APRESENTAÇÃO No começo de 2009 a Prefeitura Municipal de Ocara, com a formação do Grupo de Estudos e Pesquisas, deu início a um projeto pioneiro em todo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
Advertisements

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
SIPS Sistema de Indicadores de Percepção Social
Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7
PROJETO SINTONIA COM MERCADO - FESP 2004 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
PORCENTAGEM.
PESQUISA E DADOS BARBETTA, Pedro Alberto. ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS. 7.ed. Florianópolis : Ed. da UFSC, CAPÍTULO 2
Custos para Tomada de Decisão
“Medidores Individuais de Água para Edifícios Antigos”
APRESENTAÇÃO No começo de 2009 a Prefeitura Municipal de Ocara, com a formação do Grupo de Estudos e Pesquisas, deu início a um projeto pioneiro em todo.
CONTROLE E ELIMINAÇÃO DE PERDAS
Pesquisa Mercadológica
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Entrelinhas em Caruaru
Modelagem para Web Aula de 11/04/2011.
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
24 Medindo o Custo de Vida.
Formação de Preços e Cálculo de Rentabilidade
7- VAREJO 7.1- O papel do varejo na distribuição Varejistas
Pesquisa de Clima Organizacional
Felipe Farias de Andrade
Associação Pestalozzi de Magé - RJ
Maio de 2009 PESQUISA SOBRE A AVALIAÇÃO DAS COMPRAS NO DIA DAS MÃES PESQUISA.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA II
Pesquisa de mercado e comportamento
Key Account Dia Os dados publicados neste estudo são informações coletadas no Shopper Brasil 2011 em uma base de donas de casa consumidoras.
Desde 1985 venho dizendo às empresas que não basta que seus vendedores conheçam bem os seus produtos e serviços. Com muitos concorrentes, qualidade semelhante.
Empresa Oba hortifruti
Oferta e Demanda A Curva de Oferta
Gráfico de Pareto O termo Gráfico de Pareto ficou conhecido depois que Juran começou a utilizá-lo. O nome se originou no trabalho de Vilfredo Pareto, durante.
Uma língua que encoraja
Custeio Variável Prof. Carlos Alexandre.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
A Relação dos Portugueses com o Dinheiro e o Crédito 2 de Abril de 2008.
MICROCOMPAN Y CONTABILIDADE Dúvidas:
OBJETIVO: Desenvolver um sistema próprio de ensino bilíngue posicionando o Colégio AZ entre as melhores instituições da região. Na sequência, difundir.
Desafios gerenciais Aula 4.
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Aprendendo a montar sua empresa...
Projeto “Pirataria” Piloto São Paulo Pesquisa Quantitativa Março de 2005.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
Key Account Walmart Os dados publicados neste estudo são informações coletadas no Shopper Brasil 2011 em uma base de donas de casa consumidoras.
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
Estratégia de Precificação ∙ Prestação de Serviços
Universidade Paulista - UNIP O Excedente do Produtor.
INSTRUMENTOS DE GESTÃO:
Projeto: Novas Mídias e Eleições
PLANO DE NEGÓCIO Parte 2 FONTE: SEBRAE.
Prof. Rosivaldo Batista Faculdade Integradas Ipiranga
Relatório Final Brasília, Julho/2014
Trabalho de Usuários da Informação
Carlos Visão Global Social
Perfil dos Consumidores de Cereais do Município de Tubarão
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
• Manejo – Formação – Professor.
Everton Saulo Silveira
Especificações Técnicas
PESQUISA SUMMIT 2011 Análise das respostas fevereiro/2012.
PESQUISA QUANTITATIVA REALIZADA PELO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS - OCARA SERVIÇOS DA SECRETARIA DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
QUITANDINHA É UM MUNICIPIO COM PERTO DE HABITANTES SITUADO NA REGIÃO METROPOLITANA, A 69 KM DE CURITIBA.
Plano Financeiro Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. O investimento total é formado.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
APRESENTAÇÃO PESQUISA UNIJR Santa Cruz Novos Rumos em parceria com Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul e Prefeitura Municipal.
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO No começo de 2009 a Prefeitura Municipal de Ocara, com a formação do Grupo de Estudos e Pesquisas, deu início a um projeto pioneiro em todo o país. Este grupo é composto por funcionários de todas as secretarias que vêem sendo capacitados para levantar, processar e analisar informações. O objetivo deste grupo é que a administração passe a ter um maior controle sobre o desenvolvimento e impacto das suas ações, além disso, pretende-se que essas próprias ações sejam desenvolvidas a partir do conhecimento prévio das demandas, necessidades e expectativas da população. O primeiro teste de campo do Grupo de Estudos e Pesquisa foi a realização de uma pesquisa sobre o comércio local. Esta pesquisa foi realizada na sede do município e foram entrevistadas 335 pessoas, o que corresponde a uma margem de erro de aproximadamente 5,7%. A seguir apresentamos os principais resultados deste trabalho.

