Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.

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Transcrição da apresentação:

Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.

Princípios Fundamentais da Proposta de Formação

A criança é um sujeito de direito, singular, forte, criativo e capaz de desenvolver suas potencialidades e produzir cultura;

A educação infantil tem a função de educar no cuidar, com ações complementares à família;

O brincar é um direito que deve ser defendido e promovido;

O currículo é construído na ação pedagógica, com a participação de todos;

A formação dos profissionais é contínua e tem como foco a ação/reflexão/ação;

O espaçotempo deve favorecer a segurança, interação e expressão da criança por meio de múltiplas linguagens (corporal, gestual, musical, plástica, afetiva, entre outras);

A diversidade deve ser valorizada e respeitada;

A família é corresponsável pela educação da criança e faz parte da comunidade educativa;

A avaliação é um processo participativo de aprendizagem;

Informações do curso • Ambiente Virtual Eureka; • Tutoria: Para grupos de 50 alunos; • Seminário Presencial: A cada três módulos para avaliação dos alunos da pós-graduação. • Ferramentas: Plano de trabalho, correio eletrônico, fórum, avaliações, material didático-online, chats, filmes, links, relatórios, videoaulas.

Carga Horária Duração Vagas Extensão: Extensão: Extensão: 350 275 h Pós-Graduação: 375 h Duração Extensão: 12 meses Pós-Graduação: 18 meses Vagas Extensão: 350 Pós-Graduação: 150

Infância, desenvolvimento e aprendizagem 1º módulo • Carga horária: 70h História das infâncias. Concepções de Criança. Cultura de pares. Contribuições das teorias do desenvolvimento. Composições familiares. Corresponsabilidade da educação da criança. Comunidade educativa. Indissociabilidade do cuidar e educar. Inclusão: aspectos éticos, políticos e educacionais. Prevenção do consumismo infantil. Criança e mídia.

Currículo da educação infantil 2º módulo • Carga horária: 65h Principais sistemas pedagógicos. História da Educação Infantil. Construção e avaliação do Currículo para a educação infantil. Políticas Públicas para a Primeira Infância. Legislação. Controle Social. Qualidade. Financiamento.

Múltiplas linguagens 3º módulo • Carga horária: 70h Dimensão Estética. Expressão com múltiplas linguagens. Função social da escrita. Letramento. Natureza e Sociedade. Matemática. Direito ao brincar. Mídia e tecnologia.

Práticas pedagógicas 4º módulo • Carga horária: 70 h A relação entre adultos e crianças. A participação dos bebês na escola. A indissociabilidade do cuidar e educar. A organização do espaçotempo. Atividades permanentes. Abordagem de projetos. Avaliação e documentação pedagógica.

Metodologia de pesquisa 5º módulo • Carga horária: 60h Definição de pesquisa. Responsabilidade e ética na pesquisa científica. Tipos de pesquisa e seus métodos. Formas de textos científicos: resenha científica, artigo científico, monografia, relatório científico, dissertações e teses, com foco na produção do artigo científico para a conclusão do curso. Etapas da pesquisa científica: planejamento, execução e apresentação textual. Projeto de pesquisa. Coleta de dados. Normas técnicas.

Ética 6º módulo • Carga horária: 15h Neste módulo será abordada a identificação dos pressupostos éticos e morais e dos principais paradigmas éticos, bem como os desafios e os problemas da sociedade contemporânea e sua relação com a prática docente na primeira infância.

Investimento *Gastos de viagem dos participantes para o encontro presencial não estão inclusos. Obrigatória a apresentação de trabalho de conclusão de curso.

Obrigado!