AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE: MELHOR PREÇO OU MELHOR CUSTO GLOBAL? Jose Martinez - Maio/2003
O Desafio: Conseguir o melhor preço de frete que permita obter o melhor custo global.
Como conseguir isso? Através de um processo consistente de aquisição, acompanhamento e controle de todos os custos diretos e indiretos decorrentes do processo de transporte.
O Processo: Definição das Necessidades Definição do Processo de Aquisição Processo de Aquisição Qualificação de Transportadoras Riscos no processo de aquisição Contratação Melhor Preço com Melhor Custo Global
Definição das Necessidades Analise das necessidades de contratação da Empresa: Que tipo de transporte deve ser contratado? Qual o volume (peso) de sua carga Qual o tipo da sua carga Valor das mercadorias Tipo de entrega Processo de entrega Prazo de entrega
Definição das Necessidades Uma vez identificadas todas as características e necessidades: Definição do Modal Marítimo/Fluvial Ferroviário Aéreo Cias. Aéreas Agentes de Carga
Definição das necessidades Rodoviário ETC – Empresa de Transporte de Cargas TCAE – Transportador de Carga Autônomo vinculado a Empresa Transp. TCP – Transportador de Carga Própria TCAP – Transportador de Carga Autônomo vinculado a Emp. Carga Própria TCA – Transportador de Carga Autônomo
Processo de Aquisição Estrutura da Empresa Contratante Logística qualifica e contrata Logística qualifica e Compras com suporte da Logística contrata Logística qualifica e Compras contrata Compras convida qualifica e contrata Sistemas da Avaliação Empresa tem sistemas de avaliação Empresa não tem sistemas de avaliação O Transportador tem sistemas de auto avaliação
Processo de Aquisição Elaborar o descritivo dos serviços Definir claramente que tipo de serviço de transporte a empresa deseja contratar Inserir todas as características importantes ou peculiaridades do serviço Informar situações especiais que podem onerar o custo do serviço Especificar processo de cobrança (faturamento)
Processo de Aquisição Especificar tabela de preços Definir uma tabela padrão baseada na prática do mercado Especificar todos os serviços de forma que as empresas possam cotar corretamente Deixar claro que as cotações tem de ser conforme descritivo e tabela especificados Eliminar quem não cotar conforme tabela apresentada
Qualificação dos Transportadores Perfil da Empresa Veículos Tipos de Veículos Manutenção Rastreamento Manuseio Equipamentos Manuseio Pessoal
Qualificação dos Transportadores Análise do Portfolio de Clientes Verificação das referencias Sistemas de rastreamento de cargas Qual é o tipo de rastreamento? Qualificação NTC ISO9000 Visita Técnica para comprovação das informações apresentadas
Riscos no Processo de Aquisição Serviços mal especificados Cotações equivocadas Cobranças adicionais não previstas no processo de aquisição Tabelas de preços mal especificadas Custos adicionais Custos não especificados propositalmente
Riscos no Processo de Aquisição Empresas sem qualificação Serviços sem qualidade Clientes internos insatisfeitos Aquisição por licitação pública Contratação sem qualificação Usuários internos insatisfeitos Riscos de um custo maior
Contratação e Acompanhamento dos Serviços Antes de firmar o contrato verificar se o mesmo está bem especificado e contempla todos os serviços e métricas Manter reuniões periódicas de avaliação das métricas Definição de itens de melhoria para ambas as partes com prazos de implementação e responsáveis pelas ações
Contratação e acompanhamento dos Serviços (continuação) Implementação das melhorias Acompanhamento do resultado das melhorias implementadas Ações corretivas para correção de rumo Medir os índices de satisfação para avaliar as melhorias implementas. Reiniciar o processo
Melhor Preço com Melhor Custo Global Avaliação e acompanhamento de avarias e sinistros Acompanhamento de prazos de entrega Sistemas de controle dos custos Próprio ou da Contratada Confiabilidade da Contratada Sistema de cobrança
Melhor Preço com Melhor Custo Global Acompanhamento da performance Próprio ou da Contratada Confiabilidade da Contratada Pesquisa de Opinião Interna Apóio ao Cliente SAC Parceria Cliente e Fornecedor ganham
Sucesso: Seguindo os passos apresentados, sem dúvida será possível estar sempre perto do melhor preço de frete com o melhor custo global.
PERGUNTAS???