APRESENTAÇÃO Quanto à forma de repartição da renda no orçamento familiar, foi pedido que cada entrevistado numerasse, entre diversos itens apresentados, qual seria a maior despesa da família, depois a segunda maior, a terceira e assim por diante; atribuindo a estes itens pesos que variaram de 1 a 8, sendo 1(um) para a menor despesa e 8(oito) para a maior.. Assim pode-se através da média obtida para cada item, estimar, de forma geral, de que forma as famílias da sede de Ocara, reservam sua renda para o orçamento familiar. Alguns entrevistados, com renda familiar muito pequena, simplesmente não tinham incluído em seus gastos alguns itens como educação, lazer, telefonia, etc. A distribuição de custos com o Orçamento Familiar dos entrevistados é composta conforme o gráfico abaixo. E as médias obtidas para cada item foram as seguintes:

DESPESAS COM ALIMENTAÇÃO Quando perguntado ao entrevistado qual era o gasto mensal com alimentação, a média obtida foi de quase R$ 300,00 por mês com o item alimentação. Valendo que se ressalte que 32% das famílias gastam até ½ salário mínimo com alimentação (R$ 232,50). Pelas tabelas de distribuição do orçamento familiar, a alimentação representa 22% do orçamento familiar. Analisando os respondentes de forma geral, o estudo pôde detectar que uma parte das famílias gasta mais do que a renda mensal familiar, que possui, com alimentação. Esse fato aponta a importância que tem o crédito informal (vender / comprar fiado) na economia local, tanto que esse fator é mais tarde apontado como uma das qualidades do comércio local. 9 (nove) entrevistados não souberam ou não quiseram divulgar os gastos com alimentação..

CIDADE ONDE COMPRA Percebe-se que à medida que a renda aumenta, também aumenta o deslocamento para compra em outro município além de Ocara.. Em relação às compras que realizam 80% dos respondentes compra os produtos que consome somente em Ocara. Os 20% restantes se dividem entre Ocara e outros municípios.

EM QUE CIDADE COSTUMA COMPRAR Esta tabela refere-se aos 20% dos entrevistados que compram em outros municípios além de Ocara, 68 respondentes. Os municípios onde os entrevistados costumam realizar suas comprar além de ocara são: Pacajus, Fortaleza e Quixadá, sendo para Pacajus o maior deslocamento.. Esta tabela refere-se aos 20% dos entrevistados que compram em outros municípios além de Ocara, portanto 68 respondentes. De forma geral as pessoas se deslocam até outro município para principalmente comprar alimentos em geral, que aparece como motivo de compra para 37% dos entrevistados que costumam fazer compras fora do comércio de Ocara. A quantidade de citações é maior que a de respondentes, devido a questão aceitar múltiplas respostas. O QUE COSTUMA COMPRAR

VANTAGEM DE COMPRAR FORA Encontrar melhores preços em outro município é o que motiva 72% dos entrevistados a não realizarem suas compras no comércio local, seguido de melhores condições de pagamento e de encontraram uma maior variedade de produtos.. Quando inquiridos sobre se o comércio de Ocara oferecesse a mesma vantagem que percebem em outros municípios, isto os faria mudar o hábito de compra, 71% dos respondentes responderam que sim. Mas 25% ainda não se sentiram confiantes para tal e os motivos alegados dizem respeito a qualidade do atendimento recebido no comércio de outros locais e da variedade de produtos, além do preço das mercadorias. DEIXARIA DE FAZER AS SUAS COMPRAS EM OUTRA CIDADE O QUE PRECISA MUDAR NO COMÉRCIO DE OCARA

QUALIDADE DO COMÉRCIO LOCAL Embora 22% dos entrevistados não saibam relatar qual a maior qualidade do comércio de Ocara, 30,45% consideram ser a proximidade com suas residências, o que facilita a vida e torna prático comprar no município. 13,43% se referem a venda fiado e somente 9% qualificam positivamente o atendimento recebido no comércio local. As principais qualidades percebidas dizem respeito a falta de opção para comprar em outro município, deixando claro que o comércio local está conquistando a preferência de seu cliente principalmente por estes fatores. Fato este que abre grande leque de possibilidades a serem trabalhados por grandes concorrentes que venham a se instalar no município ou próximo, ou ainda que ofereçam opções que resolvam o problema da distância/praticidade. 4% Não percebe qualidade no comércio local..

DEFEITO DO COMÉRCIO LOCAL Quanto aos defeitos o principal é o preço alto das mercadorias, opinião de 44% dos respondentes do estudo, seguido do mau atendimento recebido tanto por parte dos funcionários como dos donos dos estabelecimentos comerciais. Apenas 6% dos entrevistados é de opinião que não existe defeitos no comércio de Ocara..

O QUE A PREFEITURA PODERIA FAZER Na opinião de 10% do público abrangido pelo estudo, a Construção de um Mercado Público seria uma ação positiva da Prefeitura em relação à melhoria do comércio local. Seguida de geração de emprego, fiscalização e diminuição dos preços. Um curso a ser oferecido aos funcionários e donos dos estabelecimentos para melhoria do atendimento a clientes é outra sugestão, juntamente com palestras para os comerciantes para conscientização dos preços altos e da má qualidade de estabelecimentos e atendimento. Os entrevistados também sugerem que a prefeitura incentive os comerciantes a criar uma Associação local, como forma de tentar melhorar não só os preços, mas também a qualidade e quantidade de produtos em oferta, e o comércio como um todo. Incentivo para a instalação de uma grande rede de supermercados é citada por 5% dos respondentes que acredita que os preços locais são altos por falta de concorrência. 3% dos entrevistados são de opinião que a Prefeitura em nada pode ajudar.

Qualquer dúvida ou para maiores esclarecimentos, entre em contato com a Assessoria Governamental de Gestão Participativa. (85) ou mande um para: