceito Kanner -> Mitos Ausência de estigmas físicos SIM -> Epilepsia (24 a 30%), retardo (66%), X Frágil, alterações em ressonância Autismo = bom potencial cognitivo Causa nos pais Classe média alta Frieza no trato com os filhos Bettleheim -> Mãe Freezer
Evolução do conceito DSM-IV Transtornos Invasivos do Desenvolvimento Problema na interação social recíproca Problemas na comunicação Padrão de comportamento, interesse e atividade restritos, repetitivo e estereotipado
TID - DSM-IV Autismo Síndrome de Asperger TID não especificado Síndrome de Rett Síndrome de Asperger Transtorno desintegrativo da infância TID não especificado Le diagnostique d`autisme est fait a partir da constatation de la presence des trois groupe de symptômes qui je viens de mencioner. Nous pouvons le faire a partir du DSM-IV, que classifie 5 types de troubles envahissante du development a partir da presence de certainnes symtômes specifique. L`ADOS c`est une gride d`observation de l`enfant que permet de classifier em trois categories: pas d`autism; autism spectrum et autism. L`ADOS est très interessants parce que il nous permet de faire une evaluation plus large des symptômes chez les enfants, mais plus important que ça l`ADOS nous permetent de evaluer la modification du comportament de l`enfant a partir des stimulations qui reçoir.
Início dos sintomas Idade de início Antes de três anos 19,1 meses os pais percebem 24,1 meses procuram ajuda profissional Pode ter desenvolvimento normal até 2 anos Início de 3 a 5 anos
Tripé sintomático Interesses Linguagem Interação social
Interação social Precoces Evita o contato nos olhos Pouco interesse na voz humana Não se antecipam quando serão carregados Indiferença afetiva e raramente emitem uma resposta facial (suspeita de surdez)
Interação social Mais tardios Prefere atividades solitárias Dificuldade em brincar de faz de conta ou imitação Não sorri para a mãe Não seguem os pais pela casa Não demonstram ansiedade de separação Qualquer adulto é tratado de forma similar Não busca ou evita o contato com outras crianças Ligações fortes com objetos estranhos Pequenos brinquedos plásticos, baldes Protestos ou irritação quando o objeto é retirado
Interação social O que se pode avançar Maior ligação com os pais Chega a ficar amigável com os pais e irmãos Pode se envolver passivamente em jogos com outras crianças
Interação social O que não se espera avançar Continua sem iniciar o contato. Falta de resposta aos interesses das pessoas. Na adolescência e vida adulta faz ou diz coisas inapropriadas.
Linguagem Problemas na comunicação não verbal Mostram suas necessidades gritando ou chorando Puxa o adulto pela mão em direção ao objeto que deseja Não copiam as atividades dos pais Pouco usam gestos, embora os entendam Pouca ou nenhuma expressão facial comunicativa Brincadeiras repetitivas e idiossincráticas
Linguagem Comunicação verbal: ASPERGER: linguagem verbal normal Mutismo comum até os cinco anos Ecolalia Frases copiadas dos outros Entonação de pergunta para afirmativas Repetição de sons sem sentido social Voz cantada, com prolongamento estranho de sons, sílabas ou palavras Uso idiossincrático de palavras ou frases ASPERGER: linguagem verbal normal Fala sem imaginação ou abstração Impressão de falar para alguém e não com alguém
Comunicação verbal Até onde se pode avançar Normal/elevado Retardo severo Nunca compreendem a linguagem verbal Retardo moderado/leve Seguem instruções simples Retardo muito leve Problema na compreensão abstrata Normal/elevado Jogos de humor e expressões idiomáticas podem confundi-lo O contato social é difícil e pode ser constrangedor Bom funcionamento quando guiados, quando as atividade são bem estabelecidas, não há fortes mudanças na rotina.
Interesses restritos/Repetições Rotinas rígidas Comer a mesma comida Movimentos repetitivos Bater as mãos, maneirismos nos dedos Preocupações persistentes Memorizar informações meteorológicas, capitais, datas de nascimento de familiares Perguntar a mesma questão, que deve ser respondida da mesma forma
Interesses restritos/Repetições TID - NES Questões científicas inusitadas Einstein (falou 4 -> 7 anos). Insistência em temas pouco usuais Wittgenstein (falou aos 5 anos). Dois anos solitário pensando sobre lógica. Exército-> “experienciar face-a-face a morte”. Professor -> vantagem de pensar em voz alta.
Interesses restritos/Repetições Resistência à mudança Mudanças do ambiente geram explosões pois ele perde as referências Resistência em aprender novas atividades e a mudanças
Tratamento Primeira Linha Objetivo