Programa Bolsa Família Freqüência Escolar Projeto Presença Município de Ipueiras
Decisão político-administrativa Evitar a “freqüência no atacado”, localizando todas as crianças beneficiadas.
Realidade encontrada em 2005: Município de Ipueiras Realidade encontrada em 2005: 8.346 Alunos beneficiados 49 % Não localizados 4.164 Alunos Obs.: Dentro do número de alunos não localizados, estão incluídos os que estão na Escola/Inep não identificada.
Realidade encontrada em 2006: Município de Ipueiras Realidade encontrada em 2006: 9.117 Alunos beneficiados 32 % Não localizados 2.924 Alunos Obs.: Dentro do número de alunos não localizados, estão incluídos os que estão na Escola/Inep não identificada.
Realidade encontrada em 2007: Município de Ipueiras Realidade encontrada em 2007: 7.894 Alunos beneficiados 13,8 % Não localizados 1.090 Alunos Obs.: Dentro do número de alunos não localizados, estão incluídos os que estão na Escola/Inep não identificada.
Realidade encontrada em 2008: Município de Ipueiras Realidade encontrada em 2008: 7.483 Alunos beneficiados 3,9 % Não localizados 295 Alunos Obs.: Dentro do número de alunos não localizados, estão incluídos os que estão na Escola/Inep não identificada.
O que foi feito para modificar a realidade?
Ações realizadas para modificar a realidade Colocar as crianças na escola mais próxima de sua residência. Impressão de relação de todos os alunos não localizados para que fosse feita a conferência, um a um, pela folha de matrícula. Elaboração de um relatório de freqüência, por escola, onde o professor identificaria os alunos da escola, os transferidos e o local para onde havia sido feita a transferência.
Ações realizadas para modificar a realidade Início da parceria com a secretaria da Ação Social – através da intersetorialidade; fazendo pesquisas junto ao Cadastro Único, da escola onde havia sido informado. As crianças que ainda não tinham escola definida no cadastro, foram relacionadas de acordo com o endereço da família e enviado às localidades . Até o início de 2007
A partir de abril de 2007, deu-se início a uma nova busca através do Educacenso, cujas informações eram as mais atualizadas.
O que se faz até hoje:
Fortalecimento da parceria com a Secretaria de Ação Social: Na solução dos problemas de condicionalidades; Na ajuda mútua para a localização dos alunos ainda não localizados.
Montagem da sala da Freqüência Escolar Equipada com dois micros conectados à internet, sendo um doado pelo MEC e outro pela Prefeitura, com atendimento aos beneficiários.