Uma nova metodologia para uma nova escola

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVENTO INTERNACIONAL Gestión de Redes Sociales Cooperação Brasil-Colombia CNPq/Colciencias Projeto Redes técno-sociais e gestão democrática da cidade Coordenação.
Advertisements

Encontro com professores
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Papel do Fóruns – conquistas e limitações
VIII ENEJA VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Fundação Roberto Marinho
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
Projeto Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar Realização: Ação Educativa Apoio: União Européia Contrapartida.
O que estas imagens representam para você?
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
MISSÃO: formar professores de educação física
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
A construção de Saberes e as possibilidades de projetos pedagógicos nas escolas do campo "Pedagogia da Alternância: desafios e possibilidades para as escolas.
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Contexto de Educação a Distância
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu O Processo de Avaliação na -
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Uma nova metodologia para uma nova escola
Encostas da Serra Geral
ABC na Educação Científica Mão na Massa
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
O NEPSO completa cinco anos no Pólo RS!
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Uma nova metodologia para uma nova escola
LÍDERES DE MAIS, GESTORES DE MENOS !.
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
Uma nova metodologia para uma nova escola. Instituto Paulo Montenegro Organização sem fins lucrativos criada pelo IBOPE Brasil em 2000, para desenvolver.
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
“Avaliação de Programas e Políticas para Juventude”
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
REGIÃO CENTRO SÍNTESE DOS PROJETOS
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes
A inovação tem o aspecto positivo e aprender empreendendo promove mudanças nas pessoas que sonham com a conquista de uma vida melhor. Professor Armando.
Olimpíada Brasileira de Informática e Maratona de Programação
Programa Sala de Leitura 2014
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
Programa UNIVESP Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Ensino Superior Agrega as universidades estaduais, Fundação Padre.
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Programa Sala de Leitura 2014
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
Curso Avançado de Avaliação Econômica de Projetos e Programas Sociais
ANEXO 3 - PAINEL Visita ao EMEF Prof. Zeferino Vaz / CAIC.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
vídeo
Fundação Projeto Pescar – A Fundação Projeto Pescar é uma organização não governamental sem fins lucrativos, mantida e apoiada por instituições privadas.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Transcrição da apresentação:

Uma nova metodologia para uma nova escola

Instituto Paulo Montenegro Organização sem fins lucrativos criada pelo IBOPE Brasil em 2000, para desenvolver e executar projetos na área de Educação. SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

ONG Ação Educativa Organização Não Governamental que atua desde 1994 anos na área de educação e juventude no Brasil. SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

Programa “Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião” Uso da pesquisa de opinião, como instrumento pedagógico, em escolas públicas: ensino fundamental ensino médio cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

Práticas educativas inovadoras Promove atividades pedagógicas centradas nos professores e alunos, como sujeitos do processo educativo. SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

Práticas educativas inovadoras Motivação: torna o processo de aprendizagem mais interessante para o aluno Protagonismo: o aluno é autor de seu próprio aprendizado Contextualização: o conhecimento se constrói a partir do universo do aluno e ganha significado SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

Práticas educativas inovadoras Integração de disciplinas: procedimentos de pesquisa referem-se a conteúdos das várias áreas do conhecimento; temas escolhidos sugerem enfoques múltiplos e ajudam os alunos a estabelecer relações entre os diversos campos do conhecimento SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

Práticas educativas inovadoras Integração da escola e comunidade: A realização dos projetos de pesquisa promove relação entre escolas; relação escola e organizações locais; A escola como um centro irradiador de educação e de ação cultural SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

Painel de Apresentação Como trabalhamos: Painel de Apresentação Convite para adesão Oficina de Formação Inicial Vivência da metodologia NEPSO Encontros de Assessoria Nas etapas da pesquisa SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

Congresso IBOPE UNESCO Como divulgamos: Evento na escola Divulgação dos resultados Seminário Regional Socialização entre escolas Congresso IBOPE UNESCO Encontro internacional daqueles que realizaram projetos de pesquisa durante o ano letivo Parceria: Unesco Brasil SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

O início em 2000 Projeto-piloto Pólo São Paulo: Pólo Rio de Janeiro: Cidade: São Paulo Parceria: ONG Ação Educativa Pólo Rio de Janeiro: Cidade: Rio de Janeiro Parceria: Idéias Futuras SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

A disseminação: 2001 Pólo Rio Grande do Sul Pólo Pernambuco Cidades: Porto Alegre e Caxias do Sul Parceria: Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pólo Pernambuco Cidades: Recife Parceria: Universidade Federal Rural de Pernambuco

I Congresso IBOPE UNESCO A disseminação: 2002 Portal NEPSO Site: www.ipm.org.br reúne textos, banco de projetos, vídeos, notícias, gráficos, serviços, análises, opiniões, entrevistas etc I Congresso IBOPE UNESCO Em São Paulo, reuniu professores e alunos de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, governo, universidades e ONGs.

A disseminação: 2003 Pólo Minas Gerais Cidade: Belo Horizonte Parceria: Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Núcleo Distrito Federal A disseminação: 2004 Núcleo Distrito Federal Cidade: Planaltina/DF Parceria: Águas Emendadas - WWF Brasil Núcleo Rio Bonito Cidade: Rio Bonito/RJ Responsável: Professora Fabiana Ronzani

A disseminação: 2004 Núcleo Laranjeiras Núcleo Capão Bonito Cidade: Laranjeiras/ SE Parceria: Instituto Votorantim Núcleo Capão Bonito Cidade: Capão Bonito/ SP

NEPSO na América Latina Com especial apoio da UNESCO, o IPM iniciou contato com outros países para disponibilização da metodologia NEPSO. Pólo Argentina Cidade: Buenos Aires Parceria: IBOPE Argentina e ONG Seguir Creciendo

A disseminação: 2005 Pólo Chile Pólo Paraná Cidade: Temuco Parceria: IBOPE Chile e Universidad de la Fronteira Pólo Paraná Cidade: Grande Curitiba Parceria: MQI e Universidade Federal do Paraná

A disseminação: 2006 Pólo México Núcleo Portugal Cidade: Puebla Parceria: IBOPE AGB México Núcleo Portugal Cidade: Lisboa Parceria: Universidade de Lisboa

Núcleo Senhor do Bonfim/BA A disseminação: 2007 Pólo Colômbia Cidade: Bogotá Parceria: IBOPE Colômbia e Fundación Antonio Restrepo Barco Núcleo Senhor do Bonfim/BA Cidade: Senhor do Bonfim Parceria: Save the Children

7 anos de crescimento A expansão A estratégia orientada pela ampliação da quantidade total de projetos sem a perda da sua qualidade individual A estratégia constituir vitrines dos diversos usos da metodologia NEPSO na melhoria da qualidade da educação pública

Publicações NEPSO: Manual Para orientar, inspirar e desafiar os professores a realizarem projetos de ensino com pesquisas de opinião.

Publicações NEPSO: Diário É uma publicação direcionada para os jovens pesquisadores. Adaptado do Manual do Professor, pela escritora de textos infanto juvenis, Januária Alves, o livro tem o formato de um diário de campo. Uma jovem pesquisadora registra sua experiência e descobertas ao participar do desenvolvimento de um projeto de pesquisa.

Publicações NEPSO: Boletim O Boletim NEPSO, é um informativo bimestral voltado aos participantes do Programa no Brasil, América Latina e Europa.

Opinião de Especialistas “A UNESCO tem um enorme prazer de ser parceira do Instituto neste projeto. Em nome do Dr. Jorge Werthein, representante da UNESCO no Brasil, eu queria dizer que nós pretendemos estar ao lado do Instituto Paulo Montenegro, com o objetivo de levar essa metodologia para outros países”. Âmbar de Barros representante da Unesco / SP II Congresso IBOPE UNESCO 2